sexta-feira, 29 de junho de 2007

Oficina de Rádio- Prece


UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC

A Rádio Difusora do Vale do Curu é a voz da cidade de Pentecoste, localizada a 89 km de Fortaleza. Nosso trabalho, após mais de duas horas de viagem, partindo de Fortaleza, seria fazer a última das três oficinas de rádio desenvolvidas pelo PARC com os alunos e ex-alunos do PRECE, envolvidos nessa rádio.

Chegamos por volta das 9:30h na agência da Viação Litorânea e fomos recebidos por um dos “nossos alunos”, Jocélio, que estava nos esperando para nos levar até a rádio, a fim de assistirmos ao programa Coração de Estudante.

O programa, apresentado por Edilson Costa, foi “re-criado” em 27 de março de 2005. Há 16 anos, a rádio lançou um programa parecido, que discutia muito assuntos políticos e por essa razão foi tirado do ar pelos “manda-chuvas” da cidade, que se viram prejudicados. Mas em 2005 a rádio o trouxe de volta com uma nova roupagem, visando à ampliação do debate.

O novo estilo, desde então, objetiva a compartilhar com a comunidade as informações que circulam nos meios de comunicação, divulgar os programas sociais, tentar contribuir para a elevação do nível de consciência dos cidadãos, dente outros. Na definição do seu apresentador, Edilson Costa, o Coração de Estudante é um programa educativo. Ele é transmitido diariamente das 13h às 14h; aos sábados, das 7h às 8h e aos domingos, das 9h às 11h.

Saímos da rádio após darmos até uma entrevista ao vivo e tirarmos algumas fotos e fomos almoçar. Depois, por volta das 13:30h, iniciamos a oficina, usando como sala de aula a entrada do Centro de Pesquisas Ictiológicas.

A Callenciane havia, durante a semana, gravado em CD uns exemplos de boletins, da CBN e de uma rádio portuguesa, e também alguns programas produzidos por ela e os colegas, no semestre anterior. Além disso, ela levava revistas e textos sobre locução, roteiro e outros, para serem usados nas tarefas. O meu material reunia também alguns textos diversos sobre rádio.

Iniciamos a oficina perguntando a eles o que haviam aprendido das anteriores e baseadas nisso fomos encaminhando a nossa, mas também trazendo algumas novidades.

Depois comentei sobre umas erratas cometidas na gravação que assistimos do Coração de Estudante, como o uso de telefones e a circulação de pessoas dentro do estúdio, desconcentrando o locutor e poluindo a transmissão.

Falei também sobre manchetagem de notícias, distribuindo as xérox e pedindo que aplicassem numa notícia em um dos textos, o que expliquei. Quando terminaram, corrigimos juntos e a Callen passou alguns programas do CD, para eles escutarem (CBN e a rádio de Portugal).

Depois eles viram os assuntos que ela passou e voltamos ao tema da manchetagem, quando a Callen distribuiu as revistas, passando a mesma tarefa que eu, a fim de montarmos uma espécie de radiojornal, com as notícias e notas produzidas. Inclusivas um roteiro foi produzido.

Já que não estávamos num estúdio, eles apresentaram de forma simples, apenas falando normalmente.

Ao terminarem, por volta das 17h, tiramos a última foto, trocamos e-mails e despedimo-nos daquela gente simpática, que apesar de sofrer dificuldades como difícil acesso à informação, não desanima e nem perde a vontade de vencer e conquistar seu espaço.


UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC

Nenhum comentário: