sábado, 23 de junho de 2007

Planejamento da Oficina de Leitura Crítica da Mídia

Número de participantes: entre vinte e vinte e cinco estudantes do Ensino Fundamental (8ª ou 9ª série).


Instituição: a ser definida.


Objetivos da oficina: discutir aspectos diversos da abordagem midiática em relação ao cotidiano de comunidades marginais ou carentes, grupos sociais segregados etc.

Recursos utilizados: edições recentes dos principais jornais de Fortaleza; edições, também atuais, de revistas como Veja, Carta Capital e Caros Amigos; DVD e aparelho de televisão.

Materiais utilizados: tesoura, papel e caneta para a confecção de um fanzine.

Estrutura da oficina

A oficina será realizada em dois módulos, totalizando quatro horas. Em ambos, serão utilizados recursos multimídia.

Módulo I:

No primeiro módulo, por meio da leitura coletiva de matérias oriundas de jornais impressos, os estudantes tomarão conhecimento de aspectos fundamentais da confecção de notícias, reportagens, notas, entrevistas e demais categorias jornalísticas. Métodos de apuração, critérios de noticiabilidade, factualidade e outros serão trabalhados com os estudantes com a intenção de que estes formem uma imagem do funcionamento não apenas da redação de jornal, mas como de toda a instituição.

Módulo II:

No segundo módulo, agora utilizando-se de matérias colhidas dos telejornais locais e nacionais, a equipe de facilitadores continuará o trabalho de leitura crítica. Serão discutidos o tempo na televisão, a abordagem televisiva e outras questões pertinentes ao veículo. Após esse momento, a equipe irá propor a divisão da turma em grupos que, a partir dos elementos avaliados durante a realização da oficina, confeccionarão um fanzine. Nele, os estudantes deverão trabalhar as questões mais problemáticas discutidas nas rodas de avaliação que se sucederam a cada leitura crítica, executadas nos módulos I e II. Ao final, o resultado de cada grupo será apresentado por um de seus membros e avaliado pelos demais.


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