segunda-feira, 2 de julho de 2007

Pentecoste recebe oficinas do Parc

Aurimar Monteiro e Carlos Adolfo

No domingo, 27 de maio, foram iniciadas oficinas no Parc (Programa de Assessoria Técnica e Jurídica às Rádios Comunitárias). O objetivo era auxiliar o programa Coração de Estudante, transmitido pela Rádio Difusora Vale do Curu (AM 1560 MHz).

O programa existe desde 2005 e é mais uma realização do PRECE (Programa de Educação em Células Cooperativas) em Pentecoste. As exibições ocorrem de segunda a sexta-feira, das 13hs às 14hs; de 7h às 8h, aos sábados; aos domingos, de 9h às 11hs.

O espaço comprado da emissora comercial (se paga R$ 350,00 mensais) permite aos membros do Coração de Estudante uma grande liberdade de atuação. Entretanto, o programa contava apenas com a boa vontade de seus produtores para ir ao ar. Participaram quatro dos membros do programa: Jocélio Simplício, Marcelino Maia, Edílson Costa e Francisco Mendes.

Naquele domingo, excepcionalmente, o programa foi das 9h às 12h. Coração de Estudante mostrou-se um programa com bastante conteúdo político, entretanto, sem alguns requisitos básicos para um programa de rádio, como a existência de roteiro e de uma adequação das notícias a uma linguagem radiofônica.

A oficina começou por volta da 1h da tarde e abordou a notícia no rádio e a temática das rádios comunitárias. Em um primeiro momento foram discutidas as principais características da notícia radiofônica. Após isso, foram feitos exercícios que consistiam na transformação de notícias encontradas em jornais em notícias radiofônicas.

A segunda parte teve a exibição do filme Uma onda no ar que conta a história da Rádio Favela, uma rádio comunitária de Belo Horizonte e a discussão de alguns textos que abordavam a importância das rádios comunitárias.

“É um projeto do PRECE ter uma rádio comunitária e essa discussão é muito válida”, revelou Edílson. Ele pediu ainda o auxílio do Parc em questões jurídicas que dizem respeito a obter uma concessão para a rádio.

A oficina se encerrou por volta das 17h20min. Deve ser continuada por outras “formigas do Parc”, com outras temáticas correlatas ao rádio. Segundo os próprios participantes foi bastante proveitosa e bem sucedida. Foi o primeiro de muitos passos para fazer de Coração de Estudante um programa radiofônico de excelência.

Nenhum comentário: