segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

OFICINA DE LEITURA CRITICA DA MIDIA - PROJOVEM

Facilitadoras: Andréia Campêlo, Caroline Rodrigues, Gabriela Aires e Morgana Melo.

Planejamento:

1° BLOCO:

Apresentação: Estrutura de uma agência e reflexão critica do papel da publicidade.
Conceitos a serem trabalhados: agência, criação, marcas, anúncios, importância da publicidade.
Metodologia de trabalho: Aula expositiva.
Objetivos: Mostrar a forte presença da publicidade na vida das pessoas, lançando bases para discussão do seu papel na sociedade.

Horário = 18h30min às 20h00min.

1) Dinâmica (25 minutos):
Para ajudar as pessoas a memorizarem os nomes uma das outra e desinibir a turma, será distribuído uma folha com o questionário e um lápis ou caneta para cada um. O facilitador explica aos participantes que agora se inicia um momento em que todos terão a grande chance de se conhecerem. A partir da lista de descrições, cada um deve encontrar uma pessoa que se encaixe em cada item e pedir a ela que assine o nome na lacuna.

1- Alguém com a mesma cor de olhos que os seus:______________________
2- Alguém que viva numa casa sem fumantes__________________________
3- Alguém que já tenha morado em outra cidade________________________
4- Alguém cujo primeiro nome tenha mais de seis letras__________________
5- Alguém que use óculos__________________________________________
6- Alguém que esteja com a camiseta da mesma cor que a sua______________
7- Alguém que tenha irmãos ________________________________________
8- Alguém que tenha a mesma idade que você__________________________
9- Alguém que esteja de meias_______________________________________
10- Alguém que tenha um animal de estimação (Qual?)____________________

Após apresentação a turma será dividida em grupos onde será lançado o seguinte desafio: a equipe que lembrar o maior número de marcas de um setor num tempo determinado e sem repetição será a ganhadora. Por exemplo, será perguntado marcas do setor alimentício para equipe “A” e em seguida para a equipe “B” em forma de “bate-rebate”. As marcas serão anotadas no quadro e a primeira equipe que não conseguir lembrar de alguma marca perde a competição. Esse desafio servirá como contextualização do bloco teórico, onde será exposto que o responsável pela lembrança de tantas marcas pelas pessoas é a propaganda, e a partir disso mostrar como se estrutura uma agência de publicidade.

2) Bloco Teórico (15 minutos):
Através de aula expositiva, mostrar como funciona uma agência, sua divisão em setores: atendimento, planejamento, criação, produção e mídia, especificando as funções de cada um deles. Após esse esclarecimento, mostrar o portfólio de alguma agência, e algumas propagandas de grande sucesso.

3) Exercício Prático (20 minutos):
Os alunos irão produzir um anúncio para a escola. A turma será dividida em grupos, em cada grupo ficará um mediador da oficina, com o objetivo de oferecer uma orientação melhor. Serão distribuídas cartolinas e revistas para a produção da peça. Cada equipe será orientada a expor algum ponto negativo na escola que precise ser melhorado, sugerindo alguma forma de reverter essa situação, ou divulgar algum projeto importante da escola.

4) Reflexão sobre a atividade realizada (30 minutos):
Cada equipe apresenta seu trabalho lançando bases para a discussão sobre a importância da publicidade como veiculo de comunicação. A idéia é refletir criticamente sobre:
- A publicidade como fonte de informação;
- A publicidade como forma de promover transformações;
- A publicidade como instrumento de alerta e reflexão sobre problemas sociais.

Intervalo para o Lanche
(20h00min à 20h20min)

2° BLOCO:

Apresentação: Propagandas que chocaram a sociedade.
Conteúdos a serem trabalhados: Propagandas, censuras, preconceito.
Metodologia de trabalho: Apresentação de anúncios.
Objetivos: Refletir sobre o papel do publicitário como formador de opinião.

Horário: 20h20min às 21h30min.

1) Dinâmica (20 minutos):

Com o objetivo de criar uma comunicação fraterna e madura, serão distribuídos papéis para os meninos com desenho de um homem e para as meninas com desenho de uma mulher. Eles serão convidados a anotar na figura: Diante dos olhos: as coisas que viu e mais o impressionaram. Diante da boca: três expressões (palavras, atitudes) dos quais se arrependeu ao longo da sua vida. Diante da cabeça: três idéias das quais não abrem mão. Diante do coração: três grandes amores. Diante das mãos: ações inesquecíveis que realizou. Diante dos pés: piores enroscadas em que se meteu.
Colocar em plenário:
- Foi fácil ou difícil esta comunicação? Por quê?
- Este exercício pode favorecer o diálogo entre as pessoas e o conhecimento de si mesmo? Por quê?
- A publicidade tem dialogado com as pessoas de forma certa?

2) Bloco Teórico (15 minutos):
Através de uma exposição de anúncios impressos será mostrado várias propagandas que polemizarão a sociedade por apresentar elementos preconceituosos ou violentos.

3) Exercício Prático (20 minutos):
Os alunos irão produzir uma peça para os publicitários a fim de alertá-los sobre a melhor forma de falar sobre determinado assunto, cada equipe escolhe o assunto apresentado que lhe chamou mais atenção.

4) Reflexão sobre a atividade realizada (15 minutos):
Cada equipe apresenta seu anúncio refletindo sobre a melhor forma de se comunicar com a sociedade, ao mesmo tempo em que debatemos sobre o papel do publicitário como formador de opinião.
Relatório:

No dia 21 de Novembro, numa quarta-feira, foi realizado a Oficina de Leitura Critica da Mídia no Colégio Torres de Melo. Os alunos que participaram fazem parte do PROJOVEM, projeto composto por jovens de 18 a 24 anos que terminaram a quarta série, mas não concluíram a oitava série do ensino fundamental e não têm vínculos formais de trabalho. As inscrições foram feitas dois dias antes da Oficina e a coordenação do curso liberou das aulas os alunos que tinham interesse em participar.
A primeira impressão ao entrar numa sala de aula com 27 alunos foi um pouco assustadora, a turma estava bastante agitada e também curiosa em saber o que realmente íamos fazer naquela noite. A oficina foi iniciada com duas dinâmicas que acabou envolvendo muito os alunos e nos ajudando em uma maior interação com a turma. Houve alguns alunos que apresentaram resistência em fazer as atividades, mas não comprometeu o desempenho da turma em geral.
A dinâmica de apresentação foi bastante animada e os alunos realmente se envolveram em encontrar pessoas que se encaixassem nas descrições do questionário e assinasse o nome na lacuna, o que permitiu um conhecimento dos nomes um dos outros (apesar de muitos já se conhecerem).
Em seguida a turma foi dividida em quatro equipes onde o desafio de se lembrar o maior número de marcas do setor alimentício foi lançado, a brincadeira despertou o espírito de liderança de muitos participantes que se mostravam ativamente interessados em ganhar a disputa.
Após 20 minutos de descontração, refletimos sobre o responsável por lembrarmos tantas marcas, chegando à conclusão que a propaganda era a grande referência para essas lembranças. Após essa conclusão, uma aula expositiva, mostrou como funciona uma agência, sua divisão em setores: atendimento, planejamento, criação, produção e mídia, especificando as funções de cada um deles, mostrando também algumas propagandas de sucesso.
Em seguida as mesmas equipes formadas na dinâmica, se reuniram e produziram anúncios, utilizando como materiais revistas e cartolinas. As quatro equipes divulgaram o PROJOVEM como um projeto muito importante para a comunidade. Os cartazes foram fixados nos corredores da escola.
Logo após o lanche, iniciamos a Oficina com uma dinâmica individual onde eles escreviam nas partes do corpo de um desenho de menino ou menina o que eles lembravam, por exemplo: Diante dos olhos, as coisas que viu e mais o impressionaram. Foi uma dinâmica interessante onde houve uma grande concentração por parte dos alunos.
Após a dinâmica foram apresentadas várias propagandas que polemizarão a sociedade por apresentar elementos preconceituosos ou violentos.
Em seguida os alunos produziram um cartaz para os “publicitários” alertando-os sobre a melhor forma de se comunicar, os assuntos escolhidos foram: racismo, drogas e preconceito de classe social. A atividade rendeu discussões sobre o uso de drogas na escola, e atitudes racistas no meio social, o que acabou nos levando a refletir sobre o papel do publicitário como formador de opinião.
Enfim, a Oficina foi “especial” para todos que participaram. No fim da noite muitos alunos que haviam participado até agradeceram por nossa presença. Foi uma noite de extrema importância para nós facilitadores, que na verdade mais aprendemos do que ensinamos.





Nenhum comentário: