Abordamos temas variados da publicidade afim de que eles desenvolvessem uma posição crítica quanto a tudo o que vêem e escutam.
CRONOGRAMA:
8:20 início : Apresentar o que é uma oficina crítica de publicidade e quais são seus objetivos.
8:30 dinâmica de apresentação. Onde cada um diz uma palavra com a primeira letra do seu nome, mas antes tem que repetir a palavra e o nome das pessoas que vieram antes.
8:40 1º bloco teórico : Diferença entre Publicidade e Propaganda.
Exemplificar com anúncios de ambos os tipos.
9:05 dinâmica : interpretação da música da Pitty
9:15 2º bloco teórico: o poder da mídia (publicidade)
visões otimista e pessimista.
Exemplificar com anúncios onde a publicidade tem utilidade pública (visão otimista) e quando só tem fins comerciais (visão pessimista).
9:40 dinâmica: recorte de grupos de anúncios (cerveja, cosméticos, carro, etc.)
9:55 apresentação dos recortes e observar a semelhança entre eles:cor, linguagem, imagem,etc...
10:10 lanche
10:35 3ºbloco teórico : abordagens da publicidade para cada tipo de produto(estereótipos), programação visual, teoria das cores, tipologia.
11:15 4º bloco teórico : funcionamento de uma agencia de publicidade.
12:00 dinâmica: criar uma campanha com o seguinte tema:
• Preservação do material escolar
• Matrícula para novos alunos
• Venda de lanches na cantina do colégio.
12:40:apresentação dos cartazes.
12:55 Avaliação geral.
13:00 término/ agradecimentos.
Nossas expectativas foram superadas acerca do sucesso dessa oficina. Os estudantes estiveram o tempo todo interessados em aprender e participar dando suas próprias opiniões. Era estimulante ver, a cada bloco teórico, eles debatendo, descobrindo, se envolvendo de verdade.
Um comentário:
I could give my own opinion with your topic that is not boring for me.
Postar um comentário