terça-feira, 14 de abril de 2009

Oficinas de Jornalismo para o "Fala Timbaúba!"

Parc facilita oficinas de Jornalismo em Timbaúba dos Marinheiros

O Centro Cultural Manduca Marinheiro, no distrito de Timbaúba, em Chorozinho-CE, participa do ciclo de oficinas de Jornalismo ministradas pelo Parc este semestre. Trinta jovens moradores de Timbaúba e comunidades vizinhas integram o público alvo das atividades que tiveram início em 28 de março e terminarão em meados de maio. As oficinas dão continuidade à parceria entre o Parc e o Centro Cultural, iniciada em 2007, para a elaboração do jornal comunitário “Fala Timbaúba!”

No primeiro encontro, a bolsista de extensão do Parc, Emanuele Sales, facilitou a oficina “Gêneros jornalísticos: nota, notícia e reportagem”. Após a apresentação da monitora e de cada participante, houve uma exposição do que é o Jornalismo, seguida de discussão sobre esses três gêneros. O objetivo foi introduzir a turma no universo da informação urgente, no qual está imerso o jornal.

Através de visualização de jornais impressos em formato digital, os jovens puderam conhecer melhor a estrutura de um periódico e seus desdobramentos. Depois, com a turma dividida em cinco equipes, o grupo analisou jornais impressos identificando nota, notícia e reportagem e apresentando as características de cada gênero. Ao final da oficina, os jovens conversaram com a monitora sobre suas impressões durante a oficina.

Esse já é o terceiro ciclo de oficinas ministradas pelo Parc em Timbaúba. Segundo Naélio Santos, que participa das oficinas desde a segunda temporada, o Parc tem colaborado bastante para o aperfeiçoamento do jornal “Fala Timbaúba!”, produzido pela comunidade. “Depois das oficinas, nenhum de nós (participantes das oficinas em 2007) continuou a ver uma notícia como antes, sem senso crítico”, afirmou o jovem.

As próximas oficinas serão sobre Leitura Crítica da Mídia; Entrevista e Perfil; Gêneros Opinativos; Fotografia e Programação Visual, e contarão também com a participação dos alunos da disciplina Jornalismo no Terceiro Setor, do Curso de Comunicação Social da UFC.

Nenhum comentário: