quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Estudantes de jornalismo realizam oficina com integrantes do JovemTude




Após uma série de encontros entre alunos de jornalismo e o projeto JovemTude (Jovens com Atitude) para entender o funcionamento do grupo, a equipe formada pelos estudantes da disciplina Jornalismo no Terceiro Setor (Alan Barros, Aline Conde, Danilo Castro, Marília di Albuquerque e Thiago Andrade) ministraram duas oficinas com a intenção de ensinar algumas ferramentas de comunicação que pudessem ajudar na manutenção e divulgação das ações realizadas pelos integrantes do JovemTude.

De acordo com Aline Conde, uma das facilitadoras, promover esse encontro com os jovens é fundamental, pois dá um retorno do curso à sociedade. “Todos nós temos direito a nos comunicarmos bem. O pessoal do Jovemtude trabalha diretamente com comunicação e eles precisam se apropriar dessas questões mais técnicas. É uma maneira de trazermos a UFC para dialogar com o mundo”, diz.

Para Thiago Andrade, o principal dever dos estudantes de jornalismo é agora monitorar o trabalho do JovemTude em seus produtos comunicacionais para saber se houve uma verdadeira contribuição. “A gente espera agora que eles possam crescer ainda mais e que tanto o relacionamento com o público alvo deles quanto o relacionamento com a imprensa seja ainda melhor”, acrescenta.

Flávio Ferraz, um dos integrantes do JovemTude, revelou que o grupo já tem tentado seguir grande parte do que foi passado pelas oficinas e muitas pessoas já declararam que têm percebido a adoção de uma nova postura.

“Aos poucos o grupo está se adaptando a esse formato mais coerente, e percebemos no retorno das pessoas que nós estamos mudando. Estamos com uma postura mais profissional. E isso foi muito bom, pois nos sentimos mais seguros ao elaborar um texto e a que tipo de conteúdo postar nas redes sociais”, acredita Flávio Ferraz.

Entendendo o JovemTude

Antes de mostrarmos o teor das oficinas, é preciso relembrar o que é o projeto desenvolvido pelo Jovem Tude desde 2005. O grupo JovemTude é um dos parceiros do Instituto de Juventude Contemporânea (IJC). Cinco integrantes atuam hoje no grupo na organização de oficinas temáticas para jovens dos bairros de Fortaleza e Região Metropolitana.

O grupo trabalha com cinco temáticas que fazem parte do objetivo principal do grupo: orientar a juventude acerca dos direitos sexuais e reprodutivos, com foco na prevenção. Dentre as temáticas que o grupo aborda, estão gênero, sexualidade, movimento LGBT, DSTs e métodos contraceptivos.

 Conteúdo das oficinas

Como o grupo Jovemtude tem a internet como o principal meio de comunicação com seu público, a primeira oficina foi realizada com base em toda uma fundamentação teórica sobre o webjornalismo. Além de mostrar as principais técnicas utilizadas para a produção de um conteúdo estruturalmente jornalístico, os estudantes também deram dicas sobre como seria a melhor forma de publicação de conteúdo nas redes sociais.

 O JovemTude passou a conhecer conceitos como lead, pirâmide invertida, hiperlink, tags, intertítulos e etc.
Ao final de todo o processo, cada integrante teve como tarefa de casa a produção de uma notícia sobre a oficina realizada para aplicar todas as técnicas jornalísticas ensinadas pelos estudantes.

Na segunda oficina, tendo fornecido as bases do webjornalismo aos integrantes do JovemTude, os estudantes universitários focaram os trabalhos em assessoria de comunicação, também mais voltados para  sua utilização na  internet.

Além de explicar e diferenciar os conceitos de assessoria de imprensa e de comunicação, ressaltou-se a importância de um plano de assessoria de comunicação para o grupo, com o intuito de
projetar a instituição na mídia para reforçar sua credibilidade junto à imprensa, à sociedade e ao seu público alvo
.

Foram apresentadas ao JovemTude as funções e as ferramentas utilizados pelos profissionais da área para otimizar o trabalho de assessoria. O grupo e os facilitadores da oficina também debateram questões referentes à comunicação interna.


Veja alguns dos passos existentes no material que foi entregue aos integrantes do JovemTude:

1)                     Antes de inserir o nome do grupo em diversas redes sociais, é necessário que elas sejam sempre atualizadas. Se achar que não terá tempo de alimentar constantemente seu perfil do Twitter, por exemplo, utilize ferramentas como o HootSuite. Nela é possível programar postagens com data e hora com bastante antecedência.

2)                    É importante que o conteúdo postado na fanpage da "Campanha A3 eu topo" no facebook seja compartilhado também por uma página oficial do JovemTude na rede.

3)                    O conteúdo compartilhado não deve se restringir às imagens da campanha. Alimente as redes com informações com frequência, porém cuidado para não exagerar. Ninguém gosta de seguir um perfil que publica dez, vinte informações seguidas por dia.

4)                    O YouTube tem desde 2008 um programa para apoiar entidades sem fins lucrativos. Essas instituições podem ter, gratuitamente, um canal especial, incrementar a divulgação do trabalho que realizam e ainda por cima arrecadar donativos dentro do site. Também recebem dicas e ferramentas do Google para ajudá-las a ser mais eficientes na produção de vídeos.


5)                               Assessoria de Imprensa: Serviço prestado às instituições públicas e privadas, que se concentra no envio frequente de informações jornalísticas, dessas organizações, para os veículos de comunicação em geral. Esses veículos são os jornais diários; revistas semanais, revistas mensais, revistas especializadas, emissoras de rádio, agências de notícias, sites, portais de notícias e emissoras de tevê.Um trabalho continuado de Assessoria de Imprensa permitirá à empresa criar um vínculo de confiança com os veículos de comunicação e sedimentar sua imagem de forma positiva na sociedade.

6)                    Assessoria de Comunicação: A ampliação das atividades das Assessorias de Imprensa. Trata-se da elaboração de planos de comunicação mais abrangentes. Esses planos devem privilegiar uma comunicação eficiente não apenas junto à imprensa, mas posicionando as organizações de forma a estabelecer uma interlocução com ética e responsabilidade social, comprometida com os valores da sociedade junto aos seus mais diversos públicos.


7)                     Funções da Assessoria de Comunicação: Criar um plano de comunicação (estabelecer a importância deste instrumento tanto no relacionamento com a imprensa como os demais públicos internos  e externos);  colaborar para a compreensão da sociedade do papel da organização; estabelecer uma imagem comprometida com os seus públicos; criar canais de comunicação internos e externos que divulguem os valores da organização e suas atividades; detectar o que numa organização é de interesse público e o que pode ser aproveitado como material jornalístico; desenvolver uma relação de confiança com os veículos de comunicação; criar instrumentos que permitam mensurar os resultados das ações desenvolvidas, tanto junto à imprensa como aos demais públicos etc.

8)                    Algumas ferramentas utilizadas pela assessoria de comunicação: Release; mailling-list de jornalistas; press release; nota à imprensa; press kits para imprensa; newsletter; clippings etc.

9)                    Dicas para otimizar a assessoria de comunicação na internet: Texto para a imprensa (e para o site/blog) no formato de notícia, ressaltando o novo no contexto da instituição; notas para Facebook e Twitter enfatizando alguns aspectos da notícia; vídeos para o canal do grupo no Youtube; gravação de áudios para rádios e podcasts; o blog reproduz todas as notícias criadas para a atividade de assessoria de imprensa, em seu formato específico; o material produzido no formato de texto pode ser gravado, também, no formato de áudio, assim como uma entrevista podem ser enviados às rádios em MP3 e costumam ser aproveitados na íntegra. Várias rádios não têm áreas de jornalismo e valorizam conteúdos informativos e/ou dicas; as publicações do Twitter, Títulos das notícias do site/blog, vídeo ou foto com link reduzidos; notícias relacionadas à área de atuação; pequenas informações em tempo real sobre algo que esteja acontecendo; interação com perguntas e enquetes; reprodução automática dos tweets etc.

Nenhum comentário: