sexta-feira, 29 de junho de 2007

OFICINA DE LEITURA CRÍTICA DA MÍDIA- relatório

Relatório sobre Oficina de Leitura Crítica da Mídia Após um pequeno susto, motivado pela falta de organização da coordenadora em relação ao que havia sido acordado, entramos na sala de aula do primeiro ano do ensino médio da Escola de Ensino Fundamental e Médio Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco bastante nervosos.
Os rostos que nos encaravam inicialmente apresentavam uma aparência um tanto o quanto desafiadora, impressão que pode ter sido criada pelas nossas mentes apreensivas.
Impressão ou não, o fato é que o início foi bem difícil. Logo na dinâmica de apresentação os alunos mostraram que não estavam ali para brincadeiras e se limitaram a dizer os próprios nomes.
Muito mais nervosos ainda, explicamos a primeira dinâmica de concentração. A reação inicial não foi das melhores: as expressões demonstravam uma certa preguiça de responder as perguntas, mas, felizmente, a partir do momento em que começamos a avaliar as respostas e explicamos o objetivo da dinâmica, os alunos foram se interessando.
Quando começamos a apresentar o primeiro bloco de conteúdo, o interesse deles já estava conquistado e nos surpreendemos com a participação e a vontade de aprender sobre o assunto tratado.
Falamos sobre o que havíamos estudado, contamos exemplos que havíamos presenciado e mostramos vídeos explicativos.
No primeiro bloco de conteúdo, falamos sobre comunicação, em seqüência sobre mídia e finalmente, sobre jornalismo. Apresentamos também vídeos explicativos sobre os assuntos (em anexo).
No segundo bloco, os temas foram: olimpianos, fait divers e sensacionalismo. Apresentamos também nesse bloco vídeos que exemplificavam o assunto abordado e incitavam a discussão.
A participação dos alunos foi maior do que esperávamos, bem como o prazer que tivemos em ensinar-lhes o que sabíamos.
Ao final, perguntamos o que haviam achado da oficina e ficamos muito felizes com as respostas obtidas. Alguns pediram até os nossos endereços de Orkut para nos adicionarem!

Nenhum comentário: