domingo, 15 de junho de 2008

CAMPANHA EDUCATIVA - COLETA SELETIVA

Desenvolvemos um trabalho sobre Coleta Seletiva indo à raiz do problema, que é o lixo! Poderíamos começar pelas casas das pessoas ou outros lugares, tentando conscientizar a população de uma "só vez". Mas o problema é bem maior e tem efeitos maiores também. Foi então que decidimos começar pelo lado bom da coisa. Quem coleta esse lixo? Como? Por quê? Em que condições? Afinal, nada melhor do que conversar com catadores de lixo para entendermos melhor como se dá esse processo da coleta, do lixo urbano.Para isso escolhemos a ASCAJAN( Associação dos Catadores do Jangurussu) para nos orientar, por se tratar de um grande centro de recebimento e armazenagem de lixo, além de gerar milhares de empregos para pessoas que antes estavam desempregadas, além de contar com uma estrutura capaz de agregar tudo isso.
A partir daí, conseguimos informações importantíssimas que auxiliariam nosso trabalho( como o caminhão da coleta que basta ligar que ele passa na rua solicitada para recolher o lixo e separá-lo) de conscientização por um ambiente melhor. Por se tratar de uma campanha ainda nascente, resolvemos atingir um local mais restrito.Foi daí que surgiu a idéia do Centro de Humanidades 2, no Campus do Benfica. A idéia também se valeu de uma campanha de coleta seletiva que estava ocorrendo no mês de maio e junho desse ano na Faculdade de Economia , Administração, Atuárias e Secretariado(FEAAC). Apesar de louvável , a campanha apresentava alguns defeitos que iam desde a divulgação até a restrição na lixeira de coleta seletiva(apenas papel). Foi pensando nisso tudo que desenvolvemos uma campanha voltada para o CH2 de forma atrativa, colorida e interessante, tentando sempre fugir da mesmice das campanhas de reciclagem ou coleta seletiva, enaltecendo sempre o caráter ambiental e ainda colorido da coleta.






Para isso dividimos a campanha em duas:

1) BUZZ MARKETING: Cartazes com apenas formas de materiais como garrafa de vidro, pet, latinha de refrigerante e livro simulariam um recorte no cartaz, como se tivessem sido colocados na lata de lixo com sua respectiva cor de coleta, simbolizada pela cor de fundo do cartaz( Plástico= Vermelho; Amarelo= Metal; Verde= Vidro; Azul= Papel). Esse Buzz Marketing serviria para causar burburinho no meio acadêmico, uma vez que só seriam divulgados a princípio esses cartazes com a frase CORES DE UM MUNDO MELHOR e uma mídia Alternativa, para então iniciarmos de fato a campanha de coleta seletiva.
A mídia Alternativa seria uma cadeira de garrafas PET colocada no famoso "Ventinho"(local onde as pessoas entram na faculdade ou descansam após o almoço e etc). Ela seria colocada lá e seria uma forma de ligar os cartazes divulgadas à idéia dela: Coleta Seletiva. Através desse link tentaríamos mexer com a comunidade acadêmica, que veria na cadeira uma conexão com os cartazes.
2) CAMPANHA EDUCATIVA:

Através da criação do Projeto RECICLA UFC (com Logomarca e identidade visual definidos), criaríamos também a Semana da Meio Ambiente(no meio acadêmico) que ocorreria justamente durante o mês de junho, mais precisamente na semana em que estivesse inserido o dia 5 , que é o dia mundial do meio ambiente.Abrindo essa semana com o tema COLETA SELETIVA- Cores de um mundo melhor é que trabalharíamos bem o que queremos passar.



Dessa forma seriam divulgados cartazes informativos por toda faculdade e cartazes de divulgação da semana, que teria palestras, oficinas junto às mulheres da ASCAJAN, por exemplo, que fazem arte com papel, haveria também exposições no MAUC, além de exibição de filmes e documentários, dentre outras atrações. Folders também seriam entregues para garantir que muitos levariam um material colorido e interessante para ler e se informar mesmo que não participasse das atividades da semana.




Nenhum comentário: