terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Oficina de leitura crítica da publicidade








Trabalhos realizados pela equipe: Ilíada e Yuri

A oficina foi realizada no Colégio Heráclito Graça situado no bairro João XXIII da cidade de Fortaleza no começo de outubro, teve a duração de 4 horas e contou com a participação de 7 alunas da escola.

Foi iniciada com uma apresentação rápida sobre o que é e quais são os objetivos da oficina para, em seguida, ser realizada a dinâmica de apresentação dos participantes. Cada participante apresentou a colega que estava ao lado e descreveu suas principais características, isso motivou o grupo.

A oficina foi dividida em dois momentos, no primeiro foi feita uma atividade que procurava demonstrar criticamente quais as principais características da publicidade e como ela se associa ao consumo e a construção de marcas.

Após o lanche, foi realizado o segundo momento, nesse foram apresentados os aspectos mais práticos da publicidade, foram expostas campanhas, como essas eram construidas e, em seguida, veiculadas.

Também foram expostas a estrutura de funcionamento das agências, os termos utilizados durante o processo de criação e os principais documentos que circulam pela agência no momento do pedido de trabalho. Além de ter sido apresentado também uma rápida explicação do que é o Marketing e onde a publicidade está situada dentro do seu contexto.
No final da a turma se dividiu em duas equipes e cada uma montou uma campanha sobre um problema enfrentado pela escola.
Os problemas escolhidos foram: a falta de acesso à computadores e a sujeira dos banheiros.

Abaixo está o plano utilizado na oficina:

08 às 8h30min –
Apresentação

Dinâmica de apresentação: Cada participante escolherá um colega que esteja ao lado para apresentá-lo à turma.

- Após a dinâmica de apresentação os participantes responderão as perguntas abaixo em um papel e, em seguida, irão expor as respostas ao restante da turma.

- Perguntas:

Você assiste propagandas?

Você assisti propagandas ou muda de canal quando começa o intervalo comercial?

Você já viu alguma propaganda que te levou a comprar um produto?

Pra você o que é bom e o que é ruim nas propagandas?

Apresentação das respostas e apresentação de cada um dos participantes.

8h30min às 9h – Apresentação de conteúdo teórico: Uma análise da Publicidade Comercial

Conceitos a serem trabalhados:

- Diferença entre Publicidade e Propaganda

- Como a publicidade se transforma em uma ferramenta do consumo, impulsionando o sistema capitalista na contemporaneidade.

- A força que as marcas possuem. (Apresentação de peças publicitárias)

Metodologia de Trabalho

- Aula expositiva de 30 min, utilizando anúncios impressos como exemplo.

Objetivos:

- Apresentar o conceito e a diferença entre publicidade e propaganda.

- Contextualizar a publicidade como ferramenta do sistema capitalista.

- Analisar as relações existentes entre o consumidor e a mercadoria (valor-agregado).

9h40min às 10h – Atividade prática: "Rompendo preconceitos da TV"

Os participantes serão divididos em equipes, cada uma será responsável pela confecção de um cartaz (peça publicitária) que combata os preconceitos da televisão brasileira.

10: 00 às 10:20 - Intervalo para lanche

10h20min às 10h40min – Apresentação dos trabalhos realizados pelas duplas na atividade prática passada.

10h40 às 11h30min - Apresentação de conteúdo teórico: Processos que constituem a Publicidade

Conteúdos a serem trabalhados:

- Marketing (Produto, Praça, Preço e Promoção)

- Promoção (Publicidade, Promoção de Vendas, Relações Públicas, Eventos, Assessoria de Imprensa, etc.)

- A publicidade como ferramenta do marketing

- O atendimento e o planejamento (Relação entre cliente e agência - briefing)

- Mídia (Escolha e Compra da mídia – apresentação de tabela de preços)

- Criação (Redação Publicitária e Direção de Arte)

- Estrutura da Agência (Tabela de preços de serviços)

Metodologia de Trabalho

- Aula expositiva de 30 min

- Distribuição de material entre os participantes (algumas fotocópias com material sobre marketing, mídia e etc.)

Objetivos :

- Contextualizar o Marketing e a Publicidade

- Apresentar como funciona o processo de produção publicitária

- Identificar todos os processos pelos quais passa a criação de uma peça publicitária.

- Mostrar como se estrutura uma agência de propaganda

Dinâmica: Dramatização de alguma problema enfrentado pela escola.

Atividade prática: Criar uma peça que resolva o problema descrito acima.


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