terça-feira, 18 de novembro de 2008

Oficina de Leitura Crítica da Publicidade

A oficina foi realizada no Colégio Municipal Filgueiras Lima, em Fortaleza-CE, nos dias 20 e 21 de outubro de 2008, pelos alunos de Comunicação e Cultura, Frederico Elias, Jaíza Chagas, Lahisla Vilar e Patrícia Bastos.As inscrições foram realizadas uma semana antes no próprio colégio. A oficina contou com a participação de 21 alunos das turmas de 3º ano do ensino médio e cursinho pré-vestibular.

Os alunos se mantiveram interessados e participativos durante toda a oficina, principalmente quando questionados a respeito da opinião deles sobre as propagandas que foram mostradas para ilustrar a teoria. Não foram necessárias muitas dinâmicas de concentração ou de estímulo à participação, pois os alunos estavam sempre prontos para discutir e realizar as atividades propostas.

Após uma breve apresentação de cada dos partcipantes,iniciamos uma exposição sobre a realidade da atividade publicitária e como está o mercado de trabalho para os profissionais dessa área, pois os alunos eram todos pré-universitários e estão no momento de escolher que carreira pretendem seguir. Alguns alunos se mostraram interessados em prestar vestibular para publicidade e se sentiram mais estimulados a fazer essa escolha.


Depois, foram feitas exposições teóricas sobre temas relacionados à publicidade, como técnicas de criação publicitária, legislação publicitária e responsabilidade social na propaganda. A maior parte do tempo foi utilizada para a exposição do conteúdo, que era comentado a cada ponto. Como exercício prático, dividimos a turma em duas equipes para que os alunos trabalhassem os conceitos aprendidos até o momento, através da criação e exposição de uma campanha para a própria escola, foi um momento muito dinâmico pois os alunos mostraram interesse e criatividade.

Durante os intervalos, foram fornecidos lanches levados pela equipe realizadora da oficina.Um momento que os alunos gostaram muit

o foi o momento de exposição e comentários sobre campanhas novas e antigas, muitas desconhecidas por eles e outras que eles tiveram a oportunidade de relembrar.

A oficina foi muito proveitosa tanto para nós que realizamos como para os alunos que demonstraram ter gostado muito e tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o fascinante mundo da publicidade.

1º dia

1ª parte: 8h às 10h

1) Apresentação da Oficina

Apresentamos aos alunos os objetivos da oficina e os conceitos que seriam trabalhados.

Tempo: 10 minutos

2) Apresentação dos Alunos

Nos apresentamos, como também cada aluno que além do nome e a turma da qual faz parte disse para que curso pretendia prestar vestibular no final do ano,e também se tinha algum interesse em publicidade ou jornalismo.

Tempo: 10 minutos

3) Bloco Teórico

Foram trabalhados os seguintes conceitos: A importância da publicidade na atualidade; diferença entre publicidade e propaganda; como funciona uma agência de publicidade; qual o perfil de cada profissional da publicidade; como é o mercado de trabalho.

Objetivo: fazer uma breve exposição de como funciona a publicidade e como é o trabalho dos profissionais dessa área.

Tempo: 40 minutos

4) Exercício Prático

Os alunos foram divididos em duas equipes de etiveram que trabalhar como em uma agência, onde cada um assumiu o papel de um dos profissionais de publicidade. Os alunos receberam os materiais (revistas, canetinhas, cartolina, etc.) e tiveram que soltar a criatividade confeccionando um anúncio para a escola.

Tempo: 40 minutos

5) Análise da Atividade Realizada

Cada equipe apresentou seu anúncio e explicou que mensagem eles tentaram passar a partir daí nós analizamos se estavam de acordo com a teoria exposta.

Tempo: 20 minutos

Intervalo: 10h às 10h20min

2ª parte: 10h20min às 12h20min

1) Dinâmica

Cada aluno disse qual a propaganda que eles mais gostaram de ver na televisão nos últimos dias.

Tempo: 20 minutos

2) Bloco Teórico

Foram trabalhados os seguintes conceitos: como a publicidade invade nossas mentes e nos persuade; técnicas de criação publicitária.

Objetivos: esclarecer os métodos utilizados pelos publicitários a fim de construir uma leitura crítica sobre a publicidade.

Tempo: 40 minutos

3) Exercício Prático

Os alunos serão divididos em equipes de quatro pessoas e criarão um texto publicitário para vender um produto de sua escolha.

Tempo: 40 minutos

4) Análise da Atividade Realizada

Exposição dos textos criados e análise de acordo com a teoria exposta.

Tempo: 20 minutos

2º dia

1ª parte: 8h às 10h

1) Bloco Teórico

Foram trabalhados os seguintes conceitos: legislação publicitária (CONAR, Código de Ética dos Profissionais de Propaganda, Lei do Direito Autoral, Código de Defesa do Consumidor).

Objetivos: esclarecer os alunos sobre os códigos que regulamentam a atividade publicitária e dos direitos do receptor da mensagem da propaganda.

Tempo: 40 minutos

2) Exercício Prático

Foram mostrados anúncios que foram censurados e cada aluno disse por que motivo cada um deles teve a sua veiculação proibida.

Tempo: 40 minutos

3) Análise do Exercício Prático

Cada aluno disse se concorda ou não com a proibição e o porquê para promover a discussão sobre a ética na publicidade.

Tempo: 40 minutos

Intervalo: 10h às 10h20min

2ª parte: 10h20min às 12h20min

1) Bloco Teórico

Foram trabalhados os seguintes conceitos: o que é e para que serve o marketing social; responsabilidade social na propaganda; merchandising social; publicidade das ONG’s.

Objetivos: mostrar aos alunos que as empresas, através da propaganda, buscam se aproximar da sociedade, que está cada vez mais consciente de seus direitos e dos deveres das corporações.

Tempo: 30 minutos

2) Discussão da Teoria

Discussão sobre a responsabilidade social na propaganda através da exposição de propagandas e de merchandising social em novelas.

Tempo: 30 minutos

3) Vídeo

Foram exibidas algumas partes do documentário “100 Anos de Propaganda Brasileira”.

Objetivos: concluir a oficina e a discussão sobre a importância da publicidade na sociedade atual.

Tempo: 40 minutos

4) Conclusão da Oficina

Análise por parte dos alunos sobre a oficina e a relevância dos conteúdos dados para a melhor compreensão e visão crítica da publicidade.

Tempo: 20 minutos

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