quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Oficina na Comunidade dos Trilhos

As oficinas da disciplina de Jornalismo no 3º setor, ministrada pela professora Márcia Vidal, da nossa equipe, foram executas na Comunidade São Vicente de Paulo, mais conhecida como Comunidade dos Trilhos, na Aldeota. As atividades foram realizadas nos dias 31/10, 07/11, 14/11 e 21/11/2009 com alunos do projeto Olho Mágico, pelos alunos Camilla Carneiro, Diego Borges, Pâmela Marinho e Victor Ximenes.

O OlhoMágico é um projeto social de Educomunicação. O projeto se utiliza do meio de comunicação audiovisual. A iniciativa tem como principal característica o uso das mídias móveis (câmeras digitais fotográficas, celulares com câmera, gravadores portáteis e etc). A Comunidade dos Trilhos foi a primeira a receber esse projeto. Adolescentes que moram no local formam o Núcleo.

No dia 31/10 foi realizada a Oficina Crítica da Mídia. Em 07/11 e 14/11, a de Telejornalismo; e ainda no dia 14/11 e 21/11, a Oficina de Jornalismo na Internet.

1º Dia – 31/10/2009 - Oficina Crítica da Mídia
8h às 8h15min- Dinâmica de apresentação
Realizamos a dinâmica da ilha. Nesta, os participantes ficam espalhados sobre folhas de jornal. Um por folha. Coloca-se uma música. Durante a canção, os participantes devem trocar de posições, mas enquanto isso, os monitores ficam retirando alguns jornais e os participantes se vêem obrigados a compartilharem as mesmas ilhas, até que reste apenas uma. Com isso, os participantes puderam trabalhar um pouco a questão do espírito de equipe.

8h15min às 10h15min - Vídeo


Para discutir o sensacionalismo exarcebado do telejornalismo atualmente, transmitimos o filme Rede de Intrigas, no qual um apresentador de TV é demitido devido sua baixa audiência, mas quando seu programa ainda estava no ar, anuncia sua demissão e avisa que irá se matar durante o programa da semana seguinte. Isso faz com que o público fique extremamente curioso a passe a elevar sua audiência às alturas, devidamente aproveitada pelos responsáveis do programa. Isso faz nascer um louco profeta, em uma das mais ácidas críticas ao modo de se fazer televisão no mundo.



10h15min às 10h30min - Intervalo


10h30min às 11h30min – Debate

Depois do filme, debatemos a questão do sensacionalismo na televisão brasileira, citando exemplos e procurando analisar o futuro do telejornalismo no País.

11h30 às 12h - Avaliação

2º Dia – 07/11/2009 - Oficina de Telejornalismo


8h às 8h30min – Vídeo e debate



Primeiramente, mostramos uma matéria realizada pelo CETV 1ª Edição, da TV Verdes Mares, veiculada em 21/03/2009, sobre o próprio projeto Olho Mágico e discutimos um pouco das temáticas abordas no vídeo, como se o que foi divulgado é realmente a realidade vivenciada pelos jovens.

8h30 às 9h30min – Partes da notícia
Elucidamos como é formada a notícia na televisão, detalhando conceitos de pauta, cabeça, off, passagem; etc.

9h30min às 9h45min – Intervalo

9h45min às 10h15min – Reunião de pauta

Discutimos com os participantes as possibilidades de assuntos que poderiam se tornar pauta de uma matéria a ser realizada por eles. Depois de algumas sugestões, entramos em um consenso e fomos “para a rua”.


10h15min às 11h45min – Execução da pauta


Munidos de uma câmera digital, os participantes saíram pela comunidade em busca de imagens e personagens para a pauta, que visava apresentar as diferentes gerações dos Trilhos.

11h45min às 12h - Avaliação









3º Dia – 14/11/2009 - Oficina de Telejornalismo (1º período) e Oficina de Jornalismo na Internet (2º período)


8h às 9h30min – Edição do VT

Os participantes gravaram off, editaram e imagens.

9h30min às 9h45min – Postagem no You Tube

9h45min às 10h – Avaliação do VT







10h às 10h15min – Intervalo

10h15min às 12h - Oficina de Jornalismo na Internet

Iniciamos perguntando aos participantes a relação que eles têm com a internet, se acessam sites de noticias e blogs, se costumam deixar comentários e participar de enquetes. Debatemos sobre o que a internet trouxe de melhorias ou não para a população e até que ponto a internet é essencial para se manter atualizado. Comentamos um pouco também sobre as redes sociais, como o Orkut.

Depois, demos oficina teórica de jornalismo na internet. Com apoio de slides, explicamos as principais características de webjornalismo: instantaneidade, interatividade, capacidade de armazenamento, multimidialidade, hipertextualidade e personalização de conteúdo; mostrando exemplos em sites de notícias.

4º Dia – 21/11/2009 - Oficina de Jornalismo na Internet

08h às 12h - Prática de Jornalismo na Internet

Levamos um jornal e pedimos para que cada um escolhesse uma matéria e, utilizando os conhecimentos da oficina passada, adaptasse o texto para a internet. Fizemos um acompanhamento, auxiliando-os em suas dúvidas.

Após os textos ficarem prontos, ensinamos como fazer um blog. Nenhum dos garotos sabia como
fazer um blog. Eles escolheram o nome:
Olho Mágico Notícias. Optamos pelo Blogspot pela facilidade de se criar uma conta. Também ensinamos a mexer nas configurações do blog.

Blog criado, cada um teve a oportunidade de postar sua própria matéria. Um dos garotos, Renan, se mostrou bastante empolgado e, assim que postou sua matéria, foi para outro computador e criou sozinho um blog só para ele.

Deixamos as senhas com os garotos e saímos de lá com a promessa de que eles manteriam o blog atualizado, seja com notícias, vídeos ou imagens.

Nenhum comentário: