quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Oficina de Leitura Crítica da Publicidade



A oficina foi realizada no Colégio Eudoro Corrêa, em Fortaleza-CE, no dia 1° de Novembro de 2008, pelos alunos da disciplina de Comunicação e Cultura do cueso de Comunicação Social, com Habilitação em Publicidade e Propaganda: Pedro André Fialho, Felipe Augusto Dias, Everton Carvalho e Yuri Lobato. .As inscrições foram feitas a partir do dia 20 e finalizaram-se no dia 31. A oficina contou com a participação de 34 alunos das turmas de 1º, 2° e 3°ano da escola.

Foi muito interessante a freqüência dos alunos em pleno Sábado a tarde, interesse esse que não foi demonstrado apenas pelo bom número de alunos, mas também pelo tamanho interesse que os alunos demonstraram, sempre opinando, tornando o clima da oficina o mesmo de um tranqüilo bate-papo. A diretora se mostrou solícita o tempo todo, pois viu que essa atitude era muito importante para seus alunos. O único obstáculo encontrado é que no dia da oficina, fomos recebidos apenas pelo segurança, só as salas estavam abertas, isto impossibilitou a reprodução do DVD preparado por nós com propagandas que ilustrariam os assuntos abordados.
Começamos nos apresentando e pedindo para que cada aluno se identificasse. Iniciamos a oficina explicando a diferença entre os termos publicidade e propaganda, logo em seguida perguntamos a eles se eles achavam a publicidade uma ferramenta boa ou perversa, expondo os pontos de vistas dos teóricos Jean Baudrillard e Gilles Lipovetsky. Logo depois apresentamos os setores de uma agencia e os profissionais que nelas trabalhavam. Alguns alunos achavam que a agencia se resumia a criação. Depois explicamos o caminho de uma idéia até a sua veiculação. Mais adiante falamos sobre Merchandising. Essa parte foi muito importante, pois os alunos achavam que Merchandising era apenas aquela “intromição” de um anuncio na programação da televisão, nos dando a chance de explicar o merchandising girava principalmente em torno de ações em ponto de vendas. Depois falamos sobre algo muito em voga na publicidade hoje em dia: a Responsabilidade Social e para finalizar a primeira parte falamos de Marketing e seus tipos.

Durante o intervalo, foram fornecidos lanches das Panificadoras Érica (ressaltamos a marca para simular uma ação de merchandising, muitos alunos comentaram sobre isso), trazidos por nós mesmos, da equipe.

Depois do lanche, demos alguns materiais e dividimos os alunos em algumas equipes; pedimos para eles fazerem campanhas que de certa forma envolvessem o ambiente escolar ou algo que girasse em torno de uma questão ambiental/educativa. Com essa atividade os alunos demonstraram bastante criatividade e viam as campanhas, feitas por eles mesmos com uma visão mais técnica.



A oficina foi muito importante para alguns alunos se decidirem sobre o caminho a seguir em suas vidas e para nós que sentimos algo muito bom: o sentimento de gratificação por passar um pouco de nosso limitado conhecimento, para algumas pessoas que precisavam de alguma diretriz para decidir o que fazer da vida.






CRONOGRAMA

Apresentação Equipe/Alunos - 13:30

Introdução à Publicidade - 13:40

Estrutura da Agência - 14:00

Merchandising - 15:00

Responsabilidade Social x Publicidade - 16:00

Marketing - 16:30

Intervalo - 17:10

Atividade Prática - 17:30 às 18:20

Nenhum comentário: