quinta-feira, 28 de junho de 2007

Trabalho de campo visita Assessoria de Comunicação do Sindicato dos Bancários do Ceará

Carlos A. Moreira


A visita à assessoria de comunicação do Sindicato dos Bancários do Ceará foi realizada numa quinta-feira, dia 21/6. A assessora, Lúcia Estrela, nos garantiu que tal sindicato é o maior do Ceará e, conseqüentemente, o número de mobilizações engendradas pelo sindicato é grande e a cobertura da assessoria a esses, também.

Lúcia afirmou que a assessoria do sindicato surgiu em 1979 e se profissionalizou na década seguinte. A equipe que lá trabalha conta com 1 repórter, 1 assessora, 2 estagiários, 1 diagramador, 1 fotógrafo e 1 ilustrador. Os meios de comunicação que dispõem são: jornal, rádio e informes.

A assessoria conta com 2 máquinas fotográficas, 3 carros e 2 motos, além de apresentar boa estrutura informática, com computadores e telefones.

O principal evento de cobertura é a anual Campanha Salarial dos Bancários, que tem início na segunda quinzena de junho e se prolonga até a segunda semana de outubro; o papel da assessoria do Sindicato dos Bancários do Ceará é levar à imprensa o andamento e os resultados das reivindicações dos bancários.

Eles têm, atualmente, um programa radiofônico, chamado “Rádio Bancários”, que vai ao ar pela Universitária 107.9 FM, diariamente de 7h30 às 8h30. Há uma equipe própria da rádio que faz a cobertura das notícias do sindicato, utilizando-se de sua assessoria para se pautar.

O principal meio de comunicação da assessoria é o seu jornal, o “Tribuna Bancária”, que apresenta as seguintes características:


Destinado ao público bancário;

Veiculação semanal;

Possui 4 páginas;

Não há publicidade;

Bancado pelo Sindicato dos Bancários do Ceará;

Distribuído manualmente entre o público bancário (dentro de todos os bancos do Ceará);

Ex bancários, hoje aposentados, e sindicalistas o recebem por correio e malote;

Seu conselho editorial é realizado com diretores do sindicato para a discussão da distribuição das matérias nas páginas;

O pré-fechamento do jornal é feito às sextas-feiras e o fechamento às segundas-feiras;

Às terças-feiras, além de o jornal ir a público, também é realizada a reunião de pauta;

A “grande imprensa”, por vezes, se pauta pelas notícias do jornal do sindicato, já que desfruta de boas relações com jornal, televisão e rádio.


* Obs: a seção “Queremos sua opinião” é um espaço reservado aos leitores, que propõem críticas, sugestões e elogios aos leitores

Os informes, por seu turno, são feitos sem periodicidade certa, distribuídos durante os eventos e mobilizações bancário-sindicais.

Nenhum comentário: