sábado, 30 de junho de 2007

Oficina de Leitura Crítica da Mídiano Seminário de comemoração dos 20 anos do Parc


Vanessa Falqui

A oficina de leitura crítica da mídia impressa aconteceu no dia 28 de junho, durante o Seminário de comemoração dos 20 anos do Parc. Teve como facilitadoras as alunas Vanessa Falqui e Camila Grangeiro e contou com a participação dos alunos do 1º semestre da Comunicação Social e dos alunos do mesmo curso que vão entrar no próximo semestre.

Num primeiro momento, foi realizada uma dinâmica de apresentação em que os alunos se dividiram em duplas, conversaram um pouco e, logo depois, um apresentou o outro. Isso os deixou menos intimidados para que se abrisse um debate sobre “o que é a mídia” e “por que fazer uma leitura crítica da mídia”.

Após uma longa discussão sobre o tema, uma nova dinâmica foi realizada: a entrevista coletiva. Uma das alunas fez o papel da ex-BBB Íris, outro fez o papel de assessor e o restante da turma de repórteres. A brincadeira rendeu muitas gargalhadas.

Num outro bloco, foram distribuídos jornais e revistas para que os alunos identificassem os principais pontos da mídia impressa abordados na oficina como os fait-divers, o sensacionalismo, a objetividade e os olimpianos.

O encerramento da oficina se deu com a seguinte dinâmica: cada aluno recebeu um balão e um palito. No final de um minuto ganharia quem continuasse com o balão cheio na mão. Como já era esperado, todos estouraram os balões uns dos outros em menos de um minuto. A moral da brincadeira é: para a pessoa continuar com o balão cheio, não é necessário estourar o balão da outra, ou seja, para uma pessoa crescer, ela não precisa derrubar a outra. Todos podem crescer lado a lado, cada um com os méritos que tem.

Após essa reflexão, foi feito um diagnóstico para avaliar o resultado da oficina, resultado este bastante positivo, segundo participantes e facilitadoras.

Nenhum comentário: