domingo, 14 de junho de 2009

Oficina de Leitura Crítica da Mídia na Escola Presidente Roosevelt

Data: 29 de maio de 2009

Local: Escola Estadual Presidente Roosevelt

Número de alunos presentes: 20

Equipe: André Bloc, Arilo Assunção e Emerson da Silva



Expectativa: O grupo estava ansioso para o encontro com os alunos. A expectativa era deparar-se com um público alvo de faixa etária entre 14 e 17 anos. Por isso, o planejamento da oficina levou em conta a necessidade de um debate lúdico, bastante atrativo, com a utilização de vídeos e dinâmicas e que contasse com a participação ativa de todos os debates popostos.

Planejamento: Foi decidida uma abordagem centrada na dualidade Grande Mídia X Mídia Alternativa, de forma que os alunos pudessem analisar o Grande Meio e entender que podiam se inserir de formas diferentes. O plano era mostrar os efeitos das mídias e em como a opinião pública podia ser centrada em atos positivos ou tensionada para um lado apenas. A noção seria de que existem múltiplos meios e que a pessoa não deve apenas aceitar o que lhe é imposto.

Cronograma básico:

Início: 8h10min

Dinâmica de Apresentação – Uma apresentação básica com nomes, gostos pessoais (áreas de interesse) e conhecimentos das diferentes mídias (se lê jornal, ouve rádio, vê telejornal, se procura notícia na internet). Se seguiu desenrolou uma discussão, puxada por alunos, sobre o Orkut e o MSN como formadores de opinião e difusores de informação. – 20 minutos

Bloco Teórico I – Discussão sobre conceitos básicos de mídia. Noções sobre Gatekeeping e sobre a repercussão atingida por algumas matérias (caso Eloá). Discussão sobre a função do jornalista como mediador (modo de entrevista de Eli Aguiar, respeito entre entrevistador e entrevistado) – 40 minutos.

INTERVALO (Recreio) – 20 minutos. (Alguns alunos ficaram em sala conversando sobre os temas)

Bloco de Análise – Resgate da discussão do Bloco Teórico I e repercussão com os alunos. Exposição de opiniões divergentes e bons debates. – 20 minutos.

Bloco Expositivo – Análise de matérias. Noção da força da imprensa e da formação da opinião pública. Caso Isabela Nardoni (a espetacularização e a super-exposição) de um tema. Caso da Escola Base e suas repercussões. Matérias em vídeo e subseqüente debate – 40 minutos.

Bloco Teórico II – Espetacularização, Mídia Alternativa e Fatos que não aparecem na Mídia tradicional. O silêncio sobre certos temas e como o bairro deles aparece na mídia. Discussão sobre como deveria aparecer, o que deveria ser noticiado – 40 minutos

Bloco Prático Final – Mural. Produção com Recortes de Jornais e Revistas em 4 temas: A Mídia que eles querem, a Mídia que eles têm, como eles são retratados na mídia e como eles gostariam de ser retratados. Foram 4 grupos formados com níveis diversos de interesse. Um grupo fez um belo trabalho, muito cuidadoso, outros dois fizeram um trabalho moderadamente bem-feito, um tanto por obrigação e um outro grupo resolveu fazer uma brincadeira com os conceitos e gostos pessoais - 40 minutos.

Final da Oficina – 11h40min.

Impressões Finais: A oficina fluiu muito bem até a parte das discussões dos vídeos. A partir do bloco prático final alguns ficaram muito agitados e muitos foram beber água de uma vez. A atenção foi focada e desfocada constantemente. Alguns alunos se empenharam muito e produziram um bom mural e uma aluna (chamada Illana) inclusive ficou cerca de 20 minutos depois do final da aula ajeitando o trabalho e tirando dúvidas com os palestrantes.


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