quarta-feira, 27 de junho de 2007

Parc-Oficina Entrevista e Notícia ENTREVISTA E NOTÍCIA- oficina


Planejamento

1.Dinâmica de apresentação: DINÂMICA DO NOME * (vencedor ganha livro)
Em círculo, os participantes falam seu nome, juntamente com um gesto qualquer. O seguinte deve dizer o nome da pessoa anterior, repetir o gesto feito por ela e acrescentar seus próprios nome e gesto. Quem errar, começa outra rodada, mas sai da brincadeira. Quem ficar por último, ganha um livro.

OBS: Enquanto a dinâmica ocorre, é feita a confecção dos crachás com os nomes dos participantes.

MATERIAL: retângulos de cartolina
clipes de papel

Explicação da dinâmica: É imprescindível ao jornalista possuir uma boa memória. É uma enorme gafe esquecer o nome do entrevistado em meio a uma entrevista. Pior ainda é escrevê-lo incorretamente. Seja em uma entrevista, ou em uma notícia.

2.Bloco de conteúdo E1

3.Lanche

4.Bloco prático: DINÂMICA DA ENTREVISTA
O grupo será dividido em pares (A e B), de modo que A entreviste B (e vice-versa) durante cerca 3 minutos. O entrevistador deverá apurar, além de informações pessoais (nome, idade, profissão, etc.), algum fato importante que tenha acontecido na vida do entrevistado. Depois, contará para o grupo o que apurou de B (e vice-versa).

MATERIAL: lápis
papel

AVALIação dO BLOCO PRÁTICO: É muito importante que o entrevistador redija com atenção as informações pessoais do entrevistador. Além disso, o conteúdo básico de algo que o entrevistador fale, jamais poderá ser modificado. Portanto, mesmo que as palavras utilizadas pelo entrevistador para relatar o que foi contado pelo entrevistado não sejam as mesmas que forma utilizadas por este último, o sentido do que foi dito deve permanecer o mesmo.

5.Dinâmica de recreação: DESVENDANDO A IDENTIDADE DO ENTREVISTADO
Cola-se previamente em um papel a foto de uma pessoa nacional ou internacionalmente conhecida, escreve-se as informações pessoais dessa pessoa (o nome, a profissão, a idade, o estado civil e o país em que vive). Através de perguntas, cujas respostas só podem ser SIM ou NÃO, os alunos deverão descobrir quem é.

MATERIAL: foto de celebridades (cerca de 4)
Informações sobre essas celebridades

Explicação da dinâmica: Todo entrevistador tem de ter conhecimento, se não profundo, no mínimo básico sobre seu entrevistado, principalmente se ele for alguém que já seja nacionalmente conhecido.
Mas esse conhecimento não pode se limitar à área com a qual esse profissional trabalha. Obviamente, há jornalistas especializados em cada tipo de matéria, mas caso seja preciso, um entrevistador tem de estar preparado para questionar quem quer que seja.
É bobagem acreditar que ter conhecimento sobre atores é fútil e que jornalista sério é aquele que fala sobre política e economia. O jornalista tem obrigação de repassar à população as informações que ela deseja saber. E uma das áreas mais importantes de qualquer mídia é o entretenimento.
Ao mesmo tempo, não se pode perdoar um profissional do entretenimento que não tenha um conhecimento mínimo sobre política e sobre as pessoas que compõem o quadro político de seu país.
6.Bloco de conteúdo E2

7.Bloco prático: DinÂMICA DA Coletiva de Imprensa
Dividem-se os participantes em dois grupos e em cada grupo escolhe-se um voluntário para ser o entrevistado (um será um político acusado de corrupção e o outro uma celebridade televisiva). Cada grupo deverá entrevistar o voluntário do outro grupo.

MATERIAL: chapéu de cowboy
Ilustração de cueca com dólares

AVALIação DO BLOCO PRÁTICO: o entrevistador não pode se sentir inibido por se ver diante de vários outros entrevistadores, muito menos deve deixar que o entrevistado o ignore. Em uma coletiva de imprensa, há muitas pessoas querendo perguntar. Ao passo que, dependendo do teor das perguntas, o entrevistado quase sempre não quer responder. O entrevistador não pode se deixar intimidar, deve insistir duas, ou até três vezes para que sua pergunta seja respondida.

8.Dinâmica de recreação: DINÂMICA DA PALAVRA É... *
Sentados em círculo, os participantes passam a bola ao colega ao lado no ritmo da música e no sentido horário. Quando a música parar, sorteia-se em uma caixa, um tema, e em outra caixa, uma letra. Quando o coordenador disser JÁ, a bola volta a circular, mas agora bastante rápido. Enquanto isso, o participante no qual a bola havia parado antes tem que dizer uma palavra com letra e tema correspondentes aos sorteados. Caso a bola chegue nele, antes que consiga, o participante sai da brincadeira e uma nova rodada começa.

MATERIAL: bola
caixa contendo temas
caixa contendo números (1, 2, 3)
aparelho de som
cd com músicas animadas

EXPLICAÇÃO DA DINÂMICA: Todo jornalista deve ter bom conhecimento de palavras e de temas relacionados ao cotidiano da população. Um bom texto não pode conter repetição exagerada das mesmas palavras, muito menos conter palavras que não se relacionem ao tema abordado.

9.Almoço

10.Dinâmica de concentração: DINÂMICA DA MODIFICAÇÃO DE FRASES
São formados 4 grupos a cada um dos quais é entregue um saquinho contendo palavras, ou seqüências de palavras, que juntas formam um texto. Vence o grupo que conseguir montar o texto em menor tempo.

MATERIAL: quatro envelopes contendo um texto retalhado

EXPLICAÇÃO DA DINÂMICA: Todo jornalista deve ter boas noções de regras gramaticais. Além do mais, é essencial que ele seja capaz de escrever um texto em pouco tempo, visto que as redações de jornais têm um DEAD LINE, ou seja, um tempo limite para que cada caderno seja fechado. Portanto, caso o jornalista não tenha conseguido entregar seu texto a tempo, haverá um espaço em branco no jornal.

11.Filme sobre entrevista

12.Bloco de conteúdo E3

13.Bloco prático: ANÁLISE DE ENTREVISTAS EM JORNAIS E REVISTAS
Em duplas, os participantes devem analisar entrevistas de jornais ou revistas, tentando encontrar características, erros e curiosidades.

MATERIAL: entrevistas

AVALIAÇÃO DO BLOCO PRÁTICO: o que foi apurado?

14.Lanche

15.Dinâmica de concentração: DINÂMICA DO V OU F
Mostra-se um slide contendo a história:
“Um negociante acaba de acender as luzes de uma loja de calçados, quando surge um homem pedindo dinheiro. O proprietário abre uma máquina registradora. O conteúdo da máquina registradora é retirado e o homem corre. Um membro da polícia é imediatamente avisado.”
Após permitir que os participantes leiam, retira-se o slide e entrega-se a eles um questionário contendo as perguntas abaixo:
1. Um homem apareceu assim que o proprietário acendeu as luzes de sua loja de calçados ........... V F ?
2. O ladrão foi um homem......... V F ?
3. O homem não pediu dinheiro.......... V F ?
4. O homem que abriu a máquina registradora era o proprietário.................V F ?
5. O proprietário da loja de calçados retirou o conteúdo da máquina registradora e fugiu ........V F ?
6. Alguém abriu uma máquina registradora......... V F ?
7. Depois que o homem que pediu o dinheiro apanhou o conteúdo da máquina registradora, fugiu...... V F ?
8. Embora houvesse dinheiro na máquina registradora, a história não diz a quantidade............ V F ?
9. O ladrão pediu dinheiro ao proprietário .................. V F ?
10. A história registra uma série de acontecimentos que envolveram três pessoas: o proprietário, um homem que pediu dinheiro é um membro da polícia ............ V F ?
11. Os seguintes acontecimentos da história são verdadeiros: alguém pediu dinheiro – uma máquina registradora foi aberta – seu dinheiro foi retirado ...... V F?

Cada participante deve responder as perguntas, baseando-se no que se recorda do slide. Após todos terem terminado de responder, apura-se os resultados.

MATERIAL: slide contendo “história”
questionários
lápis

EXPLICAÇÃO DA DINÂMICA: Todo jornalista deve ter boa memória. O ideal é que ande sempre com um gravador e/ou papel e caneta consigo. Entretanto, caso ele seja pego desprevenido, os fatos não podem deixar de ser coletados. Portanto, é essencial que o jornalista exercite sua memória.

16.Bloco de conteúdo N1

17.Bloco prático: DINÂMICA DO LIDE
Escreve-se no quadro uma profissão, um nome, uma data, um local, uma circunstância e uma razão. Ou seja, respostas para as perguntas do lide jornalístico ("O quê?", "Quem?", "Quando?", "Onde?", "Como?", e "Por quê?")
Cada participante deverá preparar um texto noticioso fictício a partir das informações fornecidas e depois lê-lo em voz alta.

MATERIAL: slide contendo as informações do lide
papel
lápis

AVALIação DO BLOCO PRÁTICO: Não se pode deixar de relatar as informações básicas de uma notícia. São elas que compõem o lide, ou seja o primeiro parágrafo da notícia.

18.Dinâmica de recreação: DINÂMICA DO GUGU
Coloca-se variados objetos em uma caixa grande. Separa-se a sala em dois grupos, dentre os quais extrae-se dois voluntários. Cada voluntário terá que criar uma história, mas à medida que a história é contada, objetos vão sendo retirados da caixa e o voluntário terá que modificar sua história para incluir os objetos nela.

MATERIAL: objetos variados
caixa grande

Explicação da dinâmica: Todo bom texto deve ter coesão e coerência. Ou seja, um parágrafo tem de abrir portas para a chegada do outro, além de que a informação de um não pode contradizer a informação contida em outro parágrafo. Somente assim o texto terá a fluidez necessária para que a leitura seja agradável.

SEGUNDO DIA

1.Dinâmica de concentração: Dinâmica de Continuar a História
Os alunos, dispostos em círculo, inventarão uma história qualquer. Um participante iniciará introduzindo a historia e os demais deverão continuá-la, usando a criatividade.

EXPLICAÇÃO DA DINÂMICA: Todo jornalista deve ser capaz de fazer a continuação de uma notícia já publicada. É o que chamamos SUÍTE JORNALÍSTICA.

2.Bloco de conteúdo N2

3.Lanche

4.Bloco prático: DINÂMICA DO AGOSTINHO
Cada participante recebe a mesma entrevista e deve transformá-la em texto corrido.

MATERIAL: computadores do laboratório de informática
entrevista

AVALIação DO BLOCO PRÁTICO: Ao transformar uma entrevista em texto corrido, não se pode modificar o conteúdo do que foi dito pelo entrevistado.

5.Dinâmica de recreação: DINÂMICA VIDEO GAME
É mostrado um slide contendo a foto de uma celebridade. No entanto, a foto está coberta de objetos que não permitem que se identifique quem é. Divide-se a sala em dois grupos. Tira-se no par ou impar que grupo responderá primeiro. O coordenador dá uma dica sobre a celebridade. O primeiro grupo tenta adivinhar quem é. A cada erro, um objeto é removido de cima do rosto da celebridade. O grupo que acertar primeiro ganha.

EXPLICAÇÃO DA DINÂMICA: Olimpianos

6.Bloco de conteúdo N3

7.Bloco prático: ANÁLISE DE JORNAL
Em duplas, os participantes devem analisar um caderno de um jornal: o que é notícia, o que é reportagem, o que é entrevista, como os assuntos são abordados, etc.

AVALIação DO BLOCO PRÁTICO: o que foi apurado?

8.Dinâmica de recreação: DINÂMICA DA MÍMICA
Separa-se a sala em dois grupos, dentre os quais extrae-se dois voluntários. Cada voluntário recebe o nome de um programa, filme ou novela e deverá contar a história através de mímicas.

9.Almoço

Nenhum comentário: