quarta-feira, 18 de junho de 2008

Oficina de Leitura Crítica da Publicidade - EEFM Raimundo Soares


Nossa oficina foi realizada no colégio público Raimundo Soares, localizada no bairro Bonsucesso. Participaram 51 crianças, pois utilizamos duas turmas da 7ª e da 9ª série para discutirmos sobre publicidade e mídia.

No início explicamos para eles como se dividia uma agência de publicidade e pedimos para que se organizassem em equipes de 5 e que elegessem redatores e diretores de arte, além de nomear a sua “agência”.

Em seguida, mostramos a eles algumas peças impressas que foram veiculadas em jornais, revistas e até mídia alternativa e pedimos para que eles dessem sua opinião sobre o conteúdo mostrado.

Explicamos a eles do que se trata o “top of mind” e pedimos para que elegessem as marcas que lembravam mais rapidamente quando pensamos em biscoito, shampoo e carro.

As marcas predominantes na categoria de biscoito foram Richester e Pellagio; quanto aos shampoos, Seda era o número um.

Para terminar, pedimos para que fizessem um cartaz que retratasse os principais problemas da sua escola, e muitos deles mostraram violência na escola, preconceito e falta de estrutura como as dificuldades que enfrentam dentro do local onde estudam.

Nenhum comentário: