quinta-feira, 19 de junho de 2008

RELATÓRIO - CAMPANHA DE PRESERVAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO

Relatório - Campanha de Preservação do Livro Didático

Esta campanha foi pensada a partir do diagnóstico feito pelos alunos da disciplina de Comunicação Comparada juntamente com a Coordenadora da EEFM Estado do Amazonas, Norma, durante a primeira visita aos espaços da escola. Na primeira conversa, foi acordada a implantação da oficina de leitura crítica da mídia com os alunos do turno da tarde e, mais tarde, a veiculação de uma campanha interna sobre a conscientização da importância da preservação do livro didático, que sofrem deteriorização muito intensa durante o ano letivo.

A situação que identificamos foi a seguinte: há constantemente uma doação de livros por parte do Governo Federal, de quantidade limitada, que possuem validade de três anos. Porém, há uma grande perda destes devido à falta de consciência por parte daqueles que utilizam. Os livros são rasgados, rasurados, perdidos, entre outras situações, que fazem o prazo de validade encurtar cada vez mais.

A partir disto, decidimos desenvolver uma campanha, com parceria da coordenação da escola, com o objetivo de conscientizar os alunos à respeito da importância da preservação dos livros, e, consequentemente, da preservação do patrimônio cultural. Pretendemos, também, gerar uma reflexão para o dever social no trato e cuidado com o patrimônio público, além de despertar nos alunos o exercício da cidadania.

Foi identificado o público-alvo – os estudantes da escola EEFM estado do Amazonas, localizada no bairro Bela Vista na cidade de Fortaleza, escola esta que abrange alunos de ensino fundamental e médio, de faixa etária, em sua maioria, varia entre 10 e 20 anos de idade. Depois, traçamos os principais objetivos, avaliamos o espaço de veiculação na escola, desenvolvimento um simples planejamento de campanha e, por fim, definimos os objetivos e estratégias de mídia e criação.

A campanha se desenvolverá por meio das seguintes peças: cartazes, marcadores de livros, papel de parede para os computadores da biblioteca e laboratório de informática, adesivo para as mesas da biblioteca e adesivo para as estantes da biblioteca.

O cartaz busca, de forma mais massiva, chamar a atenção para a temática através da sua comunicação visual vibrante e atrativa, deixando os alunos atentos às outras peças que ele encontrará pontualmente em outros locais da escola. Os marcadores de livros serão encontrados na biblioteca, distribuídos aos alunos que alugarem livros na biblioteca e/ou para aqueles que circularem no espaço. Os adesivos, tanto das mesas quanto das estantes, também se encontrarão na biblioteca, reforçando e fixando a mensagem das outras peças. O papel de parede para os computadores do colégio (laboratório de informática e biblioteca) assumiram este mesmo papel, além de fazer com que a campanha se torne mais presente no dia-a-dia dos alunos.

Pretendemos veicular esta campanha após a aprovação das peças pela coordenadoria da escola.

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