sábado, 6 de outubro de 2012


Relatório das Oficinas de Jornalismo Comunitário - Meios Radiofônicos, realizado no Assentamento São Sebastião de Utinga - município de Wagner/BA 

Romilson Joaquim de Souza e Roque Reis dos Santos

Nos 20 de agosto foi iniciada uma reunião com jovens do Assentamento São Sebastião de Utinga, em que convidamos todos para participarem das oficinas de Jornalismo Comunitário (Meios radiofônicos) que desenvolvemos no assentamento.
No dia 21 houve o primeiro dia de oficina, onde iniciamos com uma dinâmica de abertura para que os integrantes da oficina se descontraíssem e se entrosassem mais uns com os outros, em seguida fizemos uma apresentação de como as oficinas seriam desenvolvidas. Fizemos uma rodada de conversa com a turma onde cada um expôs sua opinião sobre o que achavam da proposta.
  Os temas debatidos na 1ª oficina foram os seguintes: 
A importância da comunicação
Tipos de rádios (comunitária, livre, comercial, educativa e rádios do MST).
Linguagens radiofônicas 
Locução  
Ao final da oficina foi passada uma atividade para que os componentes fizessem em casa, que foi produzir uma notícia.


Em todas as oficinas era feita uma dinâmica de abertura e em seguida uma apresentação do tema que seria trabalhado. Ao final de todas as oficinas era feita uma avaliação onde todos expunham a opinião sobre o que estavam achando.

O segundo dia de oficina foi em 22/08/2012, nesse dia houve a correção dos trabalhos desenvolvidos no primeiro dia, como a correção das notícias feitas pelos integrantes das oficinas.

Os temas debatidos no 2° dia de oficina foram os seguintes:
Continuação dos trabalhos do primeiro dia
Oficina de produção jornalística – redação e edição de noticias e reportagens (roteiro)
Produção de pequenas notícias.

O terceiro dia de oficina foi em 24/08/2012
Os temas debatidos no 3° dia de oficina foram os seguintes:
Continuação do 2° dia
Gêneros opinativos
Sociodrama 

Os trabalhos desenvolvidos nas oficinas surtiram bons resultados, um desses resultados foram os sociodramas que os participantes desenvolveram e o programa “Cultura Social” que fala sobre as atividades culturais existentes no assentamento. 
A nossa proposta era realizarmos as oficinas em três dias e se realmente as pessoas envolvidas se interessassem permanecermos com as oficinas, com o objetivo de produzirmos pequenos programas de rádios gravados para serem transmitidos na rádio comunitária que há no município. Percebemos que houve interesse de todos e resolvemos continuar permanentemente com as oficinas que estão sendo desenvolvidas nas terças, quartas e sextas-feiras.

Nenhum comentário: