sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Oficina sobre a relação internet, redes sociais e a influencia na vida cotidiana dos jovens da comunidade de Caetano de Cima


Por Francisco de Assis Soares

Foi realizado nos dias 6 e 7 de outubro no ponto de cultura da Comunidade de Caetanos de Cima no Município de Amontada uma oficina que tratou de temas bem populares e que faz parte da vida da maioria dos jovens, a internet e as redes sociais. Teve inicio às 8 horas da manhã se estendendo até às 17 horas, num período de dois dias. Participaram da oficina 10 jovens da comunidade local que se mostraram interessados em participar, tendo em vista o convite que não foi restrito apenas a esses jovens, mas também, a todas as pessoas da comunidade independente da idade.

A oficina aconteceu em períodos distintos divididos em torno dos temas em debate de acordo com o desejo da juventude que participou da oficina. No primeiro momento foi feito uma conversa que rendeu um bom debate em torno da linguagem das redes sociais e até que ponto essa ferramenta de comunicação pode interferir na vida cotidiana das pessoas. Contudo o que mais chamou atenção foi o debate relacionado às formas de comunicação em cada rede e como proceder no trabalho de produção dentro de cada área. Durante os dois dias de oficina foram trabalhados diversas mídias como: Blogs, Facebook, Orkut e o próprio e-mail outra mídia de comunicação social na internet.  

O marco principal da oficina pra além do debate foi mesmo a parte prática que interessou mais os jovens, tanto na parte de ensino a criação das redes, mas também a parte de manuseio e os moldes para alimentação das mesmas como forma de garanti-las na rede de forma ativa. Fazendo uma breve análise da oficina, concluo de forma positiva, pois consegui mobilizar jovens que podem posteriormente estar realizando tarefas no campo da comunicação virtual, e bem se tornarem sujeitos aptos a estarem promovendo a comunicação interna da comunidade para dentro e fora da mesma.

Nenhum comentário: