terça-feira, 4 de dezembro de 2007

- Oficina de Leitura Critica da Mídia - Colégio Clóvis Beviláqua

Programação Oficina de Leitura Crítica da Mídia

Duração: 4 horas (08:00 as 12:00) divida em duas partes

1ª Parte:

Dinâmica de apresentação

Conceitos a serem trabalhados: Mecanismos utilizados pela publicidade para manipulação dos sentidos

Metodologia de trabalho: Aula expositiva, dinâmica de grupo e exercício prático.

Objetivos: Expor a exploração dos sentidos pela publicidade, discutir os elementos de persuasão e a forma como a publicidade se apropria deles. Apresentar como os apelos visuais, sonoros e a emoção são trabalhados dentro da publicidade.

Tempo: 60 minutos - Dinâmica de apresentação

Dinâmica: “Dentro e Fora”

Objetivo: interagir com os alunos e como forma de introdução ao tema

Descrição: Um coordenador da dinâmica começa com uma motivação sobre a importância da comunicação. Em seguida, formam-se grupos dois grupos. A metade do grupo recebe o número 1 e a outra metade, o número 2. Os números 1 serão os de dentro e os 2 serão os de fora.

Durante 20 minutos os de dentro falarão sobre “que imagem tem de mim mesmo”. Enquanto isso, os de fora devem escutar com atenção.

Depois, dá-se 20 minutos para que os de fora falem sobre “que imagem creio que os demais tem de mim” e os de dentro escutem com carinho.

Depois, separam-se os de dentro dos de fora e formam sub-grupos que, durante 20 minutos, analisarão as dificuldades que tiveram para falar e como perceberam a manifestação do outro sub-grupo e de cada uma das pessoas.

Reúnem-se novamente os de dentro e os de fora para comentar o que conversaram nos sub-grupos.

Com essa dinâmica pretendemos fazer com que os alunos perceberem os aspectos que regem a construção da imagem para assim introduzir a construção da propaganda.


Tempo: 40 minutos - Aula expositiva

Através de aula expositiva, mostrar de quais mecanismos a publicidade se apropria para persuadir o consumidor, seja pela imagem, pelo som, criando um ambiente de emoção através do sentidos. Nesse primeiro momento da oficina, exemplificaremos com vídeos de propagandas através do site www.youtube.com e serão expostas, também, peças gráficas, demonstrando como a publicidade apela para os sentidos e como cada elemento tem uma função premeditada.

Tempo: 30 minutos - Prática

Serão distribuídos aos alunos revistas e jornais com vários tipos de anúncios e eles deverão escolher 3 propagandas para descrever. Em um papel, anotarão o que chamou mais atenção em cada anúncio e anotar num papel e em seguida os anúncios serão trocados entre os alunos para que os outros também façam sua análise. Ao fim das trocas cada aspecto de cada aluno será explanado e os pontos de convergência e divergência serão analisados.

Tempo: 40 minutos – Discussão sobre a prática

Cada aluno apresentará sua análise e veremos o que mais chamou atenção entre eles. A idéia é refletir acerca dos elementos usados na publicidade como forma de persuasão de um determinado público alvo.

INTERVALO - Tempo: 30 minutos

2º Parte

Conceitos a serem trabalhados: O funcionamento e o dia a dia de uma agência de publicidade e a interação entre os setores e os profissionais.

Metodologia de trabalho: Dramatização (esquete), Aula expositiva e exercício prático.

Objetivos: Expor quais os mecanismos de funcionamento dentro de uma agência de publicidade e como eles afetam o produto final.

Tempo: 20 minutos - Dramatização

A dramatização, em forma de esquete, tem como objetivo demonstrar todos os setores de uma agência de publicidade: direção, atendimento, criação, mídia, planejamento e produção, para que fique explicito como se dá o processo de manufatura de peças publicitárias.

Esta dramatização devem ser clara quanto a interação entre esses setores e esses profissionais, bem como expor os conflitos mais comuns (criação x atendimento e mídia x produção, dentro outros). Termos técnicos como Brainstrom, PI, Dead Line, JOB, Layout e Título devem ser inseridos para posteriormente serem esclarecidos.

Tempo: 30 minutos - Aula Expositiva

Após a dramatização, deverá acontecer uma explanação sobre os termos utilizados seguido de um debate para saber qual a visão dos estudantes sobre este processo e seus conflitos e como isso afeta o produto final dentro da perspectiva exposta no primeiro bloco.

Tempo: 50 minutos - Prática e Reflexão

O trabalho prático consistirá em formar entre todos os alunos uma agência modelo para que eles possam experimentar o que realmente acontece no dia a dia. Será apresentado a eles um JOB fictício de uma ONG ou projeto filantrópico que necessita de voluntários. Os alunos, divididos entre os setores da agência, devem criar um anúncio e planejar como este deverá ser veiculado. Serão fornecidos cartolinas, canetas, lápis de cor e canetinhas para que possam produzir o anúncio. Revistas e jornais também serão disponibilizados para servirem de referência ou, por ventura, para fazer algum tipo de colagem.

