quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Campanha Educativa – ASCAJAN / Projeto Reciclando a Vida

Fortaleza é uma cidade que produz muito lixo reciclável e que, apesar desse potencial, não é totalmente aproveitado. A ASCAJAN vê nesse problema uma oportunidade para transformar esse lixo em renda. A Associação é composta de 80 catadores que recolhem lixo das empresas “geradoras” nos dias combinados, através de um caminhão próprio. Esse lixo é separado por tipos, prensado e vendido a pequenos atravessadores.
A ASCAJAN surgiu após a extinção do “lixão do Jangurussu”. O Projeto Reciclando a Vida foi posto em prática em agosto de 2006. A iniciativa foi da Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb) em conjunto com a ASCAJAN. O Projeto conta com o apoio da Fundação Banco do Brasil, Banco do Brasil, Pastoral do Povo de Rua, Cáritas e Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável.

Problemas
Mesmo com toda essa organização a renda ainda não era suficiente para todos (cerca de R$ 70 por mês por pessoa). Então, havia a necessidade de atrair mais empresas para participar do projeto Reciclando a Vida.
Os membros da associação já contavam com um panfleto e um vídeo que eram mostrados nas reuniões de prospecção de empresas. No entanto, o panfleto e o vídeo não continham informações tão precisas sobre o funcionamento do projeto.

Objetivos
Melhorar a comunicação na prospecção de novas empresas “geradoras”. Criar peças que auxiliem a compreensão do projeto por essas empresas. Tornar a adesão ao projeto fácil e atrativa.

Soluções
O vídeo foi substituído por uma apresentação em PDF que contém informações sobre a ASCAJAN, sobre o Projeto Reciclando a Vida e de como é fácil ajudar a Associação.
O panfleto foi reformulado, apresentando conteúdo semelhante ao do arquivo em PDF, com um visual atrativo e informações claras e objetivas.
Foi elaborado um cartaz para ser fixado nas empresas que já participam do projeto, mostrando que aquela empresa ajuda muitas pessoas e que possui responsabilidade ambiental.
A logomarca da ASCAJAN foi redesenhada, seguindo a idéia da anterior, mas com um design clean e moderno. A nova tipia trouxe seriedade ao projeto.

Peças

Logomarca


Folder


Cartaz

Equipe
Atendimento
Érika Mavignier
Planejamento
Nayane Monteiro
Mídia
Zilma Bezerra
Nathália Leonel
Criação
Antônio Simão Neto
Fabianny Melo
Larissa Madeira

Um comentário:

Anônimo disse...

queria falar com alguem desse projeto.
mander contato pelo rh@greenish.com.br