quarta-feira, 11 de julho de 2007

Calouros participam de oficinas sobre a mídia na UFC

Pamela Lemos e Viana Jr.
Calouros participam de oficinas na UFC sobre a mídia

A oficina de leitura crítica da mídia, especificamente, da televisão, ocorreu na última sexta-feira, 29 de maio, e contou com a participação de cinco pré-ingressos do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará (UFC).

As atividades preparadas pelos oficineiros deveriam ter começado às 14h, mas a sala reservada para a oficina não possuía o equipamento necessário para explanação do conteúdo e aplicação dos exercícios. Mesmo com essa dificuldade inicial, a oficina foi realizada.

Como em toda oficina, a primeira atividade proposta foi a de apresentação dos participantes. Depois de todos se apresentarem, dizendo quais meios de comunicação preferiam, os oficineiros fizeram uma explicação geral sobre comunicação, jornalismo e mídia.

Em seguida, um outro tema que rendeu discussões foi o sensacionalismo, estratégia recorrente de alguns programas de televisão e taxativamente repudiada pelos futuros comunicadores.

Para esquentar a discussão e promover um debate mais plural sobre o tema, o jornalista e editor do Cidade 190 (TV Cidade), José Filho, defendeu o jornalismo policial e conseguiu mostrar uma outra visão do assunto. Para ele, “o jornalista não deve ter preconceito com o jornalismo policial”. José Filho reforçou que o objetivo do Cidade 190 é utilizar o jornalismo como meio de melhorar a vida da sociedade.

Também foram discutidos conceitos como fait-divers e olimpianos. Além disso, os alunos tiveram um breve contato com alguns conceitos utilizados no livro A Máquina de Narciso, de autoria do jornalista e sociólogo Muniz Sodré.

Para finalizar a oficina, foram exibidos dois vídeos com cenas da novela Celebridade, veiculada pela Rede Globo no ano de 2003. Através dos vídeos, os estudantes puderam reconhecer alguns dos conceitos ensinados na oficina.


Saiba Mais:

Seminário comemora 20 anos do Parc

Márcia Vidal comemora o aniversário do projeto

Saiba o que é o Parc


Nenhum comentário: