quinta-feira, 28 de junho de 2007

Formigas do Parc facilitam mais uma oficina para a ONG Diaconia


Andréia Costa

Leitura crítica da mídia foi o tema da oficina a presentada no dia 28 de abril pelo Parc. A oficina contou com a participação de jovens dos bairros Bom Jardim, Sitio São João, Parque Santa Maria, Planalto Picí, e Conjunto Palmeiras sob a orientação de Alessandra Masulo, da ONG pernambucana Diaconia.

Durante a oficina as facilitadoras Andréia Costa e Camila Grangeiro, propuseram um debate sobre o que é a mídia e qual a importância de se fazer um leitura crítica.

Na oficina discussões e dinâmicas foram usadas para uma melhor compreesão do tema proposto.

Entre as dinâmicas uma se destacou: a entrevista coletiva. Nela um jovem fez o papel de Fábio Jr., outro de assessor e os demais de repórteres. Essa dinâmica levantou o astral dos participantes, que já estavam um pouco cansados, e serviu para se pensar até que ponto um jornalista pode invadir a privacidade de alguém e como deveria realmente se portar.

Ao final da oficina foi feito um diagnóstico onde todos avaliaram os resultados da oficina. A oficina, segundo os participantes e facilitadores, foi bastante proveitosa e serviu para se pensar assuntos que muitas vezes são postos de lado, como a comunicação.

Nenhum comentário: