terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Oficina de leitura crítica da mídia - Show de Truman

• 08h às 8h30min – Dinâmica de Apresentação
A dinâmica escolhida foi “Caroé”:

Objetivo: Estimular a memorização dos nomes dos membros do grupo e promover a sociabilização entre estes.

Material: Cartolina, tesoura, caneta piloto e clip.

Procedimento:
1. Todos os membros do grupo deverão pegar um pedaço de cartolina, tesoura, caneta piloto e clip para produzir o seu crachá. Não será avaliado o melhor nem o feito no menor tempo.
2. Após a produção dos crachás, todos os membros do grupo irão se dispor em uma roda, a mais ampla possível, na qual todos possam ver os seus companheiros.
3. A dinâmica do “Caroé” procede da seguinte forma:
- O facilitador começa falando: “Opa Caroé na Feira” e o nome de uma pessoa do grupo.
- A pessoa chamada deverá dizer: - Opa!
- O facilitador dirá: Na feira?
- A pessoa chamada deverá dizer o nome de outra pessoa que ainda não tenha participado da dinâmica.
- Ainda é facultado à pessoa chamada, ao invés de dizer “Opa”, dizer “Caroé”. Caso isto ocorra, o facilitador deverá dizer “Opa Caroé na Feira” e o nome de outra pessoa.
4. A dinâmica procederá até que todos os integrantes tenham participado.

• 8h30min às 9h – Apresentação de conteúdo teórico: Propaganda: Um pouco da nossa história e Propaganda: Arte, Ciência ou Técnica.

Conceitos a serem trabalhados

Serão apresentados conceitos fundamentais para uma compreensão mais critica do filme.Conceitos sobre o que é propaganda, relatando um breve histórico sobre ela, desde as propagandas em jornais sobre escravos fugidos até a atualidade, dando o embasamento crítico para o grupo compreender o conceito básico do filme que põe o espetáculo acima da vida de uma pessoa, neste caso Truman Burbank.
Será feito um breve relato sobre o filme, no qual já se espera haver algum integrante do grupo que o tenha visto, porém tentaremos realçar um outro olhar, não só o do entretenimento, e sim, o crítico.

Metodologia de Trabalho
Aula expositiva de 30 min.

Objetivos

Explanar ao grupo o que vem a ser propaganda e publicidade. Os princípios básicos e direcioná-los ao pensamento crítico, tendo como base o filme “show de truman, o show da vida”.

• 9h às 10h40min – Filme: “O Show de Truman, O Show da Vida”.

• 10h40min às 11h – Intervalo para lanche.

• 11h às 11h30min – Dinâmica de retorno
A dinâmica escolhida foi: Troca de frases.

Objetivo: Perceber quais foram as impressões do grupo sobre o filme

Material: Uma folha de papel e uma caneta para cada um dos participantes.

Procedimento:
1. Forma-se novamente um círculo como o anterior
2. Cada um escreve na folha de papel uma frase que defina a sua impressão crítica sobre o filme.
3. Após isso, os papéis deverão ser trocados entre os integrantes do grupo, não sendo necessário seguir alguma seqüência lógica para tal.
4. Os próprios integrantes agora irão ler a frase escrita em voz alta e fazer uma crítica da frase que foi escrita pelo colega.

11h30min às 12h – Discussão sobre questões percebidas no filme.

Conceitos a serem trabalhados
Serão discutidos com os alunos dois comportamentos no filme.
- Propaganda dos atores.
- Comportamento de Truman no momento dessas propagandas

Metodologia de Trabalho
Aula expositiva de 30 min.

Objetivos
Trabalhar com os alunos os conceitos de produção da propaganda e a dificuldade que os profissionais tinham no filme para produzi-las sem que o ator principal percebesse. Breve discussão sobre a ética na publicidade.

CAMPANHA



Partindo da grande demanda encontrada nas instituições públicas de ensino por livros didáticos, nós decidimos introduzir uma campanha para a conservação dos livros didáticos com o mote: “Já é tempo de mudar os hábitos, cuidar dos livros é cuidar do seu aprendizado”.


AÇÕES

A campanha consiste em uma ação comunicativa utilizando as mídias mais apropriadas considerando o público-alvo: estudantes de colégios públicos.
O objetivo é conscientizar os alunos sobre a necessidade urgente de conservar os livros didáticos.
A Campanha será desenvolvida, devido ao baixo orçamento utilizado, somente com a fixação de cartazes pelo colégio e a colocação de móbiles nos pontos de maior circulação, complementando a mensagem.

CARTAZ 1




CARTAZ 2



MÓBILE

Um comentário:

Anônimo disse...

só faltou a cachaça!