terça-feira, 3 de julho de 2007

UMA IDÉIA NA CABEÇA: A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL


A TV Janela é mais do que uma simples câmera na mão e uma idéia na cabeça. É o retrato de como a Comunicação Comunitária pode ajudar na transformação social do Brasil.

Por Isabelle Azevedo

A casa é simples, pintada com um grafite já desgastado pelo tempo. A pintura dá uma dimensão exata do tempo de existência do lugar: quatro anos. No alto da casa, uma placa indica que existe uma TV naquela rua. A porta escancarada (como se, metaforicamente, convidasse a todos e a todas a ingressarem no mundo da comunicação) é um indício de que ali não é uma televisão qualquer.

A casa, que deverá passar por reformas para abrigar um segundo andar, fica no bairro do Pantanal, periferia da cidade de Fortaleza. A televisão é a TV Janela, um projeto de Comunicação Comunitária que capacita jovens do bairro e os transforma em comunicadores populares. O objetivo da TV é retratar o Pantanal para além do sensacionalismo enraizado no noticiário policial local.

Os jovens recebem aulas de cidadania, informática e de tecnologias audiovisuais. Aprendem a produzir e a editar os vídeos que valorizam o Pantanal: as atividades culturais da comunidade, vídeo-clipe com artistas locais e histórias de personagens do bairro.

As aulas representam o aprendizado de uma nova profissão. Segundo Valdenor Moura (diretor da TV Janela), a maioria dos jovens que se formam vão para o mercado de produção de vídeo ou acabam montando a própria produtora.

A TV não possui muitos recursos e nem equipamentos sofisticados. O cenário dos programas é improvisado com materiais caseiros, assim como a canopla do microfone (onde fica a logomarca da TV) que é feita de isopor e fita adesiva ou os iluminadores, feitos artesanalmente por um dos moradores do lugar.

O improviso garante uma produção regular. Os vídeos são exibidos bimestralmente para a comunidade, em um grande telão instalado na frente da sede do projeto. A noite de exibição é uma festa. Cerca de trezentas a quinhentas pessoas se reúnem para verem os vídeos. “Isso na hora da novela das oito da Globo”, ressalta Valdenor Moura.

Fundada em 2003, pelo Instituto de Desenvolvimento Social (IDS), A TV Janela já exibiu sua produção em festivais de outros estados, ganhando diversos prêmios. O projeto sobrevive graças a parcerias com os órgãos públicos e a produção de vídeos para outras instituições como a UFC e a Cáritas.

http://www.youtube.com/watch?v=2eSxSFsQrIs

SERVIÇO:

TV Janela – Rua Planaltina, 1080 – Pantanal.

Fortaleza – Ceará.

Fone: 3473 - 5853

Nenhum comentário: