quinta-feira, 12 de junho de 2008

Oficina de leitura crítica da Publicidade- EEFM Arquiteto Rogério Fróes


Relatório da oficina de leitura cr
ítica da Publicidade.

A oficina se realizou na quinta-feira, 5 de junho de 2008, na Escola Arquiteto Rogério Fróes, e teve início às 7 horas da manhã.

A equipe, formada pelos alunos Eduardo Mamede, Gabriel Leite, Lucas Ramalho, Wanderson Martins e Welton Nogueira, optou por fazer uma abordagem de caráter geral e introdutório da publicidade, a fim de apresentar a profissão para os alunos e para que eles pudessem ter um melhor conhecimento da área de atuação. A oficina contou com a presença de 15 alunos.

A primeira parte foi uma dinâmica de apresentação simples, mas já direcionando para o assunto da oficina. Os alunos diziam o nome, a série que faziam, o que eles sabiam sobre publicidade e foi solicitado que eles fizessem uma propaganda pessoal a partir da pergunta: “Por que você merece ganhar o chocolate?”, sendo que o prêmio foi usado como estímulo para que eles apresentassem melhor suas qualidades.

Passada a parte de apresentação, começa a parte expositiva da oficina. Primeiramente explicação da definição de Publicidade e seus objetivos. Em seguida, apresentou se o funcionamento de uma agência publicitária: atendimento, planejamento, mídia, criação. Depois, foi descrito processo criativo e os termos da publicidade:briefing, brainstorm, redação, direção de arte, mídia. Em seguida, foram apresentados os tipos de mídia(eletrônica,impressa,alternativa) e como eles devem ser adequados ao produto ou serviço que se deseja anunciar.Foi descrito também o processo da publicidade, desde a solicitação do cliente até a publicação/divulgação das peças publicitárias. Depois, foram mostrados exemplos reais de peças publicitárias para análise e comentários.


Após o intervalo, realizou-se a parte prática da oficina, com produções dos próprios alunos. Primeiramente, os alunos foram divididos em equipes, e para cada uma delas foi entregue um briefing.


A primeira tarefa foi elaborar um brainstorm a partir das informações do briefing. Concluído o brainstorm, foi solicitado que se produzissem anúncios com desenhos e recortes a partir do brainstorm.

Concluído o exercício, houve a apresentação das peças produzidas pelos alunos.


Após a apresentação das peças, considerações finais e encerramento.

Cronograma da oficina:

7:30- Apresentação.

-Dinâmica de apresentação: Nome, série,“Por que você merece ganhar o chocolate?”

8:00 – Exposição do tema.

  1. O que é publicidade?

1.1. A profissão e seu objetivo.

1.2. O profissional

1.3. Termos usados na publicidade.

  1. A agência de publicidade

2.1. Setores (atendimento, planejamento, criação, mídia)

2.2. As atribuições de cada setor.

2.3. O processo de produção publicitária (briefing, planejamento,brainstorm, criação, escolha da mídia).

  1. Tipos de mídia.

-impressa

-eletrônica

-alternativa

9:00- Exibição de peças publicitárias e discussão das mesmas.

9:40 – Intervalo

10:00- Atividades

A partir de briefings distribuídos pelos facilitadores da oficina, elaborar:

-Brainstorm.

-Anúncio.

10: 30 : Apresentação dos anúncios produzidos pelos alunos

11: 00: Considerações finais e encerramento.

7 comentários:

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