sábado, 7 de julho de 2007

DESENHO


Alunos da UFC ensinam linguagem das histórias em quadrinhos.


Por Leonardo Ferreira e Ramon Cavalcante


Terminou, na última terça-feira, dia 03/07, a oficina do Programa de Assessoria Técnica e Sócio-cultural às Rádios Comunitárias do Ceará (Parc) que transmitiu técnicas de produção em quadrinhos para jovens da comunidade e estudantes universitários. Além de aprenderem conceitos básicos sobre o assunto, os participantes puderam realizar seus primeiros trabalhos em HQ.

Ramon Cavalcante e Leonardo Ferreira, alunos do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará, ministraram a oficina, com carga horária de 12h, que faz parte do projeto de pesquisa e extensão da UFC coordenado pela professora Márcia Vidal. Através de exercícios práticos e embasamento teórico, os inscritos no seminário de 20 anos do Parc conheceram a origem e especificidades das seqüências quadro-a-quadro.

Com um número restrito de inscritos, os oficineiros puderam dar atenção individual aos interessados, sendo a grande maioria de pessoas com nenhuma experiência na criação de revistinhas.

Apesar da inexperiência, muitos trabalhos receberam grandes elogios pela criatividade e bons argumentos, como os romances criados por Camila Grangeiro, futura jornalista pela UFC. Entre as criações, destacaram-se ainda temas de cunho medieval, retratos do quotidiano acadêmico e personagens com influências de Monteiro Lobato.

2 comentários:

Camila Grangeiro disse...

Olha só... futura jornalista recebendo elogios pelos seus romances.... hehehehe. Que legal!!!

Anônimo disse...

Monteiro Lobato??? de onde foi que saiu isso???

tá vendo Camila... tem que investir na carreira de romancista!!