quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Oficina de Leitura Crítica da Mídia - EEFM General Manoel Cordeiro








Realizamos a oficina na Escola de Ensino Fundamental e Médio General Manoel Cordeiro Neto. Situado a Rua Jorge Acúrcio, 700, no bairro Vila União, no dia 14 de novembro de 2007, no horário de 8:00 a 12:00.
A oficina foi ministrada para seis (6) alunos do 1° ano do ensino médio.
Abaixo, descrevemos o cronograma da oficina.

APRESENTAÇÃO (DINÂMICA):

* Dinâmica de apresentação em pares.

BLOCO TEÓRICO I:

* O primeiro bloco teórico foi elaborado com o intuito de esclarecer aos participantes da oficina do que se trata a Publicidade e como ela atua.
Contou com os tópicos:

- O QUE É PUBLICIDADE
- QUAIS AS MÍDIAS EXISTENTES
- ÁREAS DE ATUAÇÃO
- EXEMPLOS PARA ILUSTRAR: fotos de meios de comunicação tradicionais e de mídias alternativas.

INTERVALO

BLOCO TEÓRICO II:

* O segundo bloco teórico teve a proposta de fazer conhecido dos participantes da oficina os órgãos de força maior que mantém influência sobre a Publicidade Nacional, e gerar uma discussão do papel da Publicidade na sociedade.
Contou com os tópicos:

- OS ÓRGÃOS E SUAS AÇÕES
- O PAPEL DA PUBLICIDADE NA SOCIEDADE
- DISCUSSÃO



APRESENTAÇÃO DE EXEMPLOS:

* Foram apresentados materiais impressos, audíveis e audiovisuais.
















ATIVIDADE PRÁTICA:


* Foi proposto à formação de equipes para elaboração de uma propaganda a partir de temas previamente escolhidos por sorteio. Em seguida cada equipe defendeu sua peça.
















ESPAÇO FINAL DEDICADO APERGUNTAS DOS ESTUDANTES


Conclusão:

No decorrer do trabalho podemos concluir que a Publicidade como curso acadêmico e profissão é pouco conhecida dos jovens em geral. Normalmente, não sabem ao certo do que se trata, o que faz um publicitário nem pra que serve propaganda.
Como parte integrante do mundo social, ela é conhecida informalmente, apenas há o conhecimento de que as propagandas existem, mas não há uma reflexão crítica acerca dela nem tão pouco há uma consciência de seu papel mobilizador da sociedade.
Os estudantes que participaram da oficina declararam que foi muito proveitosa e que seria bom que mais cursos universitários se dispusessem a fazer esclarecer alunos de rede pública que ainda vão prestar o vestibular do que o curso se trata e com o que ele contribui com a sociedade.
Os estudantes se mostraram ao longo da oficina muito interessados e curiosos e afirmaram que se soubessem que seria tão bom teriam influenciados outros colegas a participarem.

Nenhum comentário: