terça-feira, 2 de dezembro de 2008

PROJETO Ypsilon

por Andrei Bessa, Débora Moreira e Luciana Gomes





O 1° contato com o projeto Ypsilon de Riso, Sorriso e Saúde

Primeiramente, para entender a dinâmica do grupo começamos por pesquisá-lo através dos seus veículos de comunicação exterior, por exemplo: o Blog do projeto Y (http://www.projetoy.blogspot.com/); sua comunidade no Orkut (http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=2194907). Basicamente, mas muito basicamente, o grupo é: Um projeto de Extensão da Universidade Federal do Ceará que agrega acadêmicos de medicina, enfermagem e psicologia num trabalho de clowns em Hospital.
A partir disto, tudo é a luta (e prazer) para comprovar sentimentos e o quanto eles contribuem efetivamente para a melhora da saúde de crianças além de levantarem a alta estima dos que esperam atendimento nos corredores frios do hospital. E então, “eis que surge das sombras dos clowns um punhado de jovens que teimam em falar a língua do Y”, assim, eles se definem.




17 de outubro 2008
Em uma sala da faculdade de Medicina (UFC) nos reunimos com o grupo a pauta era: Saber qual a demanda do grupo relacionada à comunicação; havia dificuldades quanto a isto? Quais eram? Dias e horários idéias para começarmos a captar imagens e entrevistas para o vídeo “institucional”, documental proposto por nós (Andrei, Débora e Luciana) ao projeto Y.
E foi nos passado que um dos principais objetivos do Y é promover a humanização da medicina, principalmente, entre os estudantes de medicina. E, vimos que o vídeo seria mesmo um bom instrumento de apresentação do projeto Y que é um grande exemplo para os que não sabem como fazer de fato essa humanização da medicina discutida no meio acadêmico.
Neste, mesmo dia já começamos a capturar entrevistas e a planejar a forma de entrar no hospital com o equipamento audiovisual, as autorizações que precisaríamos para isto, contatos e etc.






24 de outubro 2008

Pela manha viabilizamos as autorizações para gravarmos as visitas dos palhaços (Dr. CenÔra e Dr. Gagólogo) no hospital e, principalmente, na enfermaria da pediatria.
Voltamos a tarde (horário das visitas) e gravamos o trajeto dos palhaços no Hospital Walter Cantídio até a pediatria. Além de acompanhar a visita, fizemos entrevistas com mães e funcionárias do hospital, entrando para o documentário o depoimento de Lucira de Lima Flourenço (mãe de uma paciente) e da enfermeira chefe da pediatria, Eliana de Goes Resende.
Enquanto isto, planejávamos uma mini-oficina para os integrantes do projeto sobre comunicação visual e noções básicas para promoverem e usarem melhor as ferramentas de comunicação externa.



4 de novembro 2008
Reunimos-nos com a coordenadora do projeto Y (Profa. Dra Maria de Fátima Vitoriano de Azevêdo), na faculdade de medicina, conversamos sobre o projeto e sobre suas experiências na busca por unir ciência e arte; por fim, captamos seu depoimento para o vídeo.




13 de novembro 2008
Gravamos no estúdio da Comunicação (UFC) a música do projeto Y, composta e cantada por Johann Vargas aluno de medicina e admirador do projeto. Musica:

Ser palhaço (em Y)
http://video.google.com/videoplay?docid=-1326726222005965734
Maquiagem e balões
Suas graças, diversões
E assim vai o palhaço
Outra visita começar.

Quantas crianças pra falar
E brincadeiras pra brincar
Contar estórias, fazer teatro
E aliviar o cansaço.

E se um sorriso não brotar
E o palhaço desmoronar
Lembrar-se-á, em meio a lágrimas,
A missão deve continuar.

Transformar dor em sorriso
E beijos a lançar
E segue o palhaço
Especialista do abraço.
Outros corações a visitar.

(música composta por Johann Vargas)


10 à 19 de novembro 2008

Período de edição do vídeo documental do Projeto Y. E, fechamento do plano para a mini-oficina para promoção e melhor divulgação do projeto.


28 de novembro 2008


Apresentação do vídeo aos integrantes do projeto Y (feedback do grupo)


Mini-Oficina (resumo: dicas para o blog, usando o Youtube, comunicação visual dos folder de apresentação do projeto):
Conteúdo Programático:
- Breve conhecimento dos princípios da Publicidade
- Introdução a Mídia Alternativa: Espaços Alternativos x Ações alternativas.
- Ferramentas úteis:
Veículos convencionais (TV, Jornal, Rádio...) – a importância de um bom release; Internet como alternativa eficaz e barata (mala direta x spam, You Tube, Orkut, ...); Cartazes e panfletos: vantagens e desvantagens;
- A importância de focar o público alvo.
- Publicidade ideal: Boca a boca - bases para aproveitar o máximo em marketing viral (buzz marketing).


Exibições do Vídeo:

- You Tube, sendo divulgado no blog e comunidade no Orkut do Projeto Y, além de comunidades relacionadas com o projeto (medicina, enfermagem, psicologia, arte terapia, palhaços, entre outras)

- Lançamento na festa cultural “Entra e Sai” – curso de medicina
Data: 28/11/2008
Horário: 18h
Local: Centro de convivência da Medicina

- Seminário "Informação e Responsabilidade Social: o papel do bibliotecário nas organizações"Data: 05/12/2008Horário: 16:00 às 20:00Local: Auditório da Biblioteca do Centro de Humanidades

- II Seminário de Abordagem Centrada na Pesquisa.
Data: 05/12/2008
Horário: 18h
Local: Interarte Cultura Alemã

- Semana de recepção:
Exibição para os alunos dos cursos de medicina, enfermagem e psicologia.

- Semanas de Medicina, Enfermagem e Psicologia


Artes gráficas
Álém da realização do Vídeo e da Oficina, também refizemos o layout de algumas peças gráficas do Projeto Y, no caso o cartaz de divulgação da campanha de Natal e o Folder que o Projeto Y distribui em seus eventos:
Cartaz de campanha de doação de briqnuedos

folder - externo

folder interno

Nenhum comentário: