domingo, 21 de outubro de 2012

Relatório da oficina – 13/10


 A oficina de comunicação está sendo realizada no assentamento Baixa Verde, com os 9 jovens do grupo Patativa do Assaré. Iniciando os trabalhos propomos uma apresentação de cada participante, pedimos que falassem o nome e o que esperavam a prender durante a oficina. Sentimos o grupo muito tímido, daí tentamos trabalhar nesse ponto desenvolvendo uma dinâmica.



No segundo momento começamos a explanar o que seria trabalhado durante os dois dias, falamos sobre comunicação, o que é uma noticia, e perguntamos o que entendiam sobre informação e notícia. Tivemos um bom desempenho sobre as respostas dos participantes.

Após este momento explicamos melhor os elementos necessários no lead como: o que? Quem? Quando? Onde? Como? Por quê? Conversando com eles pedimos que nos ajudassem relembrando fatos importantes que aconteceram nas comunidades ou na cidade e percebemos que os jovens tinham familiaridade com os meios de comunicação, principalmente com o rádio.

Partimos para a parte prática da oficina, orientamos aos jovens a escreverem uma pequena notícia de dois ou três parágrafos. Dividimos o grupo em três equipes, para esse momento disponibilizamos 20 min. Em pouco tempo os jovens produziram o pequeno texto, percebemos que dois grupos tiveram mais facilidade.
Para avaliarmos os textos coletivamente propomos que um jovem de cada equipe lesse em voz alta o texto produzido. Quando o jovem terminava de ler, o grupo identificava os elementos do lead e íamos escrevendo no quadro. Para concluir os trabalhos pedimos que os jovens falassem quais as principais dificuldades encontradas, e pudemos avaliar que um dos maiores problemas é a falta de prática na escrita.

Relatório da oficina – 14/10
Manhã:
Novamente iniciamos com uma dinâmica para facilitar o entrosamento do grupo. Após a dinâmica pedimos aos jovens que relembrassem as atividades realizadas no dia anterior e se tinham dúvidas e perguntas para iniciarmos os próximos trabalhos.

“Qualquer pessoa pode fornecer informação e escrever notícias”. Afirma Tiago, A turma lembrou-se dos cinegrafistas amadores que enviam vídeos para a televisão, essas e outras atividades na área da comunicação podem ser desenvolvidas por qualquer pessoa.

Noções de entrevistas: Para produzirmos boas entrevistas precisamos planejar e elaborar bem todo o processo. O primeiro passo é escolher o tema. O segundo é elaborar bem as perguntas e em terceiro, pensar as fontes que serão entrevistadas. Colocamos para os jovens os que são perguntas abertas e perguntas fechadas, como também os tipos de entrevistadores.

A participação dos jovens foi muito positiva nas leituras coletivas, em perguntas para tirar dúvidas e também colaborando nos debates. Encaminhamos os jovens para as equipes para produção da pauta da entrevista. Orientamos para pensarem temas que seriam fáceis de serem elaborados, levando em conta o tempo para produzir e fontes para serem entrevistadas.

Os temas escolhidos pelas equipes foram: educação, a fonte foi um professor da comunidade; outro tema foi o curso do pro-jovem, a fonte foi uma estudante do curso; e o terceiro tema foi o MST a fonte foi o Tiago Pereira, militante da organização. As equipes dividiram as tarefas com um jovem entrevistando, outro escrevendo e outro gravando. Eles relataram que gostaram muito das atividades, principalmente quem entrevistou. Afirmando Heloiza Bezerra “que é muito mais fácil entrevistar do que ser entrevistado”.

Tarde:
O que é um sociodrama? É uma representação dramatizada de coisas que acontecem na vida cotidiana nas nossas comunidades. Nos sociodramas não repetimos simplesmente o que vivemos, mas o recriamos, misturando os fato reais com a imaginação.

Para facilitarmos o entendimento explanamos os nove passos para produzir um sociodrama (em anexo). Também para reforçarmos sobre o tema apresentamos um exemplo que foi produzido pela turma de jornalismo da terra durante o tempo escola.

Sentimos que seria um trabalho mais difícil para a turma, então resolvemos dividir em apenas dois grupos para que eles pudessem produzir um roteiro de um sociodrama.

Os temas escolhidos para serem trabalhados foram à pobreza, com ênfase nos mendigos que moram nas ruas e pedem esmolas. O segundo tema foi a falta de respeito com os pais, no entanto o grupo não conseguiu desenvolver.

Avaliação do sociodrama: Para a turma o sociodrama foi à tarefa mais difícil, mas podia ter sido muito melhor se a turma tivesse mais atenção nas explicações. “precisamos de mais tempo para desenvolver essas atividades”. Diz Elenita.










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