quinta-feira, 12 de julho de 2007

Relatório da Visita de Campo – ONG Catavento

Pamela Lemos

Rua Costa Barros, 1088. Esse foi o destino da visita de campo. A casa de número 14 é aconchegante. É lá onde fica a ONG Catavendo Comunicação e Educação Ambiental.

A Catavendo surgiu em 1995, após quatro anos de existência do programa radiofônico de mesmo nome, veiculado na Rádio Universitária FM até 1998. A ONG busca contribuir com a sociedade para a compreensão do papel educativo da comunicação. Para isso, ela prioriza os processos formativos com crianças, adolescentes e jovens do semi-árido brasileiro, buscando a democratização da produção e do acesso ao conhecimento e aproximando as comunidades da discussão ambiental.

Durante a visita de campo, o jornalista Edgar Patrício, anfitrião da casa, falou um pouco dos doze projetos atendidos pela Catavento. O Segura Essa Onda é um desses. O primeiro passo para a execução do projeto é a instalação de uma rádio-escola, que funciona como espaço de debate, diversão e educação. Após a instalação da rádio, é feita uma formação específica para alunos (120 horas/aula) e professores (80 horas/aula).

No Ceará já existem 13 rádio-escolas implementadas, sendo uma em Trairi, uma em Paramoti, uma em Quixadá, uma em Choró, uma em Quixeramobim, uma em Crateús, uma em Canindé, uma em Santana e cinco em Fortaleza. A idéia do projeto é disponibilizar a programação das 13 rádios na internet, para que haja um intercâmbio entre as regiões.

Além dos doze projetos, a Catavento já está trabalhando para a efetivação de um projeto de Agência de Notícias. Na Agência, os jovens, com idade entre 16 e 24 anos, ficariam responsáveis por desenvolver notícias para serem enviadas em formato de torpedo. Para isso, serão selecionados 10 jovens de escolas públicas e outros 10 de escolas particulares.

O objetivo é criar um portal onde as pessoas possam se cadastrar para receber as notícias via torpedo. No portal, o usuário poderá escolher que tipo de notícia deseja receber e, além disso, terá a oportunidade de ler a notícia na íntegra. Outra proposta do projeto, é disponibilizar um determinado número de torpedos gratuitos para que os usuários cadastrados possam enviar sugestões de pauta.

Durante a visita, nosso anfitrião sugeriu que fose feito um planejamento da visita de campo. Assim, seria possível observar se os processos conceituais aprendidos na disciplina podem ser encontrados nos projetos da Catavento. Além disso, ele propôs que fizéssemos uma visita de campo junto com eles, para entender melhor como funcionam os projetos.
Fica a dica para a próxima visita de campo.

Para saber mais sobre a Catavendo, basta acessar http://www.catavento.org.br.

Nenhum comentário: