terça-feira, 11 de dezembro de 2007

OFICINA DE LEITURA CRÍTICA DA MÍDIA





UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – PUBLICIDADE E PROPAGANDA



ANDRÉ FREITAS
ANTONIO SIMÃO
NAYANE MONTEIRO
ZILMA BEZERRA


DURAÇÃO: 04h


1. Apresentação dos alunos (10 min)
- Nome, idade e para que curso pretende prestar vestibular.

2. Dinâmica (20 min)
- Em duplas, cada um escreve uma característica que gosta e uma que não gosta do colega. Depois os dois trocam os papéis e cada um lê o que foi escrito sobre a sua pessoa.

3. Bloco Teórico I (50 min)
- Serão propostos questionamentos para os alunos sobre Comunicação, Meios de Comunicação, Mídia e Publicidade. Iremos debater também a manipulação através da mídia, a ética na Publicidade e falar também sobre responsabilidade sócio-ambiental.




4. Exercício e Análise (40 min)
- Divisão da turma em duplas para análise de peças.
- Análise do resultado da discussão.


INTERVALO (20 min)


5. Bloco Teórico II (60 min)
- Explicar as principais áreas de atuação da Publicidade
- Explicar o funcionamento e os setores de uma Agência de Publicidade
- Mostrar cases – Propagandas premiadas no Ceará, no Brasil e no Mundo.



6. Exercício e análise (40 min)
- Com objetos e foi feito um brainstorm, colocando todas as características percebidas de algum objeto no papel.



UMA DAS CAMPANHAS EXIBIDAS AOS ALUNOS

A exibição visava provocar uma discussão sobre o uso do corpo da mulher como instrumento para vende de cerveja.





Nenhum comentário: