quarta-feira, 11 de julho de 2007

Planejamento e relatoria da oficina de ética

6 de maio de 2007

Planejamento: Ética no jornalismo/ Ética jornalística

Objetivo: Após as discussões ocorridas na oficina de leitura crítica da mídia, onde os participantes puderam avaliar as formas de representação dos fatos através da mídia, a oficina de ética jornalística tem como objetivo colocar os jovens no papel inverso. A partir de então, os jovens serão os responsáveis por pensar o que deve ou não ser publicado, assim como a forma de fazê-lo. Após a crítica aos meios, a auto-crítica e a construção de parâmetros que servirão de embasamento teórico para uma produção jornalística preocupada com princípios éticos.
Facilitadoras: Andréia Costa e Camila Grangeiro


8h
lanche

8h30
Apresentação do tema – direito à informação
Inteirar os participantes sobre o direito à informação
Apresentação do tema seguido de um debate, a partir do código de ética do jornalista.
Texto com código de Ética do Jornalista.

9h15
Apresentação de tema - apuração da informação
Atentar para a forma de elaboração da informação a partir das fontes.
Apresentação do tema seguido de um debate

10h
Apresentação de tema - reprodução da imagem
Perceber como certas escolhas (de palavras , imagens, formas de tratamento etc.) podem afetar a imagem das pessoas, criando ou perpetuando preconceitos.
Apresentação do tema seguido de um debate
Fotos e matérias jornalísticas.

10h45
Dinâmica de criatividade - painel
A confecção de painéis a partir do que observaram e apreenderam nos temas apresentados
Os jovens deverão formar dois grupos. Cada grupo receberá o material e terá de confeccionar um mural sobre um tema determinado
Duas folhas de papel madeira, canetinha, cola, tesoura, revistas e jornais.

11h30
Diagnóstico
Avaliar a oficina
Conversa sobre o andamento da oficina, seus resultados e expectativas.



Temas tratados
:


1-Direito à informação – Um dos princípios do código de ética do jornalista
Diferença entre opinião e informação (perceber as nuances opinativas dentro de reportagens ditas informativas)
Código de ética do jornalista

2-Reprodução da imagem
Fotografia
Termos pejorativos (menor, marginal, pivete, assassino, prostituição infantil, etc.).
Direito preservação da imagem

3 – Apuração da informação
Direito de resposta
Ouvir os dois lados
O uso das aspas


Relatoria

A oficina de Ética foi ministrada no Centro Comunitário do Sitio São José. A oficina se iniciou com quase uma hora de atraso, pois os participantes tiveram problemas de transporte para chegar ao local. A merenda foi servida antes da oficina, diferente do que havia sido planejado.

A oficina começou com uma discussão sobre o direito à informação, tendo contado para isso com uma parte do código de ética do jornalista, que contém termos referentes à este assunto.

O assunto ética foi colocado como incitador de um debate para se saber por qual motivo se estava ali naquele momento. Por que estes jovens tiveram de acordar cedo, sair de suas casas para um lugar distante para discutir ética?

Diante da dispersão do grupo no inicio da oficina, Alessandra -da Diaconia- sugeriu uma dinâmica onde eram formados dois grupos cada qual com uma missão. As pessoas do primeiro grupo tinha a missão de informar, cada um à uma pessoa do outro grupo com quem posteriormente formou uma dupla, sobre algo. O segundo grupo tinha a missão de não deixar que a missão do primeiro fosse cumprida. Cada um do segundo grupo atrapalhava de uma forma a sua dupla.

A dinâmica deu animo a todos e foi muito proveitosa para se ter noção do que significa comunicar e como é difícil cumprir essa tarefa.

Após uma breve discussão sobre a dinamica, um novo tema foi apresentado. Este mais próximo da realidade do trabalho do comunicador. O assunto disse respeito à forma como são elaboradas as informações que irão ser veiculadas. Mas antes de se pensar em informar diante de um trabalho e de uma ética profissional, foi discutida a informação num âmbito mais íntimo, a informação entre amigos, vizinhos, colegas... Essa parte da atividade foi bastante proveitosa, uma vez que, estando perto da realidade do público este se viu e se identificou com a temática, fazendo a discussão render bastante.

Durante a apresentação da formação da imagem, se voltou a falar de situações próximas e cotidianas e como uma imagem construída pode prejudicar ou beneficiar uma pessoa. Questões como preconceito que são perpetuados a partir da construção da imagem foram abordadas nesse momento. Foi dado atenção para termos que muitas vezes tem tom pejorativo e que são usados pela mídia. A questão da foto jornalistica foi discutida a partir de sua possível repercussão e como a fotografia e a imagem em geral tem um forte apelo na produção da informação.

Sobre a forma de se obter as informações para que estas tenham um maior grau de objetividade possível, foram destacadas questões de como preparar uma noticia a partir das fontes. Foi explicado o papel das fontes no desenvolvimento da informação e que os lados da mesma moeda devem ser observados atentamente para não se cair numa armadilha criada pelo próprio comunicador.
Perto do fim, chegou a hora de pôr a mão na massa e por em prática um pouco do que foi discutido durante as oficinas de leitura crítica e ética.

Os participantes se dividiram em dois grupos e cada grupo produziu um jornalzinho a partir do que foi discutido anteriormente (fotos dos jornais em anexo). Houve uma pequena apresentação dos produtos.

De uma forma geral, as duas oficinas foram bem recebidas (afirmação dada nos diagnósticos ao final de cada oficina pelos participantes) mas a oficina de ética foi um pouco apática e houve muita dispersão. Era difícil manter todos presentes.
Como avaliação das oficinas, acreditamos que tenha sido proveitosa, pois discutimos questões fora das discussões do dia-a-dia que são de muita importância para se pensar, não só a mídia, mas o mundo de forma mais crítica.

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