quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Oficina de leitura crítica da mídia - Escola de Ensino Fundamental Diogo Vital de Siqueira



A oficina foi realizada no dia 30 de novembro de 2007, na Escola de Ensino Fundamental Diogo Vital de Siqueira, localizado no bairro José Walter. Contamos com a presença dos alunos da 9ª série do turno da noite, de idades bem díspares. O que mais nos chamou a atenção de início foi a precariedade da sala de aula: a iluminação era fraca, havia poucas cadeiras na sala e uma enorme quantidade de formigas saúva que incomodava bastante.



Apresentação dos Alunos
No primeiro momento, nós nos apresentamos, informamos qual o intuito da oficina e explicamos algumas atividades que iríamos realizar. Depois, iniciamos uma dinâmica para que eles pudessem se apresentar, utilizando um brinquedo em formato de estrela, o qual era jogado de pessoa pra pessoa e cada um que o pegava dizia seu nome, falava da sua vida e dizia seus planos para o futuro em relação aos estudos.

Dinâmica
Após a apresentação, fizemos uma dinâmica para explorar a criatividade e fazê-los pensar novas situações. Começamos uma história e pedimos para que eles continuassem, tal como a Márcia Vidal fez com a gente no início do semestre. Nesse momento sentimos uma certa relutância de algumas pessoas em participar, mas outras gostaram e entraram na brincadeira, até mesmo se aproveitando da situação para incluir os amigos e tirar brincadeiras com eles.


Bloco Teórico I
Após esse primeiro momento de descontração, iniciamos a parte didática da oficina. Fizemos perguntas sobre o que os alunos coheciam sobre publicidade, o que eles achavam dos comerciais, e quais chamavam mais sua atenção e quais consideravam como bons ou ruins. Notamos o completo desconhecimento em relação à publicidade e a presença maciça da TV sobre suas vidas, porque os comerciais citados, em sua maioria, eram televisivos. Não sabemos se por timidez, por falta de desenvoltura ou por desconhecimento do assunto, percebemos que nessa etapa não obtivemos muito sucesso.


Bloco Teórico II
Passamos então para a explicação da produção de uma campanha publicitária. Explicamos o funcionamento de uma agência, quais os setores e suas respectivas funções, o processo de construção da campanha do atendimento até a criação. Em seguida, iniciamos um pequeno processo de brainstorm, demos a cada grupo um produto para que os alunos pudessem tirar o máximo de informações possíveis. Notamos a dificuldade que eles tiveram na atividade, pois alguns copiaram a descrição da própria embalagem e a maioria não relatou as emoções e sensações que os produtos lhes causavam.

Atividade
O nosso intuito inicial era pedir aos alunos que fizessem uma peça publicitária com o produto descrito, mas observamos que não iria ser possível devido às limitações. Então, distribuímos várias revistas e pedimos que, individualmente, escolhessem campanhas que eles considerassem boas ou ruins. Verificamos outra grande dificuldade, pois eles não diferenciavam propaganda de matéria jornalística e outros escolhiam propagandas de acordo com seu interesse pessoal pelo produto e não pela qualidade da peça em si.


Resultados e Conclusões
Apesar de algumas dificuldades, a oficina foi muito proveitosa, porque tivemos a oportunidade de entrar em contato com outro universo, com pessoas que não têm acesso aos veículos de comunicação e informações que nós temos. Foi uma experiência bastante enriquecedora para todas nós.

Nenhum comentário: