segunda-feira, 2 de julho de 2007

Oficina de ética no Sítio São João


Camila Grangeiro

No dia 05 de maio de 2007 aconteceu a oficina de ética em convênio do PARC e da DIACONIA, ministrada pelas facilitadoras Camila Grangeiro e Andréia Oliveira. A oficina foi realizada no Centro Comunitário Sítio São João, sob a orientação de Alessandra Masullo, responsável pela ONG DIACONIA.

Participaram da oficina jovens dos bairros Sítio São João, Parque Santa Maria, Conjunto Palmeiras, bom Jardim e Planalto Pici. A oficina durou uma manhã inteira e foi muito proveitosa.

A oficina se iniciou com um café da manhã, em seguida foi feito um debate sobre ética. Foi distribuída uma parte do código de ética jornalístico que tratava do direito a informação. Em cima do código de ética foi feito outro debate, onde houve participação intensa dos jovens.

Depois dos debates a turma fez uma dinâmica muito divertida, onde eram divididas duplas e uma pessoa da dupla tentaria contar uma história e a outra tentaria impedi-la de contar. A dinâmica tinha o objetivo de mostrar como não é fácil atrair atenção de todos para sua história e mostrar que um jornalista deve ter compromisso com a objetividade e imparcialidade, pois encontrará muitas pedras ao longo do caminho.

No fim da oficina os jovens se dividiram em dois grupos e fizeram, cada um, um jornal mural. Os dois jornais murais ficaram muito criativos como produto final da oficina. Depois da confecção dos murais foi feito um diagnóstico da oficina onde todos falaram o que acharam do dia de trabalho, que, ao que foi dito, foi uma oficina muito criativa e proveitosa.

A oficina foi encerrada com um almoço de confraternização entre os jovens participantes, as facilitadoras e a orientadora do grupo.

Nenhum comentário: