domingo, 30 de novembro de 2008

Oficinas de leitura crítica da mídia e blog

Facilitadores: Alan Santiago, Bruno Reis e Débora Medeiros

Que quase todo adolescente tem orkut, independente de possuir um computad
or em casa, é fato: eles sempre dão um jeitinho de acessar a Internet, seja na lan house, na casa de amigos ou na escola. Porém, a quantidade de blogs mantidos por jovens é bem menor que a de perfis em sites de relacionamento, apesar das possibilidades que um blog oferece.

Pensando nisso, a equipe propôs uma parceria à direção da Escola Municipal de
Ensino Fundamental Professor Luís Costa, no bairro Luciano Cavalcante: durante um sábado inteiro, alguns alunos da escola participariam de uma oficina que não só os ensinaria a trabalhar com as ferramentas básicas de um blog como também despertaria seu senso crítico para os produtos da mídia. A vice-diretora, Eliane, se mostrou empolgada com a idéia, que estava em consonância com um projeto de incentivo à leitura implantado pela escola. Assim, no sábado, 29 de novembro de 2008, ela e a diretora, Márcia, abriram as portas da escola para a equipe e mais 18 alunos do 6º e do 7º ano. O resultado foi o blog Jovens na Escola, que fala sobre mídia, divulga notícias da escola e expõe os gostos de cada aluno.

Cronograma


MANHÃ:
Oficina de leitura crítica da mídia


8h - 8h20: Bloco de apresentação

Os facilitadores se apresentaram para a turma, falando um pouco sobre a própria vivência no curso de Comunicação Social, suas experiências profissionais e contatos com a mídia. Depois, pediram que cada aluno dissesse o próprio nome, idade e de que forma costuma se informar e se comunicar.
Objetivo:
Promover o
entrosamento entre a turma e conhecer os usos que os alunos fazem da mídia, para subsidiar as discussões teóricas.

8h20 - 9h: Primeiro bloco teórico
Foram abordadas os seguintes tópicos:
- o que é mídia;

- agenda social;

- critérios de noticiabilidade
;
- como os jornais fazem a cobertura dos casos, o que é e o que não é notícia, que elementos fazem uma coisa ser notícia e outra não.
Objetivo: Despertar um olhar crítico para os processos que estão por trás dos produtos midiáticos aos quais a turma tem acesso no seu dia-a-dia.

9h - 9h40: Dinâmica ''Júri Simulado'' A turma foi dividida em três partes, baseadas no funcionamento de um tribunal: acusação, defesa e júri. O réu? O papel da mídia no caso Eloá. A defesa deveria dizer por que considerava correta a atuação dos veículos de comunicação no desenrolar do caso, enquanto a acusação deveria apontar falhas nessa mesma atuação que tenham levado à tragédia que deu fim ao caso. Cabia ao júri mediar a discussão, fazendo questionamentos a ambas as partes e, ao final, dando seu veredicto, que também deveria ser bem fundamentado. A turma se envolveu bastante na dinâmica, ambos os lados apresentaram argumentos válidos e convincentes e os alunos que compunham o júri souberam levantar questionamentos tanto para a defesa quanto para a acusação, aprofundando o debate e se apropriando dos conhecimentos recém-adquiridos no bloco teórico.
Objetivo: Mobilizar a turma a expor as próprias opiniões, exercendo sua capacidade argumentativa.

9h40 - 10h: Intervalo para o lanche


10h - 10h10: Resultado e avaliação da atividade ''Júri Simulado''

O júri considerou que a mídia tinha tido uma atuação falha no caso Eloá, contribuindo para o seu desfecho. No entanto, também reconheceu a validade de um dos principais argumentos da defesa: é papel da mídia informar o que acontece e, portanto, buscar os fatos. Isso serviu de gancho para o segundo bloco teórico.

10h10 - 10h40: Segundo bloco teórico

Assuntos como s
ensacionalismo, espetacularização, e o que não é coberto pela mídia foram discutidos, ainda levando em conta o resultado do júri. Diebateram-se as formas como se dão as coberturas, como elas poderiam acontecer, e por que certas notícias, apesar de úteis, ficam de fora dos noticiários.
Objetivo: Demonstrar que é possível fugir das fórmulas sensacionalistas e que o público também desempenha um papel importante nesse processo, ao exigir coberturas mais responsáveis. Além disso, informar que os jornalistas devem seguir um Código de Ética e ser penalizados quando o Código é desrespeitado, pois isso pode acarretar repercussões graves na sociedade.

10h40 - 11h40: Confecção de painéis ''A mídia que temos/A mídia que queremos''
A turma se dividiu novamente em três equipes, cada uma responsável por construir painéis com recortes de revista e frases que ilustrassem exemplos de como a mídia se comporta atualmente e como eles gostariam que ela se comportasse.
Objetivo:
Sintetizar as idéias discutidas no bloco te
órico e lançar novas perspectivas sobre o que seria a "mídia ideal", na opinião do público.

11h40 - 12h: Apresentação dos cartazes e avaliação da atividade
Cada equipe explicou as idéias contid
as no seu cartaz e ouviu opiniões da turma.
Objetivo: Incentivar a troca de idéias entre os participantes.


TARDE: Construção de um blog da turma

13h -13h20: Bloco teórico ''O que é blog''
Os facilitadores f
alaram das possibilidades embutidas em um blog: falar para o mundo todo, instantaneidade, recursos multimídia, atualidade. Além disso, explicaram um pouco da dinâmica de funcionamento de um site nesse formato e suas principais vantagens para o internauta comum.
Objetivo: Revelar a possibilidade de o público interagir mais com a mídia, inclusive, expondo a própria perspectiva diante dos fatos, uma das utilidades do blog.

13h30 - 14h30: Exemplos de blogs e sites de notícias
A turma pôde navegar por alguns sites e perceber como eles funcionam. Cada aluno foi in
centivado a escolher uma postagem em um dos blogs que visitou para deixar um comentário.
Objetivo:
Levar os alunos a se familiarizar com o modo de funcionamento desses sites, que têm mecanismos diferentes dos sites de relacionamentos que a maioria costuma visitar. Ensinar a turma a deixar come
ntários nos blogs e, assim, interagir com o conteúdo postado por outros.

14h30 -15h: Intervalo para lanche


15h -15h30: Orientação para criação de um blog na plataforma Blogger

Os facilitadores criaram, junto com a turma, um blog no site blogger, explicando o processo passo-a-passo.
Objetivo: Incentivar a criação de blogs individuais e a manutenção do blog criado durante a oficicina.

15h30 - 16h30: Produção de conteúdo para o blog

Cada aluno ficou responsável pela criação de uma postagem para o blog, podendo escolher entre tema-livre, notícias da escola e mídia. As postagens poderiam contar com vídeos e fotos.
Objetivo:
Mostrar como funcion
a o editor de textos do blogger e ensinar os alunos a utilizar a busca de vídeos e imagens no Google, para depois inseri-los no editor de textos. Incentivar a autonomia dos alunos para manter o blog atualizado com conteúdo próprio e multimídia.

16h30 - 17h: Dinâmica de encerramento
Facilitadores e membros da turma se deram as mãos, soltaram-nas e se dispersaram pela sala. O objetivo era dar a mão novamente a quem estivera antes ao lado e voltar ao círculo anterior, trabalhando em conjunto.
Objetivo:
Destacar a importância da cooperação para alcançar metas em um trabalho coletivo como o blog criado durante a oficina.


Nenhum comentário: