quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Oficina de leitura crítica da publicidade

Apesar do bom número de inscritos, somente 7 compareceram efetivamente. A oficina começou com meia hora de atraso, pois esperávamos o restante dos inscritos. Como não compareceram, começamos às 8:30h.


Tudo correu dentro do previsto. Após a apresentação dos oficineiros e dos participantes, Jonas apresentou diversos slides sobre o histórico da propaganda, fazendo um passeio sobre sua história com diversos exemplos. Em seguida, Sara discorreu sobre o conceito de estereótipos, mostrando para os alunos o que isso significa e como é utilizado pela publicidade. Mostrou diversos exemplos de propagandas que fazem uso dessa ferramenta e propagandas que tentam fugir das figuras estereotipadas, como as campanhas da Dove e da Natura.



Em seguida houve atividade prática onde cada aluno recebeu um anúncio que continha uma figura estereotipada (mulheres magras e belas; homens bem arrumados e famílias felizes) onde tentariam recriar o anúncio utilizando uma figura não estereotipada, como por exemplo, não utilizando figuras magras, altas e bonitas. Refazer uma releitura do anúncio fugindo dos estereótipos que são tão comuns. Houve um intervalo para o lanche e logo depois eles apresentaram seus anúncios.



Na segunda parte da oficina o conteúdo teórico era sobre o fazer publicitário. Como se dá a criação de uma campanha, os diversos setores de uma agência, a elaboração de seus documentos até a campanha finalizada. O Rodolpho falou sobre atendimento, planejamento e produção. Mostrou como se dá a elaboração do briefing e do planejamento explicando os diversos itens. Sobre a produção, falou sobre os diversos tipos, produção áudio-visual, produção de fotografias e produção gráfica. Em seguida a Amanda falou sobre criação e mídia. Na criação ela abordou a Direção de Arte e a Redação e, no que diz respeito à mídia, abordou os diversos tipos de mídia, seus formatos e as noções de preços.



No encerramento, alguns alunos falaram coisas bem interessantes. A Ursulla via o fazer publicitário como algo fácil, que somente uma pessoa podia fazer todo o processo até chegar à campanha pronta, ela desconhecia os formatos das mídias e não sabia que todas têm um porquê de serem escolhidas. A Bruna acreditava que o mercado publicitário era um mercado pequeno, sem grande visibilidade e desconhecia o valor de dinheiro envolvido. Disse que quando via uma propaganda na televisão ficava dando palpite se gostou ou se não gostou e de como acreditava dever ter sido feito o comercial.




















Planejamento - Oficina de publicidade e propaganda
A oficina será realizada num sábado, no período manhã (previsão 8° de novembro). Serão 6 horas/aula e a oficina oferecerá 25 vagas. Será marcado um dia de inscrições e a divulgação da oficina será feita nas salas de aula das séries 9°, 1° ano e 2° ano.

Planejamento

8:00 às 8:30 - Dinâmica inicial

Apresentação dos membros.

O grupo será divido em duplas. Cada membro irá apresentar o seu parceiro de dupla dizendo seu nome, sua série e por que se interessou em fazer a oficina de publicidade e propaganda.

8:30 às 9:00 - Apresentação de conteúdo teórico

Uma análise dos estereótipos usados na publicidade. Conceitos utilizados:

· Publicidade e propaganda;

· Estereótipos;

· Estereótipos como ferramenta vastamente utilizada pela propaganda.

Metodologia: Aula expositiva de aproximadamente 30 minutos utilizando anúncios que são construídos com estereótipos. Ao final, mostrar como a publicidade pode fugir dessa construção, fazendo anúncios que não os utiliza.

Objetivos: Mostrar como a publicidade minimiza as diferenças, tanto psicológicas quanto físicas.

9:000 às 9:30 - Atividade prática

O grupo será divido em duplas. Para cada dupla será entregue um anúncio impresso com algum tipo de estereótipo (mulheres, homens, famílias, etc.). A idéia é que, utilizando-se de recortes de jornais, revistas e uma cartolina construa-se um anúncio, com base naqueles que foram entregues, onde os estereótipos são substituídos por figuras não estereotipadas.

9:30 às 9:50 – intervalo para o lanche

9:50 às 10:20 – apresentação dos anúncios feitos em dupla

10:20 às 11:30 – apresentação de conteúdo teórico

Como funciona uma agência de publicidade e seus departamentos (atendimento, planejamento, criação, mídia e produção), exemplificando como se dá cada processo dentro de cada departamento.

Metodologia: Aula expositiva de aproximadamente 40 minutos, mostrando o processo de desenvolvimento de anúncios através dos 5 departamentos da agência. Em cada um mostrar exemplos. Por exemplo: no atendimento será mostrado o briefing, no planejamento será mostrado o planejamento de campanha, na criação, a direção de arte e a redação e assim por diante.

Objetivos: Identificar a complexidade do fazer criativo e mostrar como se estrutura uma agência.

11:30 às 12:00 – encerramento

Dinâmica de grupo. Indagar aos participantes como eles avaliam a oficina, mostrar nosso ponto de vista em relação ao andamento da oficina e distribuir os certificados.


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