Relatório - Oficina na prática -

Em teoria nossa oficina seria ministrada num sábado a tarde, porém, em conversa com a coordenadora Socorro, houve a sugestão de aplicarmos a oficina durante a Semana de Atividades Culturais onde todos os alunos da escola estariam liberados para apreciação dos trabalhos de seus colegas expostos em sala de aula. Marcamos então a oficina para o dia 03/12.

Chegamos ao colégio as 7h da manhã para nos preparamos para a oficina que teria início as 8h. Na teoria tudo parecia fácil, colocamos um cartaz informativo da oficina na semana anterior e esperávamos a participação espontânea dos alunos. Na prática pudemos observar a total falta de interesse dos alunos pelo tema e por qualquer tipo de participação escolar. A Escola estava um verdadeiro caos. Alunos espalhados por todo o colégio, nos pátios, brincando livremente. Nas salas de aulas as poucas equipes que tiveram trabalhos expostos ficavam conversando e brincando.

Nossa oficina não teve nenhuma inscrição e quase não ocorreu se não fosse pela ajuda de um conhecido: o aluno Gabriel Pereira, filho de uma funcionária da agência de publicidade onde trabalhamos. Pedimos então a ajuda de Gabriel para chamar alguns amigos a participar da oficina e nos ajudar na conclusão do trabalho.

Depois de muito batalhar, as 8:40 da manhã, conseguimos então a participação ‘espontânea’ de mais 3 alunos: Zilmara e Ionara do 1º ano turma C e Mateus da 8ª Série turma B (colega de classe de Gabriel).

A oficina começou então (em meio a bastante barulho externo) com a aplicação da dinâmica. Os alunos então foram separados em equipes, no caso duas duplas uma de meninas e outra de meninos. No sorteio (um par ou ímpar) as meninas ficaram com o número 1, correspondente ao tema ‘que imagem tem de mim mesmo’ e depois de 15 minutos de conversa as duas disseram: “Acho que sou legal”. (as duas) “Algumas pessoas me acham antipática, mas sou é muito tímida” (Zilmara)

Os meninos depois responderam a pergunta ‘que imagem creio que os demais tem de mim’ dizendo:

“Acho que o pessoal me acha legal, porque eu converso com todo mundo e todo mundo gosta de mim” (Gabriel)

“Não to nem aí pro que o povo acha... eu brinco com todo mundo, mas tem gente que não gosta... eu sou assim e pronto” (Mateus)

Com um número muito pequeno de alunos não houve a divisão em subgrupos e a discussão sobre as dificuldade que tiveram foi aberta e foi levantado a dificuldade de definir a própria imagem e como existe uma construção da imagem que queremos que o outro perceba.

A partir daí iniciamos a aplicação dos conceitos com a publicidade. Com a dinâmica os alunos puderam perceber e ressaltar aspectos individuais e positivos (ou negativos) da personalidade de cada um exatamente como é feito na criação de campanhas publicitárias no momento da criação de um conceito para ser trabalhado/vendido.

Os alunos demonstraram mais interesse (mais seriedade) no exemplo apresentado e participaram mais da oficina se propondo a realmente prestar atenção ao que era explanado e aos exemplos apresentados. O interesse se dividia pelo uso do laptop e pelos próprios vídeos apresentados.

Apresentamos alguns exemplos de Vts e foi perguntado para cada um aspectos que mais chamaram atenção no vídeo.

Primeiro VT:

- Fundação Telefônica - "o futuro que eu sempre quis"

http://www.youtube.com/watch?v=VmLpvdSPlDw&feature=related

Os 4 alunos falaram do ‘desenho’. As meninas acharam lindo e os meninos acharam bem feito. Zilmara também falou da música que achou muito bonita e emocionante. A partir daí foi explicado que a animação digital foi utilizada como apelo emocional pois o assunto tratado era o apoio dado à educação infantil pela Fundação Telefônica e a música tinha um ritmo e harmonia de músicas de ninar.

Segundo VT:

- Guaraná Antarctica - "Pizza com Guaraná"

http://www.youtube.com/watch?v=098dt6-ZLYo&feature=related

Nesse vídeo o consenso geral foram que a atenção estava nas imagens das pizzas, o queijo derretido fazendo com que todos desejassem comer aquilo. Foi então explicado que a campanha usou a imagem de outro produto para associar diretamente ao consumo do refrigerante e essa ligação é direta. Nessa mesma ainda falamos de outro VT da "pipoca com guaraná" que seguia o mesmo princípio: o forte apelo visual.

Terceiro VT:

- Brahma - Refresca até pensamento - Siri

http://br.youtube.com/watch?v=GwAjDgH7yOU&feature=related

Depois de rir muito os alunos abordaram o humor (a piada) como aspecto principal do VT. Aproveitamos essa campanha para falar do Conar (órgão regulador das propagandas) e explicamos que como o VT fez tanto sucesso com o público jovem (como eles) foi proibido o uso de figuras infantis nas propagandas. Os alunos se mostraram interessados em saber que havia esse tipo de regras nas propagandas e disseram ter prestado atenção como os personagens não foram mais usados.

Depois de muito conversar, aplicamos uma atividade prática que consistia em distribuir revistas (Veja, Capricho, OI FM e QUEM) para que os alunos selecionassem 1 propaganda e analisassem individualmente.

As meninas escolheram logo as revistas de público feminino e os meninos ficaram com as que sobraram. 20 minutos depois de folhearem as revistas eles já tinham escolhido uma propaganda. Nesse momento os alunos realmente mostraram interesse pelos aspectos levantados na oficina e buscaram observar pontos detalhados em cada anúncio.

Zilmara escolheu um anúncio do Always veiculado com a atriz Mariana Ximenes; Ionara escolheu o anuncio da Arezzo veiculado com a atriz Aline Moraes. As duas alunas reconheceram as atrizes das novelas e demonstraram identificação com a atitude das mesmas.

Gabriel escolheu a própria capa da revista Oi, com Rogério Flausino, alegando que a revista toda era propaganda de uma só empresa e Mateus escolheu um anúncio do protetor solar da Loreal dizendo que chamou sua atenção a mulher de biquíni.

Quando os alunos estavam começando a escrever suas análises individuais de cada anúncio o toque do recreio tocou (as 9:30) e os alunos perceberam que já seria o segundo toque (equivalente a volta para a sala de aula).

A partir desse momento as meninas começaram a ficar dispersas com outra alunas que ficavam chamando por elas do lado de fora da sala. A oficina foi então interrompida porque a aluna Ionara disse que teria que ir embora com uma amiga (que não estava na oficina). Devido ao período de semana cultural as atividades na escola são liberadas após o recreio e os alunos podem sair mais cedo da escola com a prévia autorização dos pais. Ionara ia de carona e teve então que sair da sala, a amiga Zilmara disse então que teria também que sair e demos então por encerrada a oficina. Agradecemos a participação dos alunos e entregamos o lanche programado (biscoito de chocolate e sucos jandaia) Os alunos foram bastante cooperativos porque mesmo diante do grande barulho e da grande influencia externa de outros alunos ainda assim participaram da oficina.

Pudemos observar o interesse dos alunos sobre o tema apresentado. Achamos que se tivéssemos melhores condições a oficina teria transcorrido com mais sucesso. Nossa presença tida como estranha entre os outros alunos foi bastante marcada pelos fortes olhares e comentários ao nosso redor. Enquanto ministrávamos (ou tentávamos) a oficina várias vezes tivemos que abstrair o barulho externo.


CAMPANHA

Projeto adotado: OPERAÇÃO SORRISO DO BRASIL


Clique AQUI e assista ao vídeo introdutório do projeto

A Operação Sorriso do Brasil é uma ONG, sem fins lucrativos que se dedica a transformar a vida de crianças e jovens brasileiros portadores de fissura lábio-palatina (popularmente conhecida como lábio leporino) através da realização de cirurgias reparadoras gratuitas em hospitais públicos e privados do país.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), no caso específico do Brasil, tem-se cerca de 1 criança com fissura para cada 650 nascidas, e cerca de 5.800 novos casos todos os anos. Este problema, no Brasil, torna-se ainda mais alarmante, a partir do momento em que o sistema público de saúde não consegue atender nem metade das crianças que nascem com fissura no país. Como conseqüências criam-se imensas filas de espera pelo atendimento nos poucos hospitais públicos do país que oferecem esse tratamento.

O projeto teve início no ano de 1997 em Fortaleza, no Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS), por meio de um convite especial da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará.

A equipe interdisciplinar é altamente capacitada, passam por um criterioso processo de seleção da Operação Sorriso e a supervisão da Operation Smile. A instituição é formada por voluntários, médicos e leigos que dedicam seu tempo e conhecimento a devolver o sorriso e a dignidade às crianças fissuradas.

A agência de publicidade Blume Comunicação adotou o projeto e nos proporcionou criar e trabalhar toda campanha do projeto. Através da agência, tivemos a oportunidade de proporcionar soluções criativas e parcerias sólidas para o projeto. Conseguimos o apoio de grandes empresas que, como a Blume, adotaram essa causa tão bonita.

Criamos a campanha toda voltada para a arrecadação de doações da população destinadas a compra dos kits de alimentos especiais, higiene e medicação. Um aspecto interessante da ONG é que não abrimos as doações para alimentos individuais porque a Operação Sorriso faz questão de manter o mesmo padrão de alimentos doados em todo o mundo só podendo ser garantida pela compra dos alimentos direta.

A OPERAÇÃO NA PRÁTICA

1ª Fase - Avaliação:

Uma equipe interdisciplinar, que conta com cirurgiões plásticos, anestesistas, pediatras, fonoaudiólogos, psicólogos, ortodontistas, geneticistas, enfermeiros e assistentes sociais examina clinicamente cada paciente inscrito no programa e depois de analisar e discutir cada caso, seguindo alguns critérios de prioridades pré-estabelecidos, fazem uma seleção dos pacientes que serão encaminhados para cirurgia.

2ª Fase – Divulgação dos Selecionados:

Depois da divulgação dos pacientes selecionados para operação, o paciente e/ou seu acompanhante recebe informações sobre o dia da cirurgia, cuidados pré-operatórios e data da internação hospitalar.

Em vários casos, os pacientes necessitam de alojamento e alimentação na cidade até o dia da cirurgia. O Operation Smile providencia esse alojamento, alimentação bem como transporte do paciente e acompanhante até o hospital.

3ª Fase: - A Cirurgia

As cirurgias são realizadas no Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS) (parceiro do programa) utilizando materiais e equipamentos de última geração, fornecidos pela Operação Sorriso Brasil e Operation Smile Internacional (através da importação de quase 2 toneladas de carga), proporcionando um atendimento e tratamento de alta qualidade.

4ª Fase – O Pós Operatório

Após a recuperação da anestesia, o paciente é encaminhado para seu quarto, onde será observado até a alta hospitalar.

Os cuidados com pós-operatório do paciente vão desde a higiene bucal (prevenir infecções) até a alimentação que, nesse momento, é especial sendo limitada a alimentos líquidos e pastosos.

O paciente (e acompanhante) receberá kits prontos de higiene e alimentação cedidos pelo programa (arrecadados através de doação da população) para garantir o sucesso da operação.

KITS:

KIT ALIMENTAÇÃO:

2 pacotes (45g) de Gelatina em pó com sabor (Exceto sabores cítricos)
2 pacotes (400g) de leite em pó
1 lata ou caixa (395g) de leite condensado
1 pacote (400g) de achocolatado em pó (chocolate ou morango)
1 pacote (400g) de mingau (qualquer sabor)
1 lata (400g) de Sustagem
1 pacote (500g) de canjica amarela
1 pacote (1kg) de arroz
1 pacote (1kg) de feijão
1 pacote (1kg) macarrão
1 pacote (1kg) de açúcar
1 lata (1l) de óleo

KIT HIGIENE:
1 sabonete (90g)
1 tubo de creme dental colgate (90g)
1 pacote de haste flexível
1 escova de dentes infantil colgate
1 enxague bucal com flúor colgate (250g)


KIT MEDICAMENTOS:
1 pacote de fita adesiva oral corega tabs
1 tubo de pomada Nebacetin (10g)

Apresentando projetos de patrocínio a cada apoiador conseguimos uma ampla ação que constava com:

- Uma loja cedida pelo shopping Iguatemi que serviria de ponto de doações e de esclarescimento (e divulgação) da própria ONG.

- Anúncios tamanho 4col x 20 cm no primeiro caderno do Jornal O Povo. (3 veiculações)

- VT 30'' veiculados na TV Cidade e na TV O Povo (8 a 10 inserções diárias em horário rotativo)

- Spot 30'' veiculado nas rádios componentes do Grupo D&E (Atlântico Sul, Jovem Pan e Cidade)

- Produção do VT gratuita com animações em 3D

- Produção do Spot pelo Studio Magoo

- Busdoor

- Produção de Blusas que eram doadas a cada doação feita na loja no valor de R$ 20,00.

- Produção de adesivos de carro doados a cada doação feita na loja no valor de R$ 1,00.

- Um skate elétrico que foi rifado

- Além da colaboração de vários estudantes do curso de Odontologia da UFC, através do grupo da OSCA - UFC.


Vídeo referente ao cheking de mídia dos apoiadores e com todas as peças da campanha.

A ação foi um sucesso e a loja se estendeu no shopping por mais uma semana (além do período programado). O grupo S

uper Rede entrou como parceiro doando todos os alimentos do kit especial de alimentação. Todo dinheiro arrecadado foi direcionado para as operações e compra de equipamentos. Em 1 semana 111 crianças foram operadas e mais 50 operações foram doadas para o Hospital Sabin. Todas as crianças receberam seus kits de alientação, higiene e medicação completos.



Os parceiros do projeto receberam um brinde de agradecimento: um bonequinho em biscuit símbolo da campanha "Tudo que é preciso é um sorriso".



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