domingo, 16 de novembro de 2008

OFICINA DE USO CRÍTICO DA MÍDIA

A oficina foi realizada no Colégio Estadual Presidente Humberto Castelo Branco, situado à Rua Irmã Bazet, 210 (próximo ao IMPARH). Foi ministrada pelas alunas Ana Clara Alves, Áurea Maria Macêdo e Rafaela Almeida, da disciplina Comunicação e Cultura. A oficina aconteceu nos dias 06 e 07 de novembro de 2008, das 8:00 às 12:00, com um total de 26 alunos, todos estudantes do 2º ano do Ensino Médio (que estiveram presente durante os dois dias).




Por problemas de estrutura, a oficina foi realizada no laboratório de informática, sem datashow. Mesmo assim, os alunos se mostraram bastante interessados e participativos, tornando a oficina muito produtiva. Apresentamos alguns tópicos sobre Comunicação e, em seguida, abordamos o tema da Responsabilidade Social com o objetivo de fazê-los compreender melhor as atividades que caracterizam a responsabilidade social/ambiental de uma empresa/ONG e o motivo da realização de projetos sociais. Em cada bloco, alternávamos entre teoria, dinâmica e atividade prática.

Durante o intervalo, com um lanche modesto oferecido por nós, muitos alunos permaneceram na sala expondo suas experiências e manifestando suas curiosidades.

A oficina foi bastante produtiva. Os alunos eram participativos e dinâmicos, gostavam de realizar as atividades e sempre traziam temas transversais. Vimos como é importante levar esse conteúdo para os estudantes de escolas públicas - principalmente pela precariedade de recursos dessas instituições - porque eles são interessados, atentos e questionadores, o que nos leva a destruir o estereótipo do aluno “desinteressado da escola pública”.



1º Dia – 06/11
Dinâmica de apresentação – 8h
Cada aluno diz o nome e se apresenta como se fosse uma empresa, justificando porque ele se parece com ela.
Objetivo: Saber quais os atributos da empresa (como realização de atividades esportivas, visão ecológica, práticas educacionais) são mais percebidos pelo consumidor e como esses atributos agregam valor a elas.
*Os alunos apresentaram as empresas que mais investem em propaganda, como Coca-Cola, Mc Donald’s e Nestlé.

Explanação sobre o objetivo da dinâmica e da oficina – 8:30h
Objetivo:
Atentá-los para o fato de as empresas estarem voltadas para as práticas de Responsabilidade Social e os benefícios que tais atividades trazem à comunidade, bem como agregam valor à marca.

Exposição do conteúdo teórico – 8:40h
Diferenciação entre Propaganda e Publicidade e como elas são utilizadas por instituições e pessoas. Aqui, falamos da ética (Código de Defesa do Consumidor) e de como a publicidade está direcionada (massiva e segmentada).
Objetivo: Fazê-los entender a diferença entre publicidade e propaganda e enfatizar a importância de se divulgar alguma coisa baseando-se nos códigos éticos.

Atividade prática – 9:10h
Os alunos foram divididos em grupos e cada um fez a publicidade de um produto ou criou uma propaganda.
Objetivo: Entender a linguagem utilizada na publicidade para chamar a atenção do consumidor e o cuidado que se deve ter em falar a verdade.

Reflexão e avaliação da atividade – 9:30h
Depois de apresentarem suas publicidades, discutimos sobre a importância de um bom discurso, da divulgação verdadeira dos benefícios de um produto e dos apelos subjetivos utilizados pelas empresas.
Objetivo: Fazê-los entender o processo de criação de uma publicidade e como o criador deve se atentar às funções reais do produto, sem enganar o consumidor ou confundi-lo.

Dinâmica – 9:45h
O feitiço vira contra o feiticeiro – cada aluno escreve num papel o que deseja que o vizinho faça. Depois que todos escreverem, cada um lê o seu papel e tem que fazer o que desejou que o vizinho fizesse.
Objetivo: Perceber a importância de avaliarmos o que desejamos para o próximo, com intuito de entendermos que não é bom desejar coisas ruins para alguém, pois outras pessoas também estão desejando coisas para nós.
*Foi muito interessante: alguns deles pediram que o colega falasse sobre algum tema da oficina, outros pediram que o colega dançasse.

Intervalo – 10h
Quase nenhum aluno saiu de sala. Alguns ficaram tirando dúvidas sobre a universidade, outros perguntando sobre nossas experiências.

Bloco 2
Exposição do conteúdo teórico – 10:30h

Definição de Responsabilidade Social, as práticas desenvolvidas pela empresa e qual sua importância para a comunidade. Apresentamos as atividades com o menor e o maior valor social agregado e quais as empresas que mais praticam a responsabilidade social.
Objetivo: Melhorar a compreensão sobre o assunto, evidenciando a diferença entre responsabilidade social e assistencialismo.

Atividade prática – 11:00h

Os alunos, divididos em grupos, são uma empresa, todas de setores diferentes, e fazem o planejamento de suas atividades sociais (realização de atividades educacionais, esportivas).

Avaliação da atividade – 11:30h
Discutimos sobre o planejamento de cada empresa e sua relação com o setor de atividade (papel – plantação de árvores).
Objetivo: Evidenciar a importância da responsabilidade social dentro da empresa a fim de amenizar os impactos por ela causados.

Fim das atividades -12:00


2º Dia – 07/11
Bloco 1
Discoforo – 8:10h

Ouvir a música dos Engenheiros do Havaí, “O Papa é Pop”.
Objetivo: Chamar a atenção deles para a letra da música – que fala do conteúdo midiático.

Reflexão sobre a música – 8:30h
Discussão sobre o conteúdo das notícias e como a mídia explora tais assuntos.
Objetivo: Levá-los a analisar o que eles consomem e quais assuntos deveriam ser abordados e não são.

Exposição do conteúdo teórico – 8:50h
Diferenciação entre Marketing Social e Marketing de Causa.
Objetivo: Compreender que algumas empresas praticam responsabilidade social de forma diferenciada.

Atividade prática – 9:30h
Os alunos formaram grupos e planejaram o apoio a uma causa ou discutiram a atividade de alguma empresa existente.
Objetivo: Fazer com que eles saibam diferenciar os dois tipos de atividades de Marketing.

Análise da atividade e perguntas sobre o tema – 9:50h

Intervalo – 10:15h


Exposição do conteúdo teórico – 10:40h
Falar sobre os diferentes tipos de mídias, a utilização destes pelas empresas e as inovações utilizadas por elas como forma de se aproximar cada vez mais do consumidor.
Objetivo: Analisar a escolha das mídias pela empresa como a mais adequada para determinada publicidade.
* Quando iriam ser apresentadas as imagens que ilustravam essa última parte, a escola teve um problema de queda de energia. O interesse demonstrado pelos alunos foi surpreendente, eles permaneceram na sala mesmo estando no escuro, discutindo os assuntos abordados em toda a oficina.

Atividade prática – 11:20h
Os alunos, em grupo, deveriam criar uma publicidade para a escola deles e adequar a uma determinada mídia, dizendo porque escolheram aquela.
Objetivo: Entender a escolha da mídia e fazê-los criar uma publicidade criativa, que se destaque dentre as demais.
*Com a falta de energia, fizemos uma discussão sobre: os tipos de mídia, a escola deles e a vida profissional, além de conversarmos sobre a oficina. Eles pediram para que realizássemos outras oficinas porque acharam muito interessante.

Avaliação da oficina – 11:50h
Os alunos fizeram uma exposição de tudo o que foi visto e deram a opinião de como foi a oficina.
Objetivo: Avaliação do nível de aproveitamento da oficina e possíveis melhoras no processo de elaboração destas.


Final das atividades – 12h

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