domingo, 16 de novembro de 2008

Oficina de Leitura Crítica da Mídia


Equipe: Edgel Joseph, Gabriela Meneses, Walber Góes

Os estudantes do curso de Comunicação Social – habilitação em Jornalismo – do VI semestre da Universidade Federal do Ceará, Edgel Joseph, Gabriela Meneses e Walber Góes compareceram à Escola de Ensino Fundamental Dom Manuel da Silva, no dia 21 de outubro de 2008, para realizar a Oficina de Leitura Crítica da Mídia, da cadeira de Jornalismo do Terceiro Setor, ministrada pela Profª Márcia Vidal.

Apesar da apreensão inicial em ter de lidar com 15 alunos da nona série, a equipe conseguiu interagir com as dificuldades de cada um, desde a leitura precária à falta de atenção. Ao início da oficina, foi feita uma dinâmica de apresentação, em que eles disseram o nome, a idade e o sonho profissional, além, é claro, das expectativas sobre o trabalho a ser realizado.

Logo depois, com o objetivo de fazer os alunos conhecer a rotina do jornalista e entender o que é produzido pelos veículos de comunicação, apresentou-se os principais segmentos da área: o jornalismo impresso (Edgel Joseph), radiofônico (Gabriela Meneses), televisivo (Edgel Joseph e Walber Góes) e via internet (Walber Góes). O lanche, bolo com refrigerante, veio em seguida, já que coincidiu com o horário do recreio.

Em folhas de ofício, foi colada uma fotografia aleatória de jornal para despertar a habilidade de escrita e formulação de uma notícia. Após dividir a sala em três equipes, os estudantes de Comunicação cederam 15 minutos para a elaboração do exercício prático. Concluído o tempo, um representante de cada equipe leu o que se imaginou sobre a foto. Os responsáveis pela oficina analisaram os textos e expuseram os erros de gramática e pontuação mais recorrentes. Mas, observou-se que eles têm noções, mesmo superficiais, do que é uma notícia.

O sociodrama, também feito em três grupos - uma equipe desistiu -, mostrou a realidade social na qual os alunos de escola pública estão inclusos. Os dois temas trabalhados foram a mentira como aliada da fuga da sala de aula e a desigualdade social. Aproveitando o clima descontraído, depois das “encenações”, foi distribuída a letra da música “Admirável Chip Novo”, da cantora Pitt, que fala sobre a submissão do público a um sistema hegemônico, no caso, os meios de comunicação. Depois de cantarem, os alunos discutiram a relação da música com a postura da mídia, preocupada, em geral, em impor mais do que ouvir.

A Oficina de Leitura Crítica da Mídia começou às 13h e se estendeu até 17h, contabilizando, portanto, 4 horas/aula.








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