Equipe: Eduardo Mamede, Gabriel Leite, Lucas Ramalho, Wanderson Martins e Welton Nogueira.
A Casa de Jeremias é um abrigo criado pela jornalista Soraya de Palhano para crianças de até 3 anos. Localizada na Cidade 2000, a instituição não se trata de um orfanato (embora em alguns casos possa funcionar como tal), mas sim de uma eventual e temporária moradia para os jovens que se encontram em complicações quanto à sua guarda paterna. Por conta desse aspecto que o diferencia dos orfanatos, o contato com as crianças é aberto ao público.
Depois de visitas e conversas com alguns responsáveis pelo local, ficou-se constatado que a maior necessidade pela qual a Casa passava estava relacionada ao baixo número de visitas do público, consideradas tão importantes para o desenvolvimento da criança e no seu contato com o “mundo exterior”.
A partir daí, procuramos formular uma estratégia que, ao mesmo tempo, tornasse mais conhecida a instituição e seu aspecto “aberto”, e que tivesse como meta criar um vínculo afetivo que gerasse uma “fidelização” dos visitantes à Casa de Jeremias. Para isso, criamos o clube de visitantes “Amigos de Jeremias”, em torno do qual toda a comunicação deveria girar.
O processo de criação envolveu primeiramente a produção de uma logomarca para o clube. Essa logo deve remeter à identidade visual da Casa de Jeremias. A partir dessa logomarca, criamos camisas e adesivos, produtos que seriam vendidos no abrigo.
Depois, tivemos que estabelecer uma estratégia de mídia que, antes de tudo, fosse pertinente aos baixos recursos disponibilizados pela instituição. Dessa forma, prezamos por meios que, ao mesmo tempo, fossem econômicos e que tivessem bom alcance local (principalmente no bairro da instituição, a Cidade 2000 e arredores). Assim, priorizamos pelas mídias de flyers e busdoor, que tem um preço mais acessível que os outdoors.
Além desses dois veículos, aproveitaríamos espaços no jornal O Estado, que é administrado por Soraya de Palhano, criadora do abrigo.
Para a “fidelização” dos visitantes, foi criado um website, meio que, além de econômico, tem crescido de importância, e remete a lazer. Por esse sítio, os Amigos de Jeremias poderiam ter acesso às novidades do abrigo, os futuros eventos e fotos com as crianças, por exemplo.
A criação relacionada a todos esses meios, seguiram uma unidade quanto às suas cores, fontes e disponiibilização de elementos visuais. Dessa forma, as peças remeteriam tanto à Casa de Jeremias quanto ao clube Amigos de Jeremias.
8 comentários:
Visitei a Casa de Jeremias e fiz algumas doações, mas lá não encontrei esses produtos (adesivo e camisas) para vender. Gostaria de saber onde posso encontrá-los. leticia@coelce.com.br
Eu também visitei a casa de jeremias e não tinha esses produtos de divulgação, como podemos encontra-lo ou até ajudar na produção se não estiverem feitos ainda?
Visitei a Casa de Jeremias hoje e a deixei com a promessa íntima de voltar sempre.
Visitei esse LAR, a algum tempo, acho que pouco mais de um ano, fiquei emocionada ao ver como essas crianças são bem cuidadas, como são amparadas. Que Senhor continue abençoando vcs!
Lya
visitei esse lar a alguns anos e fiz algumas doações, gostaria de saber como estão, como estão as crianças... como a gente faz pra ter informações? eles tem site?
Postar um comentário