sábado, 7 de julho de 2007

CONTRAMÃO

ADITAL mostra a América Latina esquecida pela mídia.

Por Leonardo Ferreira

A ADITAL, Agência de Informação Frei Tito para a América Latina, fecha o mês de junho com o número recorde de mais de 900 mil visitantes/mês em seu site. Pautando temas com pouco destaque na mídia internacional, a agência faz jornalismo engajado, e é referência para mais de 1.000 ONGs, além de movimentos sociais e organizações populares. Idealizada em 1999 pelas entidades italianas Rispetto e Paritá, Adista e Radiè Resch, juntamente com Frei Betto, a ADITAL estruturou-se, em 2000, na cidade de Fortaleza, com o intuito de dar visibilidade aos processos sociais da América Latina e do Caribe. Produzindo e traduzindo notícias em dois idiomas (português e espanhol), destina-se a jornalistas de todo o mundo e a vários setores da sociedade civil.

Contando com três repórteres e um editor na sede, além de correspondentes em outros pontos do continente, a ADITAL recebe e seleciona informações de ativistas dos movimentos sociais e universidades, redes que lutam por direitos humanos, membros do terceiro setor, trabalhadores urbanos e camponeses, líderes sindicais, organizações de minorias e grupos eclesiais, além de diversas outras fontes, somando uma média de 300 e-mails diários.

Segundo Rebeca Cavalcante, repórter da ADITAL, apesar de trabalharem com informes de várias entidades, como a ONU e a Anistía Internacional, há uma preferência por informações dos próprios movimentos, como as Mães da Praça de Maio e o MST. Outro foco dos trabalhos são outras agências, como a CUBA ACN e a PULSAR. Apesar de haver uma relação muito próxima com os movimentos eclesiasticos e seus dirigente, Cavalcante afirma não ter restrições editoriais nesse campo.

Naara Vale e Marita Brilhante, jornalistas contratadas pela agência, explicam que a melhor parte é trabalhar com assuntos que elas gostam. Segundo o júri da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que entregou o Prêmio Dom Hélder Câmara de Imprensa à ADITAL, os trabalhos feitos lá podem ser considerados "uma prática exemplar de jornalismo cidadão".

Serviço:
Adital - Agência de Informação Frei Tito para a América Latina Avenidade Luciano Carneiro, 2150 – Vila União CEP 60410-691 – Fortaleza, Ceará – Brasil
Tel.: (00xx85) 3257.9804 - Fax.: (00xx85) 3472.5434
Endereço eletrônico: www.adital.com.br
Para envio de notícias:
noticias@adital.com.br
Para correspondência: adital@adital.com.br
Para inscrição: agencia@adital.com.br

Nenhum comentário: