domingo, 30 de novembro de 2008

Oficina de Leitura Crítica da Mídia - "Transformando um Presidente"


Relatório – Oficina de Leitura Crítica da Publicidade

Facilitada pelos alunos: Maíra Bosi, Erika Pires, Renan Moreira e Letícia Coutinho
Tema: “Transformando um Presidente” – a representação do candidato Lula em cada campanha eleitoral.

Realizada na EEFM Joaquim Albano, situada na Rua Júlio Siqueira, 390, a Oficina teve como tema ilustrativo as campanhas eleitorais do atual Presidente Lula.
A equipe entrou em contato com a escola e esta logo demonstrou interesse em autorizar a realização da Oficina. No início, entretanto, os professores acreditavam que os alunos, por já passarem a semana inteira na escola, não se disponibilizariam a participar da atividade, que seria realizada na manhã do sábado, dia 8 de novembro.
Persistentes, durante a semana, passamos nas salas de aula, fazendo o convite aos alunos e explicando como seria a sistemática da Oficina. Como resultado dessa visita, tivemos 23 alunos presentes no dia programado. A maioria do 1º ano do Ensino Médio.
Abaixo, segue o detalhamento da Oficina.



8h –. Realização da eleição simulada.

A eleição foi uma forma descontraída de iniciar o debate acerca do marketing político e da propaganda. Nela, havia 3 candidatos que, na verdade, eram representados pela mesma pessoa mas, em cada cartaz, o ator em questão estava com um visual diferente (roupa, postura, cores de fundo, logomarcas etc.). A idéia era ver qual candidato sairia eleito, numa eleição pautada apenas pelo impacto visual. Essa mesma experiência foi realizada na UFC, no curso de comunicação.


8h30 - Apresentação da proposta, tema e objetivos da oficina


- Conversa sobre a influência da Publicidade nas escolhas pessoais.
Nessa etapa, questionamos os participantes sobre o que influencia suas compras, se eles já adquiriram algum produto por causa da publicidade, quais as ferramentas de sedução que a publicidade normalmente se utiliza etc.
Posteriormente, explicamos alguns formatos de anúncios (ex: jingle, spot, VT, impressos, outdoor e suas especificidades) tanto no que diz respeito à criação quanto à recepção unto ao público-alvo.

9h30 – Exibição de vídeos das campanhas do Lula em 1989, 1994 , 1998, 2002 e 2006.
- Discussão dos trechos assistidos, sob a ótica da representação do presidente Lula em cada um e a mudança que a imagem dele sofre ao longo dos anos.


10h15 – intervalo (lanche)


10h30 – Exibição de trechos do filme documentário “Entreatos”, de João Moreira Salles
Os trechos selecionados mostravam momentos de bastidores de gravação de programas políticos e de reuniões com Duda Mendonça, publicitário responsável pela campanha política. A intenção era mostrar como a imagem do político, durante o período eleitoral, é construída minuciosamente. Adicionar imagem

11h – Breves comentários acerca do processo publicitário (setores de uma agência).
- Resultado da eleição simulada. [empate entre Newton Jr. (candidato 2) e Isaac Newton (candidato 3), cada um com 10 votos e 3 votos para o candidato 1: Zé Newton]

Durante toda a Oficina, os alunos estiveram bem atentos e participativos. Alguns demonstraram interesse na área de Publicidade e contestaram nossas indagações, além de comentarem fatos relacionados com suas vidas.

A exibição do filme documentário foi muito bem recebida por eles, que permaneceram atentos e curiosos com os bastidores da campanha eleitoral.
Ao final, quando divulgamos o resultado da eleição simulada, cada um explicou o motivo do seu voto e salientou como a imagem realmente interfere na escolha e como é importante analisar os outros aspectos dos candidatos.
Todas as atividades foram realizadas de forma bem próxima aos alunos, chamando-os a efetivamente realizar a Oficina conosco, de forma que a troca de conhecimento e informação fosse mútua.
Ao terminarmos, alguns deles falaram que tinham gostado bastante e perguntaram se iríamos outras vezes por lá. Fato esse que nos deixou bem satisfeitos e com a sensação de dever cumprido!


Terminada a oficina, espalhamos pelas paredes da escola os cartazes dos três candidatos fictícios com uma tarja por cima que fazia questionamentos como: “eleitor ou consumidor?” e “candidato ou produto?”, estimulando o pensamento crítico acerca do fato de o político ser tratado como produto de consumo durante as campanhas eleitorais. A campanha educativa teve também o objetivo de ampliar as discussões da oficina para os outros alunos/frequentadores da escola, em outros momentos.

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