sexta-feira, 28 de setembro de 2012

O uso da Internet pelos Movimentos Sociais


Trabalho da disciplina de Jornalismo do Terceiro Setor
Turma Luiz Gama
Jornalismo da Terra

Professora: Márcia Vidal
Educando:  Marcelo Matos


O uso da Internet pelos Movimentos Sociais


A oficina foi realizada dia 19 de setembro  de 2012 na Escola do Campo João dos Santos de Oliveira (João Sem Terra) localizada no Assentamento 25 de Maio em Madalena Ceará. O trabalho foi desenvolvido com a turma do 1° ano (A) do ensino Médio.

Pesquisa no Site do MST
No primeiro momento o debate foi sobre a história da internet, o que muito mim surpreendeu foi que a maioria dos alunos, usa a internet, porém não sabiam a sua história e  os fins para que ela foi criada.

O uso da internet no Campo é muito recente, mesmo com o esforço dos Governos Federal e Estadual em levar internet ao campo, como a implantação das casas digitais, os Centros Rurais de Inclusão Digital CRIDI e os Telecentros,  uma grande parte da população do interior do Brasil ainda não tem acesso a internet,  e aqueles que conseguem ter acesso  muitas vezes usam apenas para redes sociais de relacionamento como Orkut e Facebook e não para pesquisa.

O que nos faz entender que nossas escolas precisam trabalhar com os alunos o uso dessa ferramenta importante que é a internet para fortalecer a pesquisa e a luta do MST. Isso por que diariamente sofremos constantes ataques da mídia burguesa e precisamos utilizar dos meios que temos para fazer a batalha das ideias.

Na oficina realizamos várias pesquisas na pagina do MST, muitos dos educandos não conheciam a página do movimento e acessaram pela primeira vez. A escola do campo possui um blog e a intenção da oficina é de ter uma continuidade,  nas próximas trabalhando a produção de texto para internet para que os alunos possam alimentar o blog da Escola com noticias do seu dia a dia do Assentamento e da Escola.

Além do Blog está sendo construído coletivamente com os professores e alunos um projeto experimental de comunicação  com a ideia de integrar vários meios,   oficinas de produção de cordel,  audiovisual que já está sendo realizada com a produção de um vídeo pelos alunos, rádio livre e como produto final a realização de um programa de rádio só sobre educação na Rádio 25 de Maio  que será semanal, além de trabalhar a mística como forma de comunicação entre pais, alunos comunidade escolar.










Pesquisa no Site da UFC e no Blog do Parc 

















Nenhum comentário: