terça-feira, 17 de junho de 2008

RELATÓRIO OFICINA DE LEITURA CRÍTICA NA PUBLICIDADE



A oficina foi realizada na Escola Pública José Bezerra de Menezes, localizada na Rua Anário Braga S/Nº - Bairro de Antônio Bezerra, com a participação de 13 alunos.

A escola conta com 10 salas de Ensino Médio nos turnos da manhã e tarde. Os inscritos vieram do turno da manhã, entre o Segundo e o Terceiro Ano onde a oficina foi divulgada.

Os participantes tinham entre 17 e 20 anos.

A oficina foi realizada dia 24 de maio na sala de vídeo da escola. Colaboraram para a realização os coordenadores.

A oficina começou às 8 da manhã de sábado e terminou ao meio-dia. Nos primeiros quinze minutos foi realizada uma dinâmica de apresentação na qual cada participante pegou uma bala e tinha que encontrar outra pessoa com a mesma bala. A dupla conversaria e no final todos deveriam apresentar seus pares para a sala. O intuito dessa dinâmica foi integrar os participantes, deixando-os mais à vontade.

Depois, houve a apresentação da parte teórica, onde foi explicado aos alunos os conceitos de publicidade e propaganda e como funciona a agência de publicidade e o mercado de trabalho.

Como introdução para a apresentação dos conceitos de publicidade e propaganda foi feita uma pesquisa para saber se os participantes viam comerciais, se compraram os produtos e o que acham da publicidade brasileira. As opiniões foram diversas, desde os que não se acham influenciados pelas propagandas e pelos os que assistem os anúncios e compram produtos baseados neles.

Depois, às 10 horas da manhã, os participantes receberam o lanche ofertado pela própria equipe.

Vinte minutos depois, fizemos a apresentação de como a mulher é representada na publicidade desde os anúncios mais antigos até atualidade. Os alunos discutiram suas visões sobre o assunto e várias propagandas impressas e vídeos foram mostradas.

Em seguida, os participantes fizeram a atividade de leitura crítica da mulher na publicidade através de anúncios escolhidos por eles nas revistas ofertadas pela equipe organizadora da oficina. Cada aluno apresentou e deu sua opinião sobre a escolha do anúncio.

As últimas considerações tiveram como tema o vestibular. Foi detectado que os alunos não possuem muita informação sobre os cursos, as inscrições, o mercado de trabalho e a universidade. Esse será o foco para a campanha educativa para incentivar os alunos da escola a fazerem o vestibular como forma de garantirem um futuro promissor.

Nenhum comentário: