domingo, 30 de novembro de 2008

Oficina de Leitura Crítica da Publicidade

A Oficina “Publicidade no Cinema” foi realizada na Escola de Ensino Fundamental Centro dos Retalhistas no dia 28 de Novembro pelos alunos Renan Ayala, Rayana Vasconcelos, Liana Oliveira e Gessyca de Oliveira, da disciplina Comunicação Comparada, do curso Comunicação Social (habilitação em Publicidade e Propaganda), da UFC.
As inscrições ocorreram no dia 25 de Novembro, durante a visita que Rayana e Renan fizeram às duas turmas da 9ª série da manhã, com um total de 39 alunos inscritos (apesar da restrição inicial de 25 vagas), mas compareceram apenas 19 interessados na oficina que se realizou de 13:30h à 17:30h.

O contato com os alunos iniciou-se com uma apresentação da equipe e do que seria abordado durante as 4 horas seguintes. Em seguida, foi realizada uma apresentação pessoal de cada aluno, que expôs o que o motivou a participar da oficina. Essa foi uma rápida análise da primeira impressão que tinham sobre o tema: acharam o tema interessante e se mostraram bastante curiosos.
Após essa apresentação, os alunos foram encaminhados para a biblioteca, já liberada para a oficina, da qual dispomos de equipamentos técnicos necessários à concretização da mesma.
Já bem acomodados no novo ambiente, Renan pode iniciar a oficina com uma explanação de como surgiu a publicidade, para contextualizar os alunos. Ainda nesse sentido, explicou a diferença entre Publicidade e Propaganda, assim como também a estrutura de uma Agência de Publicidade. Nesse momento, os alunos mostraram-se bastante interessados a respeito de todos os setores, destacando-se a curiosidade a respeito do setor de mídia, com bastante perguntas sobre preços, veiculações, público-alvo de veículos. As curiosidades e dúvidas foram respondidas através de vários exemplos de anúncios. Nesse momento, percebemos o pouco conhecimento dos alunos a respeito da Publicidade: alguns não sabiam, por exemplo, diferenciar um anúncio de uma matéria de revista.
Depois de curiosidades despertadas e dúvidas esclarecidas, foram distribuídas revistas a todos os alunos, que foram estimulados a escolher o anúncio que mais lhe chamava a atenção e que despertava neles a vontade de comprar o produto anunciado. Essa ação foi seguida de uma explicação, por cada aluno, do porquê da escolha. Percebemos que a beleza das imagens era o que mais lhes chamava a atenção, principalmente imagens com modelos do sexo feminino (a saber: a maioria dos participantes da oficina eram garotas).
Em seguida, Gessyca expôs um breve histórico do cinema, com exemplos de filmes que marcaram cada época. A hora do recreio coincidiu com a hora do intervalo que daríamos para os alunos lancharem. Servimos como lanche pipoca e refrigerante, bem no clima de cinema. Ao retornarem, realizamos uma dinâmica de concentração com os alunos, na qual continuariam uma história iniciada pelo Renan, ambientada no cinema: “Eu fui ao cinema e...”. Depois dessa inserção divertida dos alunos novamente no tema, Liana expôs a história do surgimento do trailer e sua trajetória ao longo dos séculos XX e XXI, o que serviu como uma contextualização da junção da linguagem publicitária com a cinematográfica. Durante essa exposição foram exibidos diversos trailers de filmes famosos, o que chamou bastante atenção dos alunos.
Depois de contextualizados, Rayana falou sobre o mercado de publicidade no cinema, as vantagens de se utilizar o cinema como mídia, como é o processo de compra de espaços, e sobre merchandising. Durante essa exposição, os alunos fizeram muitas perguntas, principalmente sobre merchandising - como é veiculado, o que pode ser considerado merchandising e o que não pode, a popularização do termo, entre outras dúvidas - esclarecidas pelos ministradores da oficina. Aliás, os membros da equipe sempre participavam de todas as exposições, ajudando uns aos outros com algumas observações interessantes e complementares, uma vez também que eram muitos alunos fazendo muitas perguntas ao mesmo tempo. Para enriquecer a apresentação, Rayana apresentou cenas de filmes (Velozes e Furiosos, Se eu fosse você, O Diabo veste Prada) em que os alunos deveriam observar e apontar os momentos em que aparecia merchandising de marcas famosas, aguçando, assim, o poder de observação dos estudantes.
Este último tópico foi importante para dar conhecimentos aos alunos para a próxima etapa da oficina, que foi a produção de um roteiro de uma cena de filme, onde teriam que inserir o merchandising de um produto.
Após dadas noções básicas de como se produzir um roteiro, os alunos dividiram-se em equipes para a produção do roteiro. Após esse exercício, cada equipe apresentou seu roteiro através de encenação. Notamos que os alunos souberam sintetizar tudo o que aprenderam durante a oficina, com a criatividade contextualizada por seus estilos e hábitos.
Para essa etapa da oficina,os alunos foram transferidos para a sala na qual iniciamos a oficina. A despedida foi calorosa, e os alunos mostraram que a oficina foi produtiva, mostrando interesse em participarem de novas oficinas ministradas pelos alunos do curso.
Ao longo da oficina, observamos a sua importância para os alunos no que diz respeito à sua capacidade de observação e crítica em relação à publicidade que está sempre presente na vida deles. Com certeza, depois de toda a exposição realizada pela equipe, os alunos assistirão aos filmes com outros olhos, além de transmitirem o que aprenderam a outras pessoas. Uma tarde enriquecedora para os alunos e para os membros da equipe, que tiveram um retorno positivo e gratificante.



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