segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Oficina de Comunicação Básica

As demandas da sociedade em relação a faculdade são imensas, e nesta cadeira tivemos a oportunidade de devolver a população todo o incentivo que eles nos dão para podermos receber e desenvolver conhecimento. Também podemos testar nossos conhecimentos em relação a todos esses anos de esudos árduos e cansativos, porém não menos gratificantes.

Nossa turma recebeu o desafio de levar à instituições sem fins lucrativos qualquer um resumo de nossa faculdade, o que não é fácil. Teriamos que delimitar um tema em específico dentro do nosso campo de conhecimento e repassá-lo a essa instituição. O tema escolhido por mim e por meus colegas foi um resumos básico de comunicação visual. Escolhemos esses tema pois notamos um grande "anafalbetismo visual" [segundo Donis A. Dondis] e nos sentimos na obrigação de ensinar a essas pessoas uma melhor forma de se expressarem com comunicados qualquer, seja ele uma simplas carta até mesmo um grande cartaz da instituição.A instituição escolhida para poder se trabalhar foi o NAISCA.

O NAISCA é uma entidade sem fins lucrativos, fundada por iniciativa de pais, profissionais, amigos e responsáveis por crianças e adolescentes com siíndrome de dawn. Seu site é: www.naisca.org.br

A oficina foi ministrada às organizadoras da instituição para que elas possam transmitir corretamente as informações da instituição a quem elas quiserem. E, quando recorrerem a terceiros, que elas possam avaliar e saber se o que elas pagaram está correto ou não e apontar o erro.

A ofinica teve como objetivo: ensinar aos participantes como fazer comunicados em geral. Como conteúdo teve: explicar o conceito de comunicação dentro do contexto da oficina; mostrar e explicar o atual modelo comunicacional; explanar rapidamente sobre marketing e mostrar os 4P's; ensinar como fazer uma "boa publicidade"; mostrar as bases do design gráfico [planejamento visual] e sobre cores na comunicação.

A metodologia aplicada foi: distribuição de mini-apostilas com o conteúdo da oficina; aulas de explicações sobre o conteúdo; análises de peças comunicacionais; criação de anúncios/comunicados e análise posterior. A aferição de resultados foi feita através da análise do material criado pelos alunos da oficina.

A oficina foi dividida em duas partes devido a disponibilidade de tempo de ambas as partes envolvidas. A primeira parte da oficina [ministrada por Thiago de Sena] foi aplicada na quarte-feira, dia 12 de novembro, as 19 horas. Foi ensinado a 5 mulheres as bases comunicacionais: delimitação do termo comunicação para efeito da oficina; explicação de modelo comunicacional e como ele se aplica na prática; explicação da ligação ente comunicação, marketing e os 4P's; como comunicar bem [o que comunicar, para quem comunicar, onde comunicar, como comunicar e como aferir os resustados da comunicação]; regrinhas básicas para um boa comunicação [ser simples, direto, só falar o essencial, etc]. A segunda parte [ministrada por Mayara Brito e Rafael Salvador] no domingo, 30 de novembro. Foi explicado a função das cores e seu significados na comunicação e ensinado as bases do design gráfico [proximidade, alinhamento, contraste e repetição]. Dessa forma, juguo-se válido a proposta de ensinar a teoria de uma boa comunicação [primeira parte da oficina] e a prática de como colocá-la, literalmente, no papel.

A aferição do resultado da oficina foi visto ao longo das própria aulas, pois as alunas traziam material que elas tinham feito anteriormente e como depois da oficina elas haviam mudado o este material. Foram mostrando o que elas haviam percebido de errado e elas mesmo questionavam agente como poderia ficar melhor. Apontamos os acertos e parabenizamos-as e depois mostramos os erros e ensinamos uma melhor forma de fazer.

A alunas mostraram-se bastante interessadas em receber o conhecimento e perguntavam bastante. As oficinas chegaram a duras cerca de 3 horas cada devido as dúvidas e análises de peças, constituindo um total de cerca de 6 a 7 horas de oficina [juntando os 2 dias].

Ao fim do último dia, fomos bastante agradecidos pelo conhecimento transmitido. Elas se mostraram bastante felizes de estarem agora áptas a fazer uma comunicação simples, porém bastante eficiente.

Foi bastante gratificante fazer essa oficina. Nós nos sentimos valorizados e realmente testados em relação aos nossos prórpios conhecimento. Agradecemos aos professores Márcia Vidal e Ana Cesaltina por essa oportunidade e pelas devidas orientações. Abaixo algumas fotos do evento:


























Peça criada para divulgação da instituição [banner]:

Nenhum comentário: