terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Oficina de Leitura Crítica da mídia e de Jornalismo Impresso





Produzida por: Artur Pires, Darlano Dídimo, Marina Rosas e Lívia Rosas

Por meio de uma parceria com a ONG AGUA, Associação dos Amigos da Arte de Guramiranga, que existe desde 1992, uma oficina de leitura crítica e uma oficina de jornalismo impresso com o objetivo de incentivar, nos alunos da Ecos, Escola de Comunicação da Serra, que também funciona na mesma Associação, uma aproximação ainda maior com essa prática que sabemos ser de uma importância fundamental para a sociedade.

Durante dois finais de semana, os estudantes, que em sua maioria freqüentam o Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade, tiveram contato com discussões sobre as polêmicas que circundam o jornalismo, como o caráter de democratização, o qual ainda permanece distante do ideal. Eles puderam refletir também sobre o critério de noticiabilidade no jornalismo, seus benefícios e malefícios.

Durante à tarde de sábado, já começamos a oficina de jornalismo impresso, que teve como objetivo a produção de um jornal de 4 páginas escrito pelos próprios alunos da Ecos. O “Jornal Ecos”, que tinha sido produzido há alguns anos, foi reformulado tanto do ponto de vista editorial como gráfico. A proposta era divulgar matérias relacionadas ao universo do Maciço de Baturité. No total, 10 alunos participaram dessa produção. Para isso, eles tiveram aulas de redação de notícias, de produção de pauta, de técnicas de entrevista, de jornalismo opinativo, noções de diagramação e de fotojornalismo. A idéia é de que o jornal se torne uma produção mensal feita pelos estudantes da Ecos.


Ao longo dos dias 15, 16, 29 e 30 de novembro, pudemos não só ensinar, mas também aprender significativamente sobre o quão importante é a realização de oficinas de jornalismo comunitário, promovendo o direito universal de se comunicar.







Cronograma

Sábado – 15/11/2008

LEITURA CRÍTICA DA MÍDIA (4h)

8h: Dinâmica de Apresentação – 30min
Para iniciar a oficina, os alunos tinham de sortear um pedaço de papel onde tinha escrita uma palavra relacionada ao universo do jornalismo. Eles deveriam dizer os seus nomes, o motivo de estarem ali e definirem o que achavam ser aquele termo.

8h30 Bloco Teórico: agenda setting, newsmaking – 1h
Foi explicado aos alunos não só a definição dessa teoria, mas também como elas podem influenciar nas escolhas das matérias que vão ser divulgadas diariamente pelos veículos de comunicação. Foi mostrado também o quanto esses critérios são criticáveis e de que eles podem sim impedir a pluralização de vozes na mídia.

9h30 – Exibição de trecho de “Muito além do Cidadão Kane”

10h - Exercício: análise de matérias – 1h
Com base no espírito crítico já criado pelos alunos depois das explicações, eles deveriam analisar algumas matérias de revistas de circulação nacional, como Veja, Carta Capital e Época.


11h - Bloco Teórico: democratização, comunicação comunitária e alternativa – 1h
Foi explicado o significado de cada termo acima e a importância de sua promoção na sociedade. Posteriormente, foram mostrados vários exemplos de jornais alternativos já veiculados para mostrar exemplos do tipo de produção que eles teriam de fazer nos próximos dias.

ALMOÇO

OFICINA DE JORNALISMO (20h)

14h - Dinâmica de aquecimento – Autodiagnóstico - 30min
Divididos em três grupos, os alunos deveriam fazer uma análise dos pontos positivos e negativos de Guaramiranga e da Ecos, Escola de Comunicação da Serra. A intenção também era gerar discussões que poderiam levar a escolha de alguma pauta a ser produzida para o jornal.

14h30 Bloco Teórico: lead, nota x notícia – 1h
Aqui foi explicado o que é o lead e como ele deve ser feito. Foi também ensinado o que era uma notícia e que elementos a caracterizam como tal.

15h30 - Exercício: Agostinho – 1h
Foi realizado o exercício, do qual fomos “vítimas”, feito pelo professor Agostinha Gósson. Os alunos receberam uma folha com uma entrevista e a partir daí, tinham de montar uma notícia.

16h30 - Avaliação do exercício – 30min

17h – Projeto Editorial - 1h
Começamos a discutir sobre que jornal os alunos desejavam fazer. Ficou decidido que ele teria como abordagem o Maciço de Baturité.




Domingo – 16/11/2008


8h - Dinâmica: vídeos engraçados – 20 min
Foram exibidos vídeos sobre situações desconcertantes que já aconteceram em programas e televisão para descontrai os alunos.

8h30- Bloco Teórico: técnicas de entrevista– 1h
Foram ensinadas inúmeras técnicas de entrevista que poderiam ajudar no processo de produção das matérias do “Jornal Ecos”.

9h30 - Dinâmica: entrevistas com personalidades – 1h
Para testar o que tinha acabado de ser aprendido, os alunos tiveram de entrevistar cada um de nós, como se fossemos personalidades.
Sandy (Lívia), Nayara Silva (Marina), Barack Obama (Artur) e Bernardinho (Darlano)

10h30 - Bloco Teórico: escolha do tema, pauta, produção – 1h30
Foi explicado o que é uma pauta, como o seu tema é escolhido, que informações ela deve conter e como a produção deve ser feita. Os alunos tiveram trinta minutos para pesquisarem um tema na Internet e realizarem uma falsa pauta.


ALMOÇO

14h - Dinâmica de Aquecimento – Sociodrama -20min

14h30 - Bloco Teórico: tipos de reportagem – 1h
A tarde foi iniciada com a explicação dos diversos tipos de reportagem existentes e a diferença de reportagem e notícia.

15h30 - Exercício: transformar em reportagem a história da Chapeuzinho Vermelho – 1h
Os alunos produziram uma reportagem a partir dessa história de conhecimento universal. Esse exercício mostrou como podemos dar destaque a diferentes acontecimentos da história, por mais conhecida que ela seja.

16h30 - Módulo: REUNIÃO DE PAUTA – 1h30
Aqui definimos de quais editorias seria constituído o jornal. Depois disso, as dividimos e, a partir daí, decidimos quais reportagens seriam produzidas.


Sábado – 29/11/08


8h – Dinâmica - Disco Fórum – 10min
Teve como objetivo gerar o espírito crítico dos alunos sobre uma música.

8h10 – Bloco Teórico – Opinião – 1h
Aqui vários gêneros de jornalismo opinativo foram explicados, como editorial, artigo, crônica, resenha, coluna, e charge.

9h10 – Noções sobre fotojornalismo – 1h
Foram ensinadas algumas técnicas de fotojornalismo,sem entrar em grandes detalhes, foram expostas algumas questões éticas que envolvem a prática e foram mostradas fotos históricas.

10h10 – Entrega Textos – 1h50
Os alunos nos entregaram os textos das matérias, as quais tiveram duas semanas para produzir. Todas as correções foram feitas com a presença de cada aluno. A idéia aqui era apenas analisar o aspecto estrutural do texto, mas manter o conteúdo escrito.

ALMOÇO

14h –Diagramação do “Jornal Ecos”.
Durante todo o resto da tarde e a manhã de domingo foi realizada a diagramação do jornal com a presença dos alunos. Eles tiveram contato com o programa Adobe Indesign, que será utilizado para produzir o periódico. O objetivo era de que eles aprendessem todas as suas ferramentas para que pudessem passar a fazê-lo de forma independente.

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