Os rostos que nos encaravam inicialmente apresentavam uma aparência um tanto o quanto desafiadora, impressão que pode ter sido criada pelas nossas mentes apreensivas.
Impressão ou não, o fato é que o início foi bem difícil. Logo na dinâmica de apresentação os alunos mostraram que não estavam ali para brincadeiras e se limitaram a dizer os próprios nomes.
Muito mais nervosos ainda, explicamos a primeira dinâmica de concentração. A reação inicial não foi das melhores: as expressões demonstravam uma certa preguiça de responder as perguntas, mas, felizmente, a partir do momento em que começamos a avaliar as respostas e explicamos o objetivo da dinâmica, os alunos foram se interessando.
Quando começamos a apresentar o primeiro bloco de conteúdo, o interesse deles já estava conquistado e nos surpreendemos com a participação e a vontade de aprender sobre o assunto tratado.
Falamos sobre o que havíamos estudado, contamos exemplos que havíamos presenciado e mostramos vídeos explicativos.
No primeiro bloco de conteúdo, falamos sobre comunicação, em seqüência sobre mídia e finalmente, sobre jornalismo. Apresentamos também vídeos explicativos sobre os assuntos (em anexo).
No segundo bloco, os temas foram: olimpianos, fait divers e sensacionalismo. Apresentamos também nesse bloco vídeos que exemplificavam o assunto abordado e incitavam a discussão.
A participação dos alunos foi maior do que esperávamos, bem como o prazer que tivemos em ensinar-lhes o que sabíamos.
Ao final, perguntamos o que haviam achado da oficina e ficamos muito felizes com as respostas obtidas. Alguns pediram até os nossos endereços de Orkut para nos adicionarem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário