quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

OFICINA CRÍTICA DA MÍDIA - ASSOCIAÇÃO CURUMINS

Plano para a Oficina de Publicidade Alternativa
(Josie e as gatinhas)



• 14h às 14h20min – Dinâmica de Apresentação
A dinâmica escolhida foi “Zip- Zap - Zop”:

Objetivo: Estimular o entrosamento dos membros do grupo e a memorização dos nomes destes.

Material: Crachás ou cartões coloridos com os nomes dos participantes.

Procedimento:
1. Todos os membros do grupo deverão estar com seus crachás sentados num círculo (não deverão haver cadeiras vazias).
2. Um dos participantes se colocará no centro e escolhe um dos participantes e diz: zip, zap ou zop. O escolhido deverá responder conforme a palavra falada, do seguinte modo:
Zip: deverá dizer o nome da pessoa a direita.
Zap: deverá dizer o nome da pessoa da esquerda.
Zop: deverá dizer seu próprio nome.
3. Se a pessoa disser a três palavras juntas zip-zap-zop todos deverão levantar e procurar outro lugar para sentar.
4. Quem ficar de pé escolherá outra pessoa para obedecer ao comando zip, zap ou zop e tudo recomeça.

• 14h20min às 14h40min – Apresentação de conteúdo teórico

Conceitos a serem trabalhados
Serão apresentados conceitos fundamentais para uma compreensão mais critica do filme.
- Publicidade e propaganda: conceito de grande importância por ser o foco principal do trabalho, que é discutir com as crianças os artifícios usados pela propaganda para induzir o consumo.
- Culto a imagem: discutir com as crianças as questões que levam a maioria das pessoas a cultuarem certos artistas, independente de seu talento, por causa de valores supérfluos como o modo de se vestir ou sua vida pessoal.

- Consumo exagerado: tratar com as crianças o momento em que é preciso consumir para fazer parte da sociedade.

Metodologia de Trabalho
Aula expositiva de 30 min.

Objetivos
Proporcionar as crianças certo conhecimento teórico para assistirem ao filme com uma postura mais critica e procurem identificar os elementos destacados pelo grupo para discussão que ocorrerá posteriormente.

• 14h40min às 16h10min – Filme: “Josie e as gatinhas.”


• 16h10min às 16h30 – Intervalo para lanche.



• 16h30min às 17h – Discussão sobre questões percebidas no filme.

Conceitos a serem trabalhados:
Nesse momento serão propostos questionamentos as crianças que posteriormente serão ligados ao filme e aos conceitos apresentadas anteriormente.

- Publicidade em filmes
Quais as marcas que perceberam no filme?

- Idolatrar ídolos:
Quem são seus ídolos? Por que?

- Consumismo:
Questionar sobre os hábitos de consumo das crianças. E como elas compreendem a valorização do ter em cima do ser.

Metodologia de Trabalho
Aula debate de 1 h.

Objetivos
Aprofundar as questões mostradas no filme, ligando-as a vida cotidiana das crianças procurando despertar um pensamento mais crítico, não apenas em relação a propaganda, mas também em outras áreas da vida.

RELATÓRIO OFICINA CRÍTICA DA MÍDIA

A Oficina Crítica da Mídia foi realizada na Associação Curumins no horário de 14 às 17h do dia 30 de novembro de 2007.
A Associação Curumins é uma ONG que tem por objetivo lutar pela garantia dos direitos humanos de crianças, adolescentes e famílias através da criação e implementação de políticas públicas mais eficazes e abrangentes.
As atividades da associação são realizadas em duas frentes:

- Participação em redes que trabalham na elaboração e viabilização de políticas públicas para o público infanto-juvenil. Ex:. COMDICA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Fórum Cearense de Enfretamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes.

- Atividades realizadas na própria instituição com crianças, adolescentes retirados das ruas e suas famílias. São oferecidas oficinas de dança, banda de lata, brincolagem (artes plásticas), inclusão digital, skate. São realizadas visitas às famílias e estas também participam de atividades nos moldes da terapia de grupo com outras famílias para troca de experiências e reflexões, sendo assim, a criança também é atendida numa esfera de suma importância.

O público trabalhado era composto por crianças de 9 a 12 anos em situação de risco, morando nas ruas, exploradas como trabalhadores infantis e suscetíveis a violência sexual. Elas são previamente abordadas por profissionais da Funci e encaminhadas à Curumins. Para serem assistidas pela instituição, as crianças e adolescentes precisam estar freqüentando a escola normalmente. As atividades na Curumins são realizadas no horário oposto ao das aulas das crianças.

O material utilizado foi o filme “Josie e as gatinhas”, que traz de forma didática e bem humorada três questões usadas como base para a realização da oficina:

- Consumo exarcerbado
- Culto às celebridades
- Publicidade em filmes, novelas

Com o desenrolar do filme, foi perceptível a empolgação das crianças, pois de pronto relacionavam os personagens da ficção com figuras do cotidiano midiático (Ex.: RBD, KLB).

Quando passamos para a “roda de bate-papo”, por mais que fizéssemos perguntas referentes a consumo e a publicidade mostrados no filme e do cotidiano, as crianças respondiam superficialmente. Ficou claro, a atenção delas foi empregada nas celebridades.

O grupo RBD ainda é unanimidade, as letras das músicas, o modo de vestir, os nomes e descrição física de cada integrante estão na ponta da língua. São citados como exemplo de beleza, vida e sucesso. Outros grupos como Rouge e Spice Girls não foram se quer lembrados.

Questionamos por que eles eram fãs do RBD. As respostas eram vagas e repetitivas: eram bonitos e as músicas legais.
Era a primeira vez que essas crianças se deparavam com um questionamento desse tipo, isso foi um dos fatores para as respostas apresentadas.
Mas para nós ficou claro a capacidade da mídia fabricar personagens superficiais e descartáveis a cada dia.

CAMPANHA


Diagnóstico:
Em conversa com a assessora de imprensa da Associação Curumins percebemos que a questão do abuso sexual de crianças e adolescentes é uma grande preocupação da ONG, principalmente por causa da região em que atuam, Mucuripe e Praia do Futuro.

De acordo com ela, já existem ações realizadas por eles relacionadas ao problema do trabalho infanto-juvenil, o que já serviria como uma forma de prevenção da exploração sexual. Mas esse é um problema de proporções bem maiores que merece ações especificas.

Objetivo:
Procuramos produzir uma campanha que tratasse das várias facetas da exploração sexual. Não somente a que ocorre na rua, estimulada pelo turismo sexual de nossa cidade, mas também a que acontece dentro de casa e que poucas vezes é denunciada ou por medo ou porque os parentes não acreditam na criança.
Essa segunda é muito mais agressiva, pois vitima as crianças dentro de suas próprias casas, onde elas deveriam ser protegidas e sentirem-se seguras.

Processo Criativo:
Um dos grandes problemas do Ceará é sua enorme fama de "paraíso sexual" para aliciadores de menores e pedófilos. Partindo deste pressuposto, a Associação Curumim vem com uma proposta de dar um apoio a essa crianças que sofrem esse tipo de violência. A campanha criada para a ONG leva em consideração a grande quantidade de casos, onde geralmente os aliciadores são padrastos ou alguém intímo da familia e da criança.

Através da alusão aos "monstros" que toda criança tem medo é que foi baseada toda a campanha, contudo, não são os monstros provenientes da mente fértil das crianças, e sim, dos aliciadores que abusam sexualmente das mesmas. O layout tem um tom sombrio com o intúito de trazer esse clima mais assombroso para as peças, pegando carona no tema, que já é por si só assombroso. Os títulos também explicitam a subversão de quem ocupa o papel de monstro para a criança abusada sexualmente.





Um comentário:

Moacir Brandão disse...

Só posso dizer... Gostei demais